A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso

Autores

  • Apoliana Regina Groff Doutora em Psicologia. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina – Pós- Graduação em Psicologia. Florianópolis – SC – Brasil.
  • Kátia Maheirie Doutora em Psicologia Social. PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Pós-Graduação em Psicologia Social. São Paulo – SP - Brasil. 06414-007. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia com estágio Pós-Doutoral em Educação pela UNICAMP. Florianópolis – SC – Brasil. 88040-900
  • Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendes Doutoranda em Psicologia. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Pós- Graduação em Psicologia. Florianópolis – SC – Brasil. 88040-900. UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Educação a Distância. Florianópolis – SC – Brasil. 88035-001

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i6.8329

Resumo

Este artigo apresenta um olhar acerca da educação sexual, como ela vem sendo compreendida historicamente no cenário educativo brasileiro, bem como os avanços, retrocessos e desafios que ela tem enfrentado no âmbito das politicas educacionais atuais. Nosso objetivo é problematizar a educação sexual nos espaços de formação de professores/as e a sua relação com a produção de legislações que intentam retirar do plano educativo as reflexões sobre a “promoção da igualdade de gênero e orientação sexual”. Para refletir sobre este cenário, nos ancoramos nas noções de dissenso, gestão e democracia, do filósofo francês Jacques Rancière. No diálogo com este autor, abrimos a possibilidade para que professores e professoras adentrem este campo de sensibilidade desde uma posição dissidente, no sentido de produzir outras reconfigurações em torno da educação sexual nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/01/2016

Como Citar

GROFF, A. R.; MAHEIRIE, K.; MENDES, P. de O. e S. P. A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. esp2, p. 1431–1444, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v10i6.8329. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8329. Acesso em: 24 nov. 2024.