Instruções para a formação de valores humanísticos nas instituições de ensino superior: problemas e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.3.15581

Palavras-chave:

Instituições de ensino superior, Valores humanísticos, Alunos, Principais instruções, Perspectivas em educação

Resumo

O artigo analisa os rumos da formação de valores humanísticos nas instituições de ensino superior. Os resultados do estudo mostraram que os alunos apresentam elevada atitude em relação aos valores humanísticos, independentemente do nível de autoafirmação e autoestima. Os principais mecanismos de formação de valores humanísticos nos alunos dependem das características provocativas dos valores sociais, que ocupam um lugar dominante na hierarquia de valores e na autoconfiança profissional, refletindo as qualidades integradas do indivíduo. Verificou-se que existe uma correlação positiva entre qualidades humanísticas e qualidades pessoais e realizações acadêmicas. Existe uma ligação importante entre autoconsciência, autoestima, autoafirmação e um ideal social que reflete qualidades humanísticas nos alunos. Pode-se concluir que, para desenvolver valores humanísticos, é necessário desenvolver valores e traços de personalidade socialmente importantes. Aqui é necessário levar em consideração as necessidades cognitivas, as oportunidades de autoafirmação, bem como as conquistas de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Matanat Jabbarli, Odlar Yurdu University (OYU), Baku

Doctoral student.

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Publicado

01/08/2021

Como Citar

JABBARLI, M. Instruções para a formação de valores humanísticos nas instituições de ensino superior: problemas e perspectivas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.3, p. 1617–1628, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.3.15581. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15581. Acesso em: 24 maio. 2022.