Exame dos níveis de satisfação de atletas com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25i2.15499Palavras-chave:
Deficiência visual, Atleta com deficiência visual, Satisfação do atletaResumo
Este estudo foi conduzido para determinar o efeito dos dados demográficos na satisfação de atletas com deficiência visual. Os clubes de deficientes visuais contavam com um total de 108 atletas com deficiência visual, 43 homens e 65 mulheres, sendo diferentes atletas com deficiência visual. A base do voluntariado foi levada em consideração na participação. A satisfação dos atletas com deficiência visual foi analisada de acordo com o sexo, estado de deficiência, ramos desportivos, tempo de prática desportiva, ano de trabalho com o treinador e grau de visão. A ‘escala de satisfação do atleta’ desenvolvida por Türksoy (2008) foi utilizada como ferramenta de coleta de dados na pesquisa. Os resultados mostram que não há diferença significativa na satisfação do atleta dos deficientes visuais (p> 0,05) de acordo com o sexo, estado de deficiência, há quantos anos pratica esportes, o ano em que trabalha com o técnico e o ramo esportivo (p <0,05).
Downloads
Referências
BEBETSOS, E.; BEBETSOS, G. Greek youth team handball players and their satisfaction levels. European Handball Magazine, p. 1-9, 2006.
ÇELENK, Ç. Motivation affects sports and life skills in physical disabled people. Propósitos y Representaciones, v. 9, n. esp. 3, e1161, 2021.
DALBUDAK, İ. 18- 20 Yaş Arası Spor Yapan ve Yapmayan B2 ve B3 Görme Engelli Bireylerin Duygusal Zekâ ve Saldırganlık Düzeyleri. 1. ed. Ankara: Gece Kitaplığı, 2020.
DALBUDAK, İ. Reasons and expectations of 15-24 years old individuals with visual disability starting sports. European Journal of Physical Education and Sport Science, v. 5, n. 11, p. 113-129, 2019.
DALBUDAK, İ. et al. Investigating visually disabled students’ attitudes about physical education and sport, Internatıonal Journal of Envıronmental & Scıence Educatıon, v. 11, n. 16, p. 9437-9447, 2016.
DALBUDAK, İ.; YIĞIT, Ş. Evaluation of healthy life style behaviours of b2-b3 visually impaired people doing sport. European Journal of Physical Education and Sport Science, v. 5, n. 12, p. 84-98, 2019.
GÜR, A. Özürlülerin sosyal yaşama uyum süreçlerinde sportif etkinliklerin rolü. Ankara: Başbakanlık Özürlüler İdaresi Başkanlığı Yayınları, 2001.
GÜRKAN, A. C.; ÇELIKBILEK, S.; DALBUDAK, İ. The evaluation of stress levels of 13 15 years old aged visually impaired athletes. Journal of Educatıon and Socıology, v. 6, n. 2, p. 103-104, 2015.
IBSA. Capable of everything. Madrid, Spain: International Blind Sports Federation, 2006.
NAKTIYOK, A. Motivasyonel değerler ve iş tatmini: yöneticiler üzerine bir uygulama: Atatürk Üniversitesi. İktisadi ve İdari Bilimler Fakültesi Dergisi, p. 165-185, 2002.
ÖZDEVECIOĞLU, M.; YALÇIN, Y. Spor tatmininin sporcuların stres ve saldırganlık düzeyleri üzerindeki etkisi. Niğde Üniversitesi Besyo Dergisi, v. 4, n. 1, p. 63-76, 2010.
ÖZİDA. ÖZÜRLÜLER İDARESI BAŞKANLIĞI. Çağdaş toplum, çağdaş yaşam ve özürlüler komisyon raporları ve genel kurul görüşmeleri. In: BAŞBAKANLIK, T. C. 1. Özürlüler Şurası. Özürlüler İdaresi Başkanlığı, Ankara, 1999.
ÖZYÜREK, M. Görme yetersizliği olan çocuğu bağımsızlığa hazırlamak için ana-baba rehberi. Ankara: Başbakanlık Aile Araştırma Kurumu Yayınları, 1995.
RIEMER, H. A.; CHELLADURAI, P. Satisfaction and commitment of Canadian University athletes: The effect of gender and tenure. AVANTE, v. 7, p. 27-50, 2001.
RIEMER, H. A.; CHELLADURAI, P. Development of the athlete satisfaction questionnaire (ASQ). Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 20, n. 2, p. 127-156, 1998.
TÜRKSOY A. Futbolda Sporcu Tatmini ile Antrenörlerden Beklenilen ve Gerçekleşen Liderlik Davranışlarının Tespiti” Marmara Üniversitesi Sağlık Bilimleri Enstitüsü. 2008. Tezi – İstanbul, 2008.
TURNBULL, H. R. et al. Exceptional lives special education in today’s schools. Boston: Pearson Press, 2004.
YIĞIT, Ş. M. Sporcularda Hizmetkar Liderlik İle Sporcu Tatmin Düzeyleri Arasındaki İlişkinin İncelenmesi. 1. ed. Ankara: Gece Akademi, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.