Reinventando a roda

Arranjos institucionais na coordenação do curso de pedagogia (UFRJ) durante a pandemia de Covid 19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16702

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica, Arranjos institucionais, Universidade pública, Contexto remoto, Pandemia COVID-19

Resumo

Com base no relato de experiência, esse trabalho tem por objetivo descrever, analisar e sistematizar, através de uma abordagem qualitativa, as ações e os arranjos institucionais desenvolvidos pela coordenação do curso de Pedagogia da UFRJ no período de março de 2020 a outubro de 2021. Este período, de características muito singulares por causa dos efeitos da pandemia de Covid 19, impôs à coordenação uma mudança na rotina organizacional, de forma que certas ações precisaram assumir outro formato e, paralelamente, novas ações foram implementadas, frente às demandas contextuais e sociais, conduzidas por diversas instâncias organizacionais participativas, como: Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico, Núcleo de Acompanhamento e Orientação aos/às Estudantes com Deficiência, Grupos de Orientação Pedagógica, Núcleo de Planejamento Pedagógico das Licenciaturas, que visaram manter a filiação estudantil promovendo a sua permanência e engajamento através de uma coordenação pedagógica orientada pela gestão democrática em defesa do direito à educação pública. Os resultados apontam que a aposta numa gestão colaborativa foi o alicerce para a manutenção e reinvenção da Universidade neste período pandêmico, colaborando com a criação de vínculos entre os sujeitos e a promoção da coesão curricular.

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Biografia do Autor

Silvina Julia Fernández, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professora Associada do Departamento de Administração Educacional, Faculdade de Educação. Doutorado em Educação (UFF).

Adriana Patrício Delgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Didática, Faculdade de Educação. Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade (PUC/SP).

Referências

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

FERNÁNDEZ, S. J.; DELGADO, A. P. Reinventando a roda: Arranjos institucionais na coordenação do curso de pedagogia (UFRJ) durante a pandemia de Covid 19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 3117–3134, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16702. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16702. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência