Educação como categoria filosófica e jurídica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.5.15990

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Sistema sociocultural, Metodologia

Resumo

O objetivo do artigo é estudar a essência e o conteúdo do conceito de "educação" como categoria filosófica tanto do ponto de vista histórico quanto jurídico. O principal método de estudo do problema foi o dedutivo, que permitiu estudar a educação como característica histórica e filosófica-legal no sistema sociocultural, revelando o problema da autonomia da educação no aspecto político e econômico. O artigo prova que uma análise abrangente e generalizada do pensamento pedagógico russo do século 19, sua composição, estrutura, especificidades, suas principais ideias e problemas, seu lugar no desenvolvimento geral da pedagogia russa é a tarefa mais importante de futuras pesquisas históricas e pedagógicas. Para facilitar ao máximo a execução dessa tarefa, chamaremos a atenção para diversos problemas não resolvidos que não são explicados na historiografia e que impedem sua solução.

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

BESTAEVA, E. V.; GRISHNOVA, E. Y.; GRUDTSINA, L. Y.; DOGUZOVA, O. R.; SELEZNEVA, N. A. Educação como categoria filosófica e jurídica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp. 5, p. 2974–2983, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.5.15990. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15990. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos