Concepções de professoras acerca do desenvolvimento da linguagem de crianças participantes de um programa de estimulação essencial

Autores

  • Karolina Siebert Sapelli Schadeck Graduada em Psicologia. Especialista em Educação Especial. Mestre em Educação. UNICENTRO - Universidade e da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Paraná. Guarapuava – PR - Brasil. 85040-080
  • Jáima Pinheiro de Oliveira Pós-doutora em Educação. UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Educação Especial. UFSCar - Universidade Federal de São Carlos. Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Especial. UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília – SP – Brasil. 17525-900

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i4.6702

Resumo

O presente estudo teve por objetivo identificar as concepções de professoras acerca do desenvolvimento da linguagem de crianças participantes de um programa de estimulação essencial. Participaram do estudo duas professoras e duas auxiliares que atuam numa Escola de Ensino Básico, na modalidade de Educação Especial (APAE), de um município do interior do Paraná. Foram realizadas entrevistas semiabertas, com o uso de um roteiro semiestruturado. O registro das entrevistas foi realizado com gravador. Em seguida, estas foram transcritas na íntegra e analisadas por meio de categorização temática. A partir dos dados coletados, foram elaboradas cinco categorias de análise. Foi utilizado como base dessa discussão, o referencial teórico de Vygotsky, além de estudos atuais sobre a temática. As entrevistas evidenciaram que as concepções das participantes sobre linguagem estão intimamente relacionadas ao desenvolvimento da fala, relativizando a importância das outras formas de linguagem e até mesmo estabelecendo confusões entre oralidade e linguagem. Além disso, prevalece nos relatos das participantes a função comunicativa da linguagem, e são praticamente inexistentes concepções sobre a importância desta habilidade para as demais funções psicológicas superiores ou como conteúdo estruturante da escolarização destas crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karolina Siebert Sapelli Schadeck, Graduada em Psicologia. Especialista em Educação Especial. Mestre em Educação. UNICENTRO - Universidade e da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Paraná. Guarapuava – PR - Brasil. 85040-080

Graduada em Psicologia. Especialista em Educação Especial. Mestre em Educação pela Universidade e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Paraná. Professora Colaboradora do Departamento de Pedagogia da UNICENTRO.

Jáima Pinheiro de Oliveira, Pós-doutora em Educação. UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Educação Especial. UFSCar - Universidade Federal de São Carlos. Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Especial. UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília – SP – Brasil. 17525-900

Docente do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia de Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP; Credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação deta mesma Faculdade.  

Downloads

Publicado

18/12/2015

Como Citar

SCHADECK, K. S. S.; OLIVEIRA, J. P. de. Concepções de professoras acerca do desenvolvimento da linguagem de crianças participantes de um programa de estimulação essencial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 4, p. 1165–1185, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i4.6702. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6702. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos