Organização de atividades de projetos individuais com crianças sobredotadas para o esporte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14993

Palavras-chave:

Esportes, Crianças sobredotadas, Atividades de projeto, Tecnologias para a preservação da saúde

Resumo

O artigo discute a experiência de organização de atividades individuais de projeto com crianças sobredotadas em um acampamento esportivo de verão, onde 64 jovens atletas da República de Tatarstan participaram de testes e experiências pedagógicas e estiveram envolvidos em tênis de mesa, luta livre, atletismo e mostraram alto desempenho. A implementação do projeto individual de autocontrole corporal proposto pelos autores no âmbito do programa educacional “Champion's Way” implica nas atividades criativas, de pesquisa de um jovem atleta, coordenadas com o treinador e os pais, e contribui para o desenvolvimento das competências necessárias. O resultado da atividade individual do projeto é a obtenção de um produto socialmente importante - um trabalho individual de projeto "Autocontrole da condição física", no qual um atleta descreve e analisa seu corpo em detalhes, observando sua saúde. O principal objetivo do projeto como jovem atleta é aprender a se examinar para melhorar seu desempenho atlético sem comprometer sua própria saúde. O documento apresenta propostas específicas para a organização das atividades do projeto através de um sistema de exercícios de laboratório e treinamentos especializados relevantes no campo da cultura física e das atividades esportivas e destinados ao desenvolvimento de habilidades necessárias para o comportamento de jovens atletas e treinadores que economizam saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rina Samatovna Kamahina, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of Pharmacy Department, Institute of Fundamental Medicine and Biology. Candidate of Pedagogics.

Ehlmira Shamilevna Shamsuvaleeva, Volga Region State Academy of Physical Culture, Sport and Tourism (SPORTACADEM), Kazan

Associate Professor of the Department of Medical and Biological Disciplines. Candidate of Biology.

Nailya Chanifovna Davletova, Volga Region State Academy of Physical Culture, Sport and Tourism (SPORTACADEM), Kazan

Associate Professor of the Department of Medical and Biological Disciplines. Candidate of Medical Sciences.

Irina Rafisovna Muratova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Undergraduate of the Institute of Pedagogy and Psychology.

Referências

BELOUSOVA, D. N. Work with gifted children. Their involvement in research and design activities. In: BELOUSOVA, D. N. Education and science in modern realities. 2019. p. 45-46.

DAVLETOVA, N. K. Navigator for the workers in the field of physical education and sports on the development of talents in the Republic of Tatarstan: the collection of trainings. 2019. 208 p.

EYLER, L. T. Conceptual and data-based investigation of genetic influences and brain asymmetry: a twin study of multiple structural phenotypes. Journal of Cognitive Neuroscience, v. 26, n. 5, p. 1100-1117, 2014.

KARPOVA, S. I. Design and research activity as the means of gifted student development. Bulletin of SUU, n. 1, p. 143-147, 2012.

OPOKIN, D. S. Health-saving technologies in the education system. Human World, p. 71-74, 2019.

OSIPOVA, S. N. Project activity in work with gifted children. Interactive Science, n. 12, p. 103-105, 2017.

SALAJ, S. Specificity of jumping, sprinting, and quick change of direction motor abilities. J. Strength Cond. Res., v. 25, n. 5. p. 1249-1255, 2011.

SARGE, A. V. Work with gifted children in the conditions of modern technological education in Russia. Modern Technological Education, p. 52-58, 2018.

SHAMSUVALEEVA, E. S. The design of classes using the Technology of critical thinking development on the example of the discipline "Fundamentals of anti-doping support". Science and sport: modern trends, v. 3, n. 20, p. 114-120, 2018.

SHAPOVALOV, A. A. Teacher training for the organization and conduct of educational, research and design activities of students. World of Science, Culture, Education, v. 6, n. 79, p. 208-212, 2019.

TARASOVA, E. V. Olympic principles of training during individual trajectory support organization concerning the highest achievements of gifted children. Science and sport: modern trends, v. 1, n. 18, p. 126-131, 2018.

TURSUNBAEV, S. U. Project activities of teachers during the development of giftedness among children and adolescents. Prospects of Science, n. 8, p. 99-102, 2018.

VETROV, Y. P. Project activity as the factor in the development of giftedness among children and adolescents. Bulletin of the Armavir State Pedagogical University, n. 1, p. 17-25, 2019.

YAKOVENKO, T.; KAMAHINA, R.; MAVLYUDOVA, L. The educational process organization on the basis of the cerebral hemispheres individual profile functional asymmetry. Research Journal of Pharmaceutical, Biological and Chemical Sciences, v. 7, n. 5, p. 1714-1720, 2016.

Publicado

01/03/2021

Como Citar

KAMAHINA, R. S.; SHAMSUVALEEVA, E. S.; DAVLETOVA, N. C.; MURATOVA, I. R. Organização de atividades de projetos individuais com crianças sobredotadas para o esporte. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.1, p. 528–537, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.1.14993. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14993. Acesso em: 29 jul. 2021.