A constituição do leitor na esfera escolar

O que enunciam docentes do Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem - PENOA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.13929

Palavras-chave:

Educação Básica, PENOA, Leitura, Leitor

Resumo

Este estudo objetiva compreender a constituição do leitor na esfera escolar na voz de duas professoras de Língua Portuguesa que atuaram no Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem – PENOA. Trata-se de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa cunhada por entrevista individual com questionário semiestruturado realizada com duas professoras de Língua Portuguesa que atuaram no PENOA da rede pública estadual de ensino de Santa Catarina em 2019. Os resultados analisados à luz da perspectiva enunciativo-discursiva, apontaram que apesar de as professoras sinalizarem para a leitura como decodificação e o leitor como decodificador, estas também direcionaram para leituras outras, em outros espaços. Considera-se que as práticas pedagógicas que as professoras realizam no PENOA tentam se afastar de práticas rígidas, engessadas no livro didático para tentar aproximar os estudantes daquilo que elas experienciam com a leitura: o prazer, o gosto, a afeição em diferentes tempos e espaços.

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Biografia do Autor

Sandra Pottmeier, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC – Brasil

Doutoranda em Linguística

Luiz Herculano de Sousa Guilherme, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Gaspar – SC – Brasil

Professor de Língua Portuguesa. Doutorado em Língua Portuguesa (UFRJ).

Lais Oliva Donida, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC – Brasil

Doutoranda em Linguística

Renata Waleska de Sousa Pimenta, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Gaspar – SC – Brasil

Professora de História. Doutorado em Educação (UNISINOS).

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Publicado

01/04/2022

Como Citar

POTTMEIER, S.; GUILHERME, L. H. de S.; DONIDA, L. O.; PIMENTA, R. W. de S. A constituição do leitor na esfera escolar: O que enunciam docentes do Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem - PENOA?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1537–1556, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.13929. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13929. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas