O Padlet na educação online das licenciaturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16767

Palavras-chave:

Educação online, Formação de professores, Matemática, Padlet

Resumo

A pandemia da COVID-19 vivenciada desde o início de 2020, forçou a vivermos um distanciamento físico e a suspender as aulas presenciais. Essa situação agravou problemas vivenciados pelas escolas e universidades. Mostrando a fragilidade das instituições não apenas em estrutura que acompanhe avanços do século XXI, mas também na formação de professores. Neste artigo objetivamos discutir as práticas pedagógicas adotadas no período pandêmico e apresentar práticas desenvolvidas no Curso de Licenciatura em Matemática e no Pibid Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Cajazeiras, Paraíba. Apresentamos a utilização do aplicativo Padlet como metodologia de ensino em diferentes contextos, incentivando interação e autoria dos alunos. Podemos observar que muitas práticas implementadas para continuidade das aulas trazem uma confusão de conceitos e reprodução das práticas do ensino presencial, tradicionais e conteudistas. Interfaces como o Padlet podem impulsionar a criatividade, a autoria e coautoria e a interação, princípios da Educação online.

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Biografia do Autor

Rosinângela Cavalcanti da Silva Benedito, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – Brasil

Doutoranda em Educação.

Simone Lucena, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – Brasil

Departamento de Educação. Doutorado em Educação (UFBA).

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

BENEDITO, R. C. da S.; LUCENA, S. O Padlet na educação online das licenciaturas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1838–1855, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.16767. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16767. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos