Youtubers: potencial de contribuição na educação sexual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13692

Palavras-chave:

Educomunicação, Youtuber, Educação sexual, Prevenção a violência sexual.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apontar a viabilidade de youtubers atuarem como educadores sexuais e contribuírem na disseminação de informações em relação aos direitos sexuais e reprodutivos. A literatura vem destacando o potencial de engajamento por parte de seus seguidores em diversos comportamentos, principalmente de consumo. A mídia e estes profissionais já educam sexualmente, de maneira não formal, seu público, por meio de suas ações, temas aposentados e opiniões. Este ensaio, de natureza teórica, traz a contextualização social, exibindo ascendências e conexões deste fenômeno, através de referenciais teóricos que coadunam teorias educomunicativas, da psicanálise e teoria cognitivo-comportamental.

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Biografia do Autor

Ronielisson Loiola de Jesus Tavares, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo - SP

Psicólogo. Mestrando em Educação Sexual. UNESP - UNESP -  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Mestrando em Educação Escolar. UNESP - UNESP -  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Fabiana Elias de Mesquita, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo – SP

Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo – SP -  Brasil.  Mestre em Educação, Arte e História da Cultura.

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Publicado

09/04/2020

Como Citar

TAVARES, R. L. de J.; MESQUITA, F. E. de. Youtubers: potencial de contribuição na educação sexual. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 554–570, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13692. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13692. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos