Síndrome de Burnout em estudantes de medicina de uma universidade federal em São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.14849

Palavras-chave:

Estudantes de medicina, Esgotamento acadêmico, Burnout, Brasil

Resumo

A Síndrome de Burnout é uma condição psicológica que afeta principalmente profissionais da área da saúde, incluindo os médicos, podendo começar durante o período de graduação do estudante. O estudo teve como objetivo analisar a Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de medicina de uma universidade federal no estado de São Paulo. Foram entrevistados 94 estudantes entre o 1o e 4o ano do curso de medicina com a utilização do questionário Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS). A coleta via questionário consistiu em 15 questões que se subdividem em três sub escalas: Exaustão Emocional (EE) (5 itens); Descrença (DE) (4 itens) e Eficácia Profissional (EP) (6 itens). Da amostra, 23,4% (n = 22) dos estudantes enquadravam-se no critério de diagnóstico tridimensional do Burnout. A estrutura didática pedagógica utilizada no curso pode ter influência nos resultados do Burnout dos estudantes, proporcionando a oportunidade de investigação para estudos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Maso Nassar, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto – SP – Brasil

Doutorando em Administração de Organizações.

Jorge Luis Sánchez Arévalo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande – MS – Brasil

Professor. Departamento de Administração. Doutorado em Educação (FEAP-USP).

João Luiz Passador, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto – SP – Brasil

Professor. Departamento de Administração. Doutorado em Administração de Empresas (FGV).

Referências

ALMEIDA, G. C. et al. The prevalence of burnout syndrome in medical students. Archives Clinical Psychiatry, v. 43, n. 1, p 6-10, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832016000100006. Acesso em: 09 mar. 2021.

CARLOTTO, M. S.; CÂMARA, S. G. Características psicométricas do Maslach Burnout Inventory – StudentSurvey (MBI-SS) em estudantes universitários brasileiros. Psico-USF, v. 11, n. 2, p. 167-173, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712006000200005. Acesso em: 09 mar. 2021.

COSTA, E. F. O. et al. Burnout Syndrome and associated factors among medical students: a cross-sectional study. Clinics, v. 67, n. 6, p. 573-579, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-59322012000600005. Acesso em: 09 mar. 2021.

DECAPORALE-RYAN, L. et al. Addressing Skilled Nursing Facilities' COVID-19 Psychosocial Needs Via Staff Training and a Process Group Intervention. American Journal of Geriatric Psychiatry, v. 28, n. 8, p. 894-895, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7189870/. Acesso em: 09 mar. 2021.

DYRBYE, L. N. et al. Burnout and suicidal ideation among U.S. medical students. Annals Internal Medicine, v. 5, n. 149, p. 334-341, 2008. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18765703/. Acesso em: 09 mar. 2021.

FARES, J. et al. Stress, burnout and coping strategies in preclinical medical students. North American Journal of Medical Sciences, v. 2, n. 8, p. 75-81, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27042604/. Acesso em: 09 mar. 2021.

KOH, G. C. et al. The effects of problem-based learning during medical school on physician competency: a systematic review. Canadian Medical Association Journal, v. 178, n. 1, p. 34-41, 2008. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18166729/. Acesso em: 09 mar. 2021.

MASLACH, C.; SCHAUFELI, W. B.; LEITER, M. P. Job burnout. Annual Review of Psychology, v. 52, n. 1, p. 397-422, 2001. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev.psych.52.1.397. Acesso em: 09 mar. 2021.

MATHESON, K. M. et al. Experiences of Psychological Distress and Sources of Stress and Support during Medical Training: A Survey of Medical Students. Academic Psychiatry, v. 40, n. 1, p. 63-68, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26223316/. Acesso em: 09 mar. 2021.

NASSAR, L. M.; ANDRADE, A. M. F.; ARÉVALO, J. L. S. Síndrome de burnout em estudantes de graduação dos cursos de medicina, enfermagem, odontologia e psicologia no Brasil: uma revisão do panorama brasileiro. Revista de atenção à Saúde, v. 16, n. 57, p. 98-109, 2018. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/5316. Acesso em: 09 mar. 2021.

NASSAR, L. M.; JÚNIOR, G. A. P.; PORTO, G. S. Inovação para redução da síndrome de Burnout em estudantes e profissionais da medicina: uma revisão sistemática da literatura. RACEF – Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, v. 9, n. 3, p. 1-11, 2018. Disponível em: https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/440. Acesso em: 09 mar. 2021.

PAGNIN, D.; QUEIROZ, V. Influence of burnout and sleep difficulties on the quality of life among medical students. Springerplus, v. 4, n. 676, 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4635110/. Acesso em: 09 mar. 2021.

PAGNIN, D. et al. The relation between burnout and sleep disorders in medical students. Academic Psychiatry, v. 38, n. 4, p. 438-444, 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24683060/. Acesso em: 09 mar. 2021.

PAGNIN, D. et al. Burnout and career choice motivation in medical students. Medical Teaching, v. 35, n. 5, p. 388-394, 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23458255/. Acesso em: 09 mar. 2021.

PARO, H. B. et al. Empathy among medical students: is there a relation with quality of life and burnout? PLoS One, v. 9, n. 4, e94133, 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24705887/. Acesso em: 09 mar. 2021.

SHANAFELT, T. D. et al. Burnout and satisfaction with work-life balance among US physicians relative to the general US population. Archives of Internal Medicine, v. 172, n. 18, p. 1377-1385, 2012. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22911330/. Acesso em: 09 mar. 2021.

WEN, L. S. et al. Implementation of small group reflection rounds at an emergency medicine residency program. Canadian Journal of Emergency Medicine, v. 15, n. 3, p. 175-177, 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23663465/. Acesso em: 09 mar. 2021.

WOLF, M. R.; ROSENSTOCK, J. B. Inadequate Sleep and Exercise Associated with Burnout and Depression among Medical Students. Academic Psychiatry, v. 2, n. 1, p. 174-179, 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26976402/. Acesso em: 09 mar. 2021.

WOLFF, M. et al. Not another boring lecture: engaging learners with active learning techniques. Journal of Emerging Medicine, v. 48, n. 1, p. 85-93, 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25440868/. Acesso em: 09 mar. 2021.

Publicado

01/04/2022

Como Citar

MASO NASSAR, L.; ARÉVALO, J. L. S.; PASSADOR, J. L. Síndrome de Burnout em estudantes de medicina de uma universidade federal em São Paulo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1279–1292, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.14849. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14849. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos