Jogos matemáticos e mediação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10285

Palavras-chave:

Jogos. Adição e subtração. Mediação.

Resumo

O artigo trata de ações de ensino planejadas intencionalmente com o uso de jogos como Situação Desencadeadora de Aprendizagem visando a internalização de conhecimentos teóricos por meio da ação e reflexão decorrentes da mediação docente. Os participantes foram 8 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, selecionadas pela professora da turma. O procedimento investigativo tomou como referência o uso de uma Atividade Orientadora de Ensino (AOE), por meio de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDAs), verificando se o jogo, quando utilizado sob a abordagem histórico-cultural, desencadeia a aprendizagem de alguns conceitos inerentes às operações de adição e subtração. Para tanto, utilizaram-se os jogos CUBRA A SOMA e FECHE A CAIXA. O estudo consistiu em cinco Atividades de Ensino com cada jogo. Os resultados indicaram que as mediações, associadas à motivação das crianças, durante a Atividade Orientadora de Ensino (AOE), podem proporcionar o desenvolvimento das funções psíquicas superiores.

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Publicado

01/09/2017

Como Citar

PEREIRA, P. Jogos matemáticos e mediação docente. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1484–1498, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n3.2017.10285. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10285. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos