Possibilidades de educação online no ensino da disciplina “História do Jornalismo Doméstico”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14995

Palavras-chave:

Educação online, Jornalismo, História do jornalismo doméstico, Estudantes, Recomendações

Resumo

Em uma pandemia COVID-19, onde estamos agora, há uma necessidade urgente de passar para um novo estágio de desenvolvimento e reconstrução dos métodos existentes de ensino, em particular, o uso ativo das tecnologias digitais. Durante as últimas décadas, o número de estudantes que utilizam tecnologias à distância tem crescido muito rapidamente. Isto indica que esta forma de treinamento tem recebido reconhecimento. Certas experiências têm sido acumuladas e resultados positivos têm sido obtidos. Um aumento no número de universidades que oferecem treinamento nestas tecnologias sinaliza uma tendência global para uma transição para formas não tradicionais de educação. Tudo isso se reflete no sistema de treinamento de especialistas em instituições de ensino superior. Os processos de integração global, que afetam todas as esferas da atividade humana, representam novas tarefas significativas. Tal tarefa é o treinamento de jornalistas profissionais. Este artigo fala sobre as novas possibilidades da educação online no ensino de disciplinas jornalísticas. Tentamos analisar estas tecnologias e identificar os aspectos positivos da aprendizagem on-line. Também com base na análise de questionários entre os estudantes da Universidade Federal de Kazan e com o objetivo de aumentar a motivação e a eficácia dos estudantes, são dadas algumas recomendações sobre o exemplo de domínio do curso “História do Jornalismo Doméstico”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lyailya Rashitovna Sabirova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of National and Global Media, Institute of Social Philosophical Sciences and Mass Communications. Candidate of Philology.

Adel Ilsurovich Galiamutdinov, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of National and Global Media, Institute of Social Philosophical Sciences and Mass Communications. Candidate of Philology.

Referências

ABDULLAEV S. G. Evaluation of the effectiveness of the distance learning system. Телекоммуникации и информатизация образования, n. 3, p. 85-92, 2007.

ANDRIANOVA, N. S. Type of Internet communication: some of the approaches. 2008. Available: http://www.nbuv.gov.ua/portal/Natural/Vdpu/Movozn/2008_14/article/3.pdf Access: 10 dec. 2020.

ANTONOV, A. V.; VISHTAK, N. M. Information technology as a basic component of innovation in education. Teacher of XXI century, v. 1, n. 3, p. 22-25, 2010.

BOBROVA, I. I. The methodology of using electronic educational-methodical complexes as a way of transition to distance learning. Информатика и образование, n. 11, p. 124-125, 2009.

ELISEEVA, E. V. Digital educational resources as a component of the innovative educational environment of a modern university. Вестник Брянского государственного университета, v. 1, n. 57, p. 56-60, 2010.

GARIFULLIN, V. Z.; SABIROVA, L. R. Blogs in Tatar mass media. AD Alta-Journal of Interdisciplinary Research, v. 7, n. 2, p. 257-259, 2017.

GRADYUSHKO A. A. The basics of the creative work of a web journalist: educational tool. Minsk: BSU, 2019. 239 p. ISBN 978-985-566-822-1

GUNES, A.; ALTINTAS, T. Evaluation of distance education components: A case study of associate degree programs. Academy of Educational Leadership Journal, v. 16 n. 3, p. 23, 2012.

KATHANOVA, Y. F. Analysis of digital educational resources in terms of pedagogical design. Teacher of the XXI century, n. 4, p. 76-85, 2010.

MATVEEVA, A. O. Educational technology for the development of critical thinking as the basis of computer lessons. Образование и воспитание, v. 3, n. 13, p. 67-69, 2017.

MEYER, K. A. Is online learning a disruptive innovation? Planning for Higher Education, v. 39, n. 4, p. 44, 2011.

SHEVCHUK, V. P. Methodology of distance learning. Информатика и образование, n. 12, p. 118-119, 2007.

SONINA, E. History of Russian Journalism of the second half XVIII century, early XIX century. 2013. 1 video (73 min). Available: https://www.youtube.com/watch?v=nirRDtXKKkk&t=632s. Access: 10 dec. 2020.

THE HISTORY of Journalism from Ancient Times to the Present” by Vladimir Nechaev of the Television of the Modern Humanitarian University Television Company. 1 video (24 min). Available: https://www.youtube.com/watch?v=tSOdeREH1ps Access: 10 dec. 2020.

TOPUNOVA M. K. Assessment of quality of knowledge of students in distance education in the system of primary education. Дистанционное и виртуальное обучение, n. 2, p. 31-42, 2012.

URTEL, M. G. Assessing academic performance between traditional and distance education course formats. Journal of Educational Technology & Society, v. 11, n. 1, p. 322-330, 2008.

VAYNDORF-SYSOEVA, M. E.; SUBOCHEVA, M. L. Digital education» as a system-forming category: approaches to definition. Bulletin of Moscow State Regional University. Series: Pedagogy, v. 3, p. 25-36, 2018.

ZHILYAKOVA, N.V. New techniques in teaching journalism history. Chelyabinsk: Center for Intellectual Services “Encyclopedia”, v. 1, n. 9, p.47-56, 2012.

Publicado

01/03/2021

Como Citar

SABIROVA, L. R.; GALIAMUTDINOV, A. I. Possibilidades de educação online no ensino da disciplina “História do Jornalismo Doméstico”. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.1, p. 547–556, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.1.14995. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14995. Acesso em: 6 maio. 2021.