Princípios metodológicos da organização do trabalho educacional das instituições de educação na realidade digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15279

Palavras-chave:

Princípios metodológicos, Atividades educacionais, Nativos digitais

Resumo

Neste artigo objetivamos problematizar os princípios metodológicos da organização do trabalho educacional das instituições de ensino no contexto das tendências modernas de uma sociedade em transformação. Os autores enfatizam a inconsistência e a multiplicidade de condições para o desenvolvimento mental e pessoal de uma pessoa no contexto da realidade digital. A adoção de documentos estratégicos que definem os rumos obrigatórios das atividades educacionais em todos os níveis de ensino requer uma compreensão das tradições existentes de ensino e educação. Os autores apontam para a insuficiente elaboração dos enquadramentos teóricos e metodológicos da educação das crianças da sociedade digital - “nativos digitais”, insuficiente análise da eficácia e eficiência das tecnologias e recursos educacionais digitais utilizados. O artigo apresenta uma visão fundamental da organização do trabalho educativo: como sistema e como atividade conjunta. Os autores estão convencidos de que para a organização da socialização dos membros da sociedade relativamente controlada socialmente, para a transmissão da cultura e das normas sociais, é necessário atualizar os princípios metodológicos da sistematização, o princípio ambiental, o princípio dos fundamentos comportamentais de valor, o princípio de produtibilidade, o princípio da inclusão de características individuais de idade e o princípio do envolvimento emocional.

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Biografia do Autor

Tuyana Ts. Dugarova, Russian Academy of Education (RAE), Moscow

Associate Professor and Lead Analyst of the Education Development Center. Doctor of Psychology.

Aldar V. Damdinov, Buryat State University (BSU), Ulan-Ude

Associate Professor of the Department of General and National History. PhD in History.

Larisa V. Mamedova, M.K. Ammosov North-Eastern Federal University (NEFU), Nerungri

Associate Professor of the Department of Pedagogy and Methods of Primary Education, Nerungri Technical Institute (branch). PhD in Psychology.

Irina Zh. Shakhmalova, M.K. Ammosov North-Eastern Federal University (NEFU), Nerungri

Associate Professor of the Department of Pedagogy and Methods of Primary Education, Nerungri Technical Institute (branch). PhD in Psychology.

Lyubov А. Tsibaeva, Moscow State Technical University of Civil Aviation (MSTUCA), Moscow

Associate Professor of the Department of Humanities and Socio-Political Sciences. PhD in Psychology.

Aziyana A. Oorzhak, Tuvan State University (TUVSU), Kyzyl

Lecturer of the Department Subject-Cycle Commission of Pedagogy and Psychology.

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Publicado

01/05/2021

Como Citar

DUGAROVA, T. T.; DAMDINOV, A. V.; MAMEDOVA, L. V.; SHAKHMALOVA, I. Z.; Tsibaeva L. А.; OORZHAK, A. A. Princípios metodológicos da organização do trabalho educacional das instituições de educação na realidade digital. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.2, p. 951–960, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.2.15279. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15279. Acesso em: 8 nov. 2024.

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