Abordagem sinergética para o processo de auto-organização na educação moderna na modalidade de aprendizagem à distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15264

Palavras-chave:

Desafios modernos, Abordagens pedagógicas, Educação à distância, Jovens estudantes, Abordagem sinergética, Educação, Atividade educacional, Auto-organização

Resumo

Na realidade de hoje, quando todas as instituições de ensino superior estão migrando para o sistema de educação a distância, é necessário encontrar os principais incentivos motivacionais pedagógicos para os alunos. Para uma compreensão científica completa dos desafios educacionais modernos, novas abordagens pedagógicas não padronizadas são necessárias, o que ajudará a abrir amplas oportunidades para modelagem de processos educacionais inovadores no contexto da educação à distância usando novas abordagens, em particular sinergéticas, que tradicionalmente tem foi aplicado às ciências exatas e naturais e é um novo sistema de auto-organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aleksandra Nikolaevna Nikolaeva, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Researcher of the Research Laboratory of the Archeographic Laboratory and Associate Professor of the Department of World Cultural Heritage of the Institute of International Relations. PhD in Pedagogy.

Ol'ga Anatol'evna Kalimullina, Volga Region State Academy of Physical Culture, Sports and Tourism (SPORTACADEM), Kazan

Professor and Head of the Department of Pedagogy and Psychology. PhD in Pedagogical Sciences.

Referências

BUDANOV, V. G. Synergetics: history, principles, contemporaneity [Electronic resource]. Available: http://spkurdyumov.narod.ru/SinBud.htm. Access: 10 Feb. 2021.

BURIEV, К.S. The role of distant learning in modern education. Education and Upbringing, v. 4, n. 9, 2016.

DROZDOVA, I. et al. Features of teacher’s synchretic activity in the conditions of modern higher education. Propósitos y Representaciones, v. 9, n. esp. 3, e1171, 2021.

HAKEN, H. Synergetics. Мoscow, 1980. 406 p.

HAKEN, H. Synergetics: hierarchies of unsteadiness in self-organizing systems and structures. Мoscow: The World, 1985. 423 p.

KALIMULLINA, О. А. Synergetic approach in the process of formation of personality’s creativity at leisure time: monograpgy. Kazan: Business Polygraphy, 2013. 138 p.

KHAIRUTDINOV, R. R. About phenomenon of institutional traps in higher education when using digital technologies. Kazan Journal of Pedagogy, v. 2, n. 294, 2020

.

KNYAZEVA, Е.; KURDYUMOV, S. Synergetics: principles of non-linear thinking. Social Studies and Modernity, v. 2, p. 38-51, 1993.

MANAKOV, N. A.; GUNKOV, V. V. The process of learning: synergetic approach. Modern Problems of Science and Education, v. 3, 2017.

PRIGOZHIN, I. Order from chaos: new dialogue of man with nature. Мoscow: Progress, 1986. 432 p.

Publicado

05/01/2021

Como Citar

NIKOLAEVA, A. N.; KALIMULLINA, O. A. Abordagem sinergética para o processo de auto-organização na educação moderna na modalidade de aprendizagem à distância. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.2, p. 780–786, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.2.15264. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15264. Acesso em: 17 set. 2021.