Desenvolvimento da educação e da ciência no setor da indústria história em contexto de transformação
A experiência dos países da UE
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16084Palavras-chave:
History, education, Ukraine, LatviaResumo
O desenvolvimento do campo histórico é um aspecto importante da educação e ciência europeias modernas. O estudo das transformações desta importante parte das humanidades modernas, em comparação com as realidades da Ucrânia e do Leste Europeu é o objetivo do nosso artigo. O trabalho baseia-se na análise da literatura especializada moderna e na utilização de métodos de pesquisa científica: análise e síntese, indução e dedução. O método comparativo mostra as peculiaridades do desenvolvimento do ramo histórico nos países da UE (em particular, na Letônia). Na educação histórica moderna, prevalecem os princípios de consolidação. A ciência histórica europeia caracteriza-se pela importância das conferências internacionais que promovem a consolidação. A ciência histórica ucraniana tem seus sucessos e problemas, também pode ser comparada com a europeia, em particular a letã (embora a Letônia também fizesse parte da URSS).
Downloads
Referências
ANDERSONE, R. Innovations in the Improved Curriculum Content of the Competence Approach: a case study in latvia. Rural environment. Education. Personality, Riga, v. 13, p. 213-218, 2020.
ANSPOKA, Z.; KAZAKA, D. Teachers during Education reforms: Challenges and Opportunities. In: DISLERE, V. (coord.). The Proceedings of the International Scientific Conference Rural Environment. Education. Personality (REEP). Jelgava: Latvia University of Life Sciences and Technologies, 2019. p. 22-27. DOI: 10.22616/REEP.2019.002
DAHALAN, S. C.; AHMAD, A. R. Aims of History Education in Developed Countries: A Systematic Literature Review. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences, v. 8, n. 12, p. 2439–2449, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.6007/IJARBSS/v8-i12/5625
HASAN, S. H. History education in curriculum 2013: A new approach to teaching history. Historia: Jurnal Pendidik dan Peneliti Sejarah, v. 14, n. 1, p. 163–165, 2013. DOI: https://doi.org/10.17509/historia.v14i1.2023
ĶESTERE I, OZOLA I. Development of history of education in the context of teacher training in universities: the case of Latvia and Belgium, Tiltai, v. 1, p. 13-28, 2014.
KUDLACOVA, B. History of education and historical-educational research in Slovakia through the lens of European context, Espacio, Tiempo y Educación, v. 3, n. 1, p. 111-124, 2016. DOI: https://doi.org/10.14516/ete.2016.003.001.7
MERENIUK, S.; MERENIUK K. H. Ukrainian-Russian hybrid war, In: Mal’skiy M. Z. (coord.). Ukraine in the conditions of transformation of the international system. Lviv: Lviv National University, 2019. p. 47–50. Available: https://www.ispc.org.ua/wp-content/uploads/2019/05/conference_05_19.pdf#page=47. Access: 10 June 2021.
PARSHYN, I. IX International Scientific Conference "Colloquia Russica: Ruś a Polska (X – XVI w.)" (Przemyśl, December 5-8, 2018), Problems of Slavonic Studies, v. 67, p. 224-226, 2018. Available: http://nbuv.gov.ua/UJRN/ps_2018_67_18. Access: 10 June 2021.
PARSHYN, I. A littleknown mention about a document of Lutsk bishop of 1319, Ukraine: Cultural Heritage, National Identity, Statehood, v. 33, p. 3-12, 2020. DOI: https://doi.org/10.33402/ukr.2020-33-3-12
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2019. (Coleção memória da educação).
SCHNEIDER, S. W.; AND LEON, A. D. The discipline of history and the technologies: A challenge for the present time. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 14, n. 33, p. 1-16, 2021. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.14109
SPENCER, S. Learning the rules: Writing and researching school stories in history of education. History of Education Review, v. 47, n. 1, p. 2-15, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/her-04-2017-0008
UNIVERSITY OF LATVIA AND UNIVERSITY OF DAUGAVPILS: common doctoral programme in history and archaeology, 2020. Available: https://www.lu.lv/en/studies/faculties/faculty-of-history-and-philosophy/doctoral-studies/history-and-archaeology/. Access: 10 June 2021.
VĒSTURE. Maģistra Studiju Programma, 2019. Available: https://www.lu.lv/en/studies/faculties/faculty-of-history-and-philosophy/graduate-studies/history/. Access: 10 June 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.