Reflexões acerca da educação do negro no Brasil: um enfoque para a mulher negra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13990

Palavras-chave:

Educação, Decolonial, Relações étnico-raciais, Mulher

Resumo

O referido estudo busca trazer breve reflexão acerca da trajetória da educação do negro no Brasil do período colonial aos dias atuais, com enfoque para a mulher negra. Trata-se de resultado preliminar de um estudo exploratório de natureza qualitativa. Os resultados apontam uma trajetória de luta pelos direitos negados e uma constante resistência aos ajustes das classes dominantes que solidificaram uma sociedade moldada no pensamento eurocêntrico, hegemônico, racista, em que a educação, desde o período colonial, foi pensada e direcionada aos portugueses e, após esse período, às classes dominantes, sempre visando a manutenção dos privilégios, restando à população negra a dominação e exploração. Além disso, a mulher negra foi subjugada de forma mais dolorosa, pois sofreu e ainda sofre preconceito e discriminação de cor e gênero.

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Biografia do Autor

Adaíles Aguiar Lima, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá – AP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UNIFAP).

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá – AP

Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UNIFAP). Pós-Doutorado em Educação (UNIFAP).

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Publicado

01/09/2020

Como Citar

LIMA, A. A.; CUSTÓDIO, E. S. Reflexões acerca da educação do negro no Brasil: um enfoque para a mulher negra. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1312–1332, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.13990. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13990. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos