Competências etnoculturais de um professor no contexto da digitalização da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14981

Palavras-chave:

Padrão ocupacional, Educação no campo da psicologia e pedagogia, Padrão educacional do estado federal, Digitalização da educação, Competência etnocultural, Ambiente educacional eletrônico

Resumo

A atualidade deste problema de pesquisa está baseada na necessidade de criar um ambiente educacional digital e expandir as perspectivas de educação online que é realizada em correspondência com o projeto "Ambiente educacional digital moderno", aprovado pelo Governo da Federação Russa no âmbito da implementação do programa estatal "Desenvolvimento da educação" em 2013-2020. No contexto da digitalização da educação, os requisitos para as competências etnoculturais dos professores também mudam e adquirem novos conteúdos. Consequentemente, o objetivo da pesquisa é elaborar e analisar o conteúdo das competências etnoculturais no contexto da digitalização da educação, bem como revelar e verificar experimentalmente a eficácia da experiência prática de uma instituição educacional na formação das futuras competências etnoculturais dos professores. Este artigo discute a experiência da Faculdade de Psicologia e Pedagogia da Universidade Estadual de Mari nesta direção. Métodos de pesquisa: métodos teóricos, аs no que diz respeito aos métodos empíricos, um questionário e uma experiência pedagógica foram utilizados. Os 50 participantes deste experimento são estudantes do quarto e quintos anos que buscam um bacharelado em Psicologia e Pedagogia. Resultados e recomendações. Estes resultados da pesquisa concluem que é necessário implementar abordagens sistêmicas e civilizacionais ao formar competências etnoculturais de futuros professores no contexto da digitalização da educação. Neste caso, será possível formar uma pessoa adequada à economia digital e capaz de utilizar as tecnologias digitais em seu trabalho etnicamente orientado. Estes resultados de pesquisa podem ser aplicados para elaborar currículos e programas de cursos acadêmicos do ensino superior, assim como para realizar estudos comparativos para a melhoria da qualidade educacional dos futuros professores.

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Biografia do Autor

Irina V. Terentyeva, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of International Relations, World Politics and Diplomacy Institute of International Relations. Doctor of Sciences (Pedagogics).

Anastasia V. Fakhrutdinova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of foreign languages, Institute of International Relations.

Svetlana N. Fedorova, Mari state University (MARSU), Yoshkar-Ola

Professor of Department of Preschool and Social Pedagogy, Center for Higher School Methodology. Doctor of pedagogical Sciences.

Igor V. Gaidamashko, Moscow Pedagogical State University (MPGU), Moscow

Professor of the Department of Labor Psychology and Organizational Psychology. Doctor of psychology.

G. Z. Fahrutdinova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of Learning and Education Methodology, Institute of Psychology and Education

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Publicado

01/03/2021

Como Citar

TERENTYEVA, I. V.; FAKHRUTDINOVA, A. V.; FEDOROVA, S. N.; GAIDAMASHKO, I. V.; FAHRUTDINOVA, G. Z. Competências etnoculturais de um professor no contexto da digitalização da educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.1, p. 439–450, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.1.14981. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14981. Acesso em: 6 maio. 2021.

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