A importância do feedback na educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10973Palavras-chave:
Feedback. Comunicação virtual. Interação. Educação a distância.Resumo
O presente artigo tem por finalidade apresentar a importância do feedback na educação a distância como auxílio na comunicação e interação entre professores e alunos. Foram apresentadas algumas definições de feedback, assim como detalhes imprescindíveis no processo de ensino-aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de vários autores procurando destacar a importância do feedback na comunicação entre professor e aluno. Por fim, de acordo com os estudos foram sugeridos critérios para a elaboração de um feedback adequado com o objetivo de auxiliar a prática docente.Downloads
Referências
ABREU-E-LIMA, D. M. De.; ALVES, M. N. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Proposições, Campinas, v. 22, n.2, ago. 2011.
ALMEIDA, M. E. B. de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003.
DOTTA, S. Desafios para o diálogo em Educação a Distância. Disponível em: http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/sup/artigos/2006/082006-01.htm. Acesso em: 15 Set. 2015.
FRANCO, L. R. H.; BRAGA, D. B. Comunicação virtual. Livro Digital. Curso de Design Instrucional para ead Virtual. Itajubá: UNIFEI, 2007.
MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a Distância. São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.
PAIVA, V. L. M. O. Feedback em Ambiente Virtual. In: LEFFA, V. (Org.) Interação na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT, 2003.
SHUTE, V. J. Focus on formative feedback. Review of Educational Research, Princeton, v.1, n. 78, p. 153-189, 2008.