Os poemas e os hinos escolares no ensino primário Paraense

Difundindo o sentimento republicano (1904-1905)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.15824

Palavras-chave:

Poesias escolares, Hinos escolares, Ensino primário, República, Pará

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os poemas e os hinos escolares que eram utilizados na educação escolar republicana paraense como difusores do pensamento republicano. Foram utilizadas como fontes os poemas “O credo”, “A casa” e “A Pátria” de Olavo Bilac (1904), “A Instrução” de Fernandes Bello (1904), “Anjo Enfermo” de Affonso Celso Junior (1905) e “Bons Conselhos” de Octaviano Mello (1905), além dos hinos escolares “A Marselheza do Estudo” de Raymundo Bertoldo Nunes (1904), “Hymno ao Estudo” de Guilherme de Miranda (1904), “Hymno do Grupo Escolar José Veríssimo” de Antonio Macedo (1905) e o “Hymno Escolar” de Theodoro Rodrigues (1905). O aporte teórico assenta-se em Souza, R. A. (2014), Mclaren (1991), Santos (2018) e Lopes (2018), autores que contribuíram para compreender a educação na Primeira República, bem como o sentimento de patriotismo em circulação à época. Verificou-se que as poesias e hinos escolares contribuíram para difundir entre as crianças o sentimento republicano de amor pela pátria e de luta pelo desenvolvimento intelectual. Portanto, considera-se assim que na primeira república foram utilizados diferentes artifícios para trilhar o caminho do alunado nos moldes da civilidade e do bom moralismo.

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Biografia do Autor

Mário Allan da Silva Lopes, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém – PA – Brasil

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação.

Socorro França, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém – PA – Brasil

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UEPA. Doutorado em Educação (UNICAMP).

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Publicado

01/04/2022

Como Citar

LOPES, M. A. da S. .; AVELINO DE FRANÇA, M. do P. S. G. de S. Os poemas e os hinos escolares no ensino primário Paraense: Difundindo o sentimento republicano (1904-1905). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1402–1425, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.15824. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15824. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos