Organização de projetos de atividades individuais com crianças sobredotadas para o esporte
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14993Palavras-chave:
Esportes, Crianças sobredotadas, Atividades de projeto, Tecnologias para a preservação da saúdeResumo
O artigo discute a experiência de organização de atividades individuais de projeto com crianças sobredotadas em um acampamento esportivo de verão, onde 64 jovens atletas da República de Tatarstan participaram de testes e experiências pedagógicas e estiveram envolvidos em tênis de mesa, luta livre, atletismo e mostraram alto desempenho. A implementação do projeto individual de autocontrole corporal proposto pelos autores no âmbito do programa educacional “Champion's Way” implica nas atividades criativas, de pesquisa de um jovem atleta, coordenadas com o treinador e os pais, e contribui para o desenvolvimento das competências necessárias. O resultado da atividade individual do projeto é a obtenção de um produto socialmente importante - um trabalho individual de projeto "Autocontrole da condição física", no qual um atleta descreve e analisa seu corpo em detalhes, observando sua saúde. O principal objetivo do projeto como jovem atleta é aprender a se examinar para melhorar seu desempenho atlético sem comprometer sua própria saúde. O documento apresenta propostas específicas para a organização das atividades do projeto através de um sistema de exercícios de laboratório e treinamentos especializados relevantes no campo da cultura física e das atividades esportivas e destinados ao desenvolvimento de habilidades necessárias para o comportamento de jovens atletas e treinadores que economizam saúde.
Downloads
Referências
BELOUSOVA, D. N. Work with gifted children. Their involvement in research and design activities. In: BELOUSOVA, D. N. Education and science in modern realities. 2019. p. 45-46.
DAVLETOVA, N. K. Navigator for the workers in the field of physical education and sports on the development of talents in the Republic of Tatarstan: the collection of trainings. 2019. 208 p.
EYLER, L. T. Conceptual and data-based investigation of genetic influences and brain asymmetry: a twin study of multiple structural phenotypes. Journal of Cognitive Neuroscience, v. 26, n. 5, p. 1100-1117, 2014.
KARPOVA, S. I. Design and research activity as the means of gifted student development. Bulletin of SUU, n. 1, p. 143-147, 2012.
OPOKIN, D. S. Health-saving technologies in the education system. Human World, p. 71-74, 2019.
OSIPOVA, S. N. Project activity in work with gifted children. Interactive Science, n. 12, p. 103-105, 2017.
SALAJ, S. Specificity of jumping, sprinting, and quick change of direction motor abilities. J. Strength Cond. Res., v. 25, n. 5. p. 1249-1255, 2011.
SARGE, A. V. Work with gifted children in the conditions of modern technological education in Russia. Modern Technological Education, p. 52-58, 2018.
SHAMSUVALEEVA, E. S. The design of classes using the Technology of critical thinking development on the example of the discipline "Fundamentals of anti-doping support". Science and sport: modern trends, v. 3, n. 20, p. 114-120, 2018.
SHAPOVALOV, A. A. Teacher training for the organization and conduct of educational, research and design activities of students. World of Science, Culture, Education, v. 6, n. 79, p. 208-212, 2019.
TARASOVA, E. V. Olympic principles of training during individual trajectory support organization concerning the highest achievements of gifted children. Science and sport: modern trends, v. 1, n. 18, p. 126-131, 2018.
TURSUNBAEV, S. U. Project activities of teachers during the development of giftedness among children and adolescents. Prospects of Science, n. 8, p. 99-102, 2018.
VETROV, Y. P. Project activity as the factor in the development of giftedness among children and adolescents. Bulletin of the Armavir State Pedagogical University, n. 1, p. 17-25, 2019.
YAKOVENKO, T.; KAMAHINA, R.; MAVLYUDOVA, L. The educational process organization on the basis of the cerebral hemispheres individual profile functional asymmetry. Research Journal of Pharmaceutical, Biological and Chemical Sciences, v. 7, n. 5, p. 1714-1720, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.