Atuação do setor privado no processo de construção curricular: o sequestro dos fins públicos da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.14903

Palavras-chave:

Currículo , Mercadorização , Privatização , Gestão democrática

Resumo

No Brasil, assim como em muitos outros países, a presença do setor privado na educação vem aumentando de modo exponencial conforme apontam muitos estudos. Tal movimento de avanço do setor privado na educação pode ser compreendido no movimento de crise e expansão capitalista. Este artigo se constitui em um ensaio teórico baseado nas pesquisas realizadas pela autora em mais de 15 anos de estudos acerca da temática da privatização da educação. Tem por objetivo refletir acerca da incidência do setor privado no “processo de construção curricular” e destacar que este movimento tem levado ao sequestro dos fins públicos da educação pelos reformadores empresariais. Aponta-se para as potencialidades da gestão democrática como possibilidade contra hegemônica na perspectiva de definição de fins públicos e coletivos para a educação.

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Biografia do Autor

Raquel Fontes Borghi, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro – SP

Docente do Departamento de Educação e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação Escolar (UNESP).

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

BORGHI, R. F. Atuação do setor privado no processo de construção curricular: o sequestro dos fins públicos da educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2744–2758, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i3.14903. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14903. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos