A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso

Autores

  • Apoliana Regina Groff Doutora em Psicologia. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina – Pós- Graduação em Psicologia. Florianópolis – SC – Brasil.
  • Kátia Maheirie Doutora em Psicologia Social. PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Pós-Graduação em Psicologia Social. São Paulo – SP - Brasil. 06414-007. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia com estágio Pós-Doutoral em Educação pela UNICAMP. Florianópolis – SC – Brasil. 88040-900
  • Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendes Doutoranda em Psicologia. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Pós- Graduação em Psicologia. Florianópolis – SC – Brasil. 88040-900. UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Educação a Distância. Florianópolis – SC – Brasil. 88035-001

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i6.8329

Resumo

Este artigo apresenta um olhar acerca da educação sexual, como ela vem sendo compreendida historicamente no cenário educativo brasileiro, bem como os avanços, retrocessos e desafios que ela tem enfrentado no âmbito das politicas educacionais atuais. Nosso objetivo é problematizar a educação sexual nos espaços de formação de professores/as e a sua relação com a produção de legislações que intentam retirar do plano educativo as reflexões sobre a “promoção da igualdade de gênero e orientação sexual”. Para refletir sobre este cenário, nos ancoramos nas noções de dissenso, gestão e democracia, do filósofo francês Jacques Rancière. No diálogo com este autor, abrimos a possibilidade para que professores e professoras adentrem este campo de sensibilidade desde uma posição dissidente, no sentido de produzir outras reconfigurações em torno da educação sexual nas escolas.

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Publicado

28/01/2016

Como Citar

GROFF, A. R.; MAHEIRIE, K.; MENDES, P. de O. e S. P. A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. esp2, p. 1431–1444, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v10i6.8329. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8329. Acesso em: 2 abr. 2025.