As contribuições da educomunicação para a formação de sujeitos críticos

Um diálogo entre os pressupostos teóricos de Paulo Freire e do círculo de Mikhail Bakhtin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16599

Palavras-chave:

Educomunicação, Freire, Bakhtin, Formação, Sujeitos críticos

Resumo

A Educomunicação tem favorecido uma ressignificação das bases epistemológicas e metodológicas do lugar das mídias no contexto escolar, bem como uma discussão axiológica do papel do professor nesse novo contexto histórico multimidiático. Para evidenciar as contribuições da Educomunicação na formação de sujeitos críticos, o artigo suscita um diálogo entre duas vertentes fundamentais à compreensão da Educomunicação: Freire e Bakhtin (e seu Círculo). A metodologia caracteriza-se por uma investigação teórica, de natureza qualitativa e de abordagem epistemológica de cunho interpretativo, que busca aproximações entre as teorias e apresenta posicionamentos acerca de duas questões fulcrais: a noção de sujeito e da palavra ideológica. Nas discussões, viu-se que os pressupostos teóricos permitem uma abordagem que considera as dimensões do uso da linguagem em contextos midiáticos com vistas a uma pedagogia libertadora. Como fechamento, aponta-se para a ideia de que dialogicamente os sujeitos se constituem na/pela linguagem, pois ela favorece uma educação crítica e emancipatória.

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Biografia do Autor

Madalena Pereira da Silva, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC – Brasil

Professora no Programa de Mestrado em Educação Básica e Professora no Programa de Mestrado em Educação (PPGE/UNIPLAC). Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC).

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras – MG – Brasil

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Letras. Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP).

Joel Cezar Bonin, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador – SC – Brasil

Professor no Programa de Mestrado em Educação Básica. Doutorado em Filosofia (PUC/PR).

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

SILVA, M. P. da; FERREIRA, H. M.; BONIN, J. C. As contribuições da educomunicação para a formação de sujeitos críticos: Um diálogo entre os pressupostos teóricos de Paulo Freire e do círculo de Mikhail Bakhtin. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1819–1837, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.16599. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16599. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos