Cidadania cibernética

Contribuições de uma ação extensionista à sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16436

Palavras-chave:

Cidadania, Cibernética, Extensão universitária

Resumo

A Era da Informação trouxe consigo novos mecanismos de sociabilidade, bem como grandes desafios à cidadania. Nesse cenário, é fulcral a ação dos Estados enquanto propositores de políticas públicas, sendo a educação um importante componente do alicerce central. Em vista disso, a partir de um conjunto de aulas teórico/práticas, empregamos o método lúdico pedagógico em um projeto de extensão inovador que tem por objetivo fortalecer o exercício da cidadania cibernética em jovens estudantes. Na medida em que contribui para a identificação dos participantes de sua condição enquanto cidadãos digitais, a ação extensionista projeta uma nova realidade social, expandindo os conhecimentos adquiridos na universidade à comunidade. Estamos certos de que a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão impulsiona a produção de conhecimentos, na medida em que estabelece um vínculo de confiança entre acadêmicos e sociedade civil, em um esforço conjunto para transformar a realidade dos cidadãos.

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Biografia do Autor

Marcos Aurelio Guedes de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife – PE – Brasil

Professor Titular de Ciência Política no Departamento de Ciência Política. Doutorado em Government (ESSEX/Inglaterra).

Natalia Diniz Schwether, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife – PE – Brasil

Pós-doutoranda no Departamento de Ciência Política.

Fernando Henrique Casalunga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS – Brasil

Doutorando no Departamento de Ciência Política.

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

OLIVEIRA, M. A. G. de; SCHWETHER, N. D.; CASALUNGA, F. H. Cidadania cibernética: Contribuições de uma ação extensionista à sociedade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2544–2564, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16436. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16436. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos