A expansão mercantil da educação superior como tema da produção do conhecimento nos periódicos no Brasil (2008-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.14730

Palavras-chave:

Educação superior, Reforma, Expansão privado/mercantil, Estado da arte, Produção do conhecimento

Resumo

A referida pesquisa busca empreender um estado da arte sobre o tema da expansão privada/mercantil da educação superior nos últimos dez anos em periódicos de circulação nacional. O trato metodológico parte da análise dos achados no desenvolvimento do estado da arte; é possível expandir o universo bibliográfico com um maior rigor metodológico acerca da problemática destacada na presente pesquisa. Com isso, os achados validados pela pesquisa compreendem que o movimento de reforma da educação superior decorreu na colossal expansão privada/mercantil deste nível de ensino no que tange às matrículas e aos cursos em instituições privadas, além de apontar para elementos que viabilizem privatizar o setor público compreendendo a educação superior como nicho de mercado essencial para extração de lucros.

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Biografia do Autor

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Centro Universitário Inta (UNINTA), Sobral – CE – Brasil

Professor do Departamento de Ciências da Educação. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED). Pós-Doutorado em Educação (UECE).

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Publicado

01/04/2022

Como Citar

DE PAULA, A. S. do N. A expansão mercantil da educação superior como tema da produção do conhecimento nos periódicos no Brasil (2008-2018). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1231–1245, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.14730. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14730. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos