Inclusão digital e os principais desafios educacionais brasileiros

Autores

  • Claudia Prioste
  • Darcy Raiça

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10457

Palavras-chave:

Inclusão digital. Letramento digital. Tecnologias da informação e comunicação na educação. Fosso digital. Tecnologia e educação.

Resumo

O acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação tem aumentado por parte da população brasileira. Porém, segundo o ranking de inclusão digital estabelecido pela ITU (2015), o Brasil ainda apresenta importantes defasagens em relação aos demais países avaliados. Em face dessa problemática, o presente artigo tem o objetivo de analisar os desafios da inclusão digital na educação brasileira, buscando compreender seus impasses. Pautamo-nos por uma metodologia de pesquisa qualitativa, exploratória, por meio da qual cotejamos dados de pesquisas nacionais e internacionais. A análise foi estabelecida a partir de sete indicadores: conectividade, capacitação, conteúdo, confiança, continuidade, letramento, e inclusão das pessoas com deficiência. Os resultados sugerem que a inclusão digital tem sido limitada, sobretudo em decorrência de problemas na qualidade da educação. Sem uma formação escolar consistente, os usos das TIC voltam-se sobretudo ao consumo e ao entretenimento. Concluiu-se que as escolas públicas brasileiras enfrentam sérias defasagens de infraestrutura tecnológica e de apoio ao docente; nesse contexto, a exclusão das pessoas com deficiência também se perpetua. Problemas na alfabetização e letramento constituem importantes obstáculos para uma devida apropriação dos recursos tecnológicos em prol de melhores condições de vida e participação social.

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Publicado

04/10/2017

Como Citar

PRIOSTE, C.; RAIÇA, D. Inclusão digital e os principais desafios educacionais brasileiros. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 860–880, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10457. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10457. Acesso em: 19 dez. 2024.