Princípios metodológicos da organização do trabalho educacional das instituições de educação na realidade digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15279

Palavras-chave:

Princípios metodológicos, Atividades educacionais, Nativos digitais

Resumo

Neste artigo objetivamos problematizar os princípios metodológicos da organização do trabalho educacional das instituições de ensino no contexto das tendências modernas de uma sociedade em transformação. Os autores enfatizam a inconsistência e a multiplicidade de condições para o desenvolvimento mental e pessoal de uma pessoa no contexto da realidade digital. A adoção de documentos estratégicos que definem os rumos obrigatórios das atividades educacionais em todos os níveis de ensino requer uma compreensão das tradições existentes de ensino e educação. Os autores apontam para a insuficiente elaboração dos enquadramentos teóricos e metodológicos da educação das crianças da sociedade digital - “nativos digitais”, insuficiente análise da eficácia e eficiência das tecnologias e recursos educacionais digitais utilizados. O artigo apresenta uma visão fundamental da organização do trabalho educativo: como sistema e como atividade conjunta. Os autores estão convencidos de que para a organização da socialização dos membros da sociedade relativamente controlada socialmente, para a transmissão da cultura e das normas sociais, é necessário atualizar os princípios metodológicos da sistematização, o princípio ambiental, o princípio dos fundamentos comportamentais de valor, o princípio de produtibilidade, o princípio da inclusão de características individuais de idade e o princípio do envolvimento emocional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tuyana Ts. Dugarova, Russian Academy of Education (RAE), Moscow

Associate Professor and Lead Analyst of the Education Development Center. Doctor of Psychology.

Aldar V. Damdinov, Buryat State University (BSU), Ulan-Ude

Associate Professor of the Department of General and National History. PhD in History.

Larisa V. Mamedova, M.K. Ammosov North-Eastern Federal University (NEFU), Nerungri

Associate Professor of the Department of Pedagogy and Methods of Primary Education, Nerungri Technical Institute (branch). PhD in Psychology.

Irina Zh. Shakhmalova, M.K. Ammosov North-Eastern Federal University (NEFU), Nerungri

Associate Professor of the Department of Pedagogy and Methods of Primary Education, Nerungri Technical Institute (branch). PhD in Psychology.

Lyubov А. Tsibaeva, Moscow State Technical University of Civil Aviation (MSTUCA), Moscow

Associate Professor of the Department of Humanities and Socio-Political Sciences. PhD in Psychology.

Aziyana A. Oorzhak, Tuvan State University (TUVSU), Kyzyl

Lecturer of the Department Subject-Cycle Commission of Pedagogy and Psychology.

Referências

ASMOLOV, A. G.; GUSELTSEVA, M. S. Value sense of sociocultural modernization of education: from reforms to reformation. RSUH/RGGU Bulletin: Psychology. Pedagogics. Education Series, v. 1, p. 18-43, 2019.

BENINGHOF, A.M. Co-teaching that works: structures and strategies for maximizing student learning. San Francisco: Jossey-Bass, 2020.

BIESTA, G. Touching the soul? exploring an alternative outlook for philosophical work with children and young people. Childhood & Philosophy, v. 13, n. 28, p. 415-137, 2017.

BROD, G. generative learning: which strategies for what age? Educ Psychol Rev., 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s10648-020-09571-9

CONTAGE, G. D. Infância e invisibilidade: por uma pedagogia do oculto. Childhood & Philosophy, v. 15, p. 1-15, 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42877

DUGAROVA, T. T. et al. Self-identity of adolescents in the cross-cultural aspect (on the example of Mongolian and Russian adolescents). Journal of Environmental Treatment Techniques, v. 8, n. 4, p. 1599-1605, 2020.

HA LE, J. J.; WUBBELS, T. Collaborative learning practices: teacher and student perceived obstacles to effective student collaboration. Cambridge Journal of Education, v. 48, n. 1, p. 103-122, 2018.

KARABANOVA, O. A.; MALOFEEV, N. N. Education development strategy for children with disabilities: On the way to implementing a cultural-historical approach. Cultural-Historical Psychology, v. 15, n. 4, p. 89-99, 2019.

KOHAN, O.W.; KENNEDY, D. Gert Biesta and philosophical work with children. Childhood & Philosophy, v. 13, n. 28, p. 409-414, 2017. DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.30504

MENDE, S.; PROSKE, A.; NARCISS, S. Individual preparation for collaborative learning: Systematic review and synthesis. Educational Psychologist, v. 56, n. 1, p. 29-53, 2021.

PEREIRA, S.; FILLOL, J.; MOURA, P. Young people learning from digital media outside of school: the informal meets the formal. Comunicar, v. 58, p. 41-50, 2019.

PEREIRA, S.; PONTE, C. E.; ELIAS, N. Children, youth and media: current perspectives. Comunicação e Sociedade, v. 37, p. 9-18, 2020

.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. do they really think differently? On the Horizon, v. 9, n. 6, p. 1-6, 2001.

REAN, A. A. Psychology of studying personality. Moscow: Publishing house V.A. Mikhailov, 1999.

SALAKHOVA, V. B. et al. Informational and psychological safety of the educational environment in forming a person’s personality: current challenges and risks (ecological and psychological approach). Eurasia J Biosci, v. 13, p. 1797-1803, 2019.

SALAKHOVA, V. B. et al. The crisis of education in conditions of the covid-19 pandemic: The model of blended learning. Systematic Reviews in Pharmacy, v. 11, n. 12, p. 1411-1416, 2020.

SANTI, M. Collaborative problem-solving and citizenship education: a philosophical escape in the age of competencies. Childhood & Philosophy, v. 15, p. 1-19, 2019.

STRATEGY FOR THE EDUCATION DEVELOPMENT. Strategy for the Education Development in the Russian Federation for the period up to 2025. Moscow: Government of the Russian Federation, 2015.

TETZLAFF, L.; SCHMIEDEK, F.; BROD, G. Developing personalized education: a dynamic framework. Educational Psychology Review, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s10648-020-09570-w

TURKLE, S. Alone together: why we expect more from technology and less from each other. New York: Basic Books, 2010.

VOISKUNSKII, A. E.; SOLDATOVA, G. U. Epidemic of Loneliness in a Digital Society: Hikikomori as a Cultural and Psychological Phenomenon. Konsul'tativnaya psikhologiya i psikhoterapiya. Counseling Psychology and Psychotherapy, v. 27, n. 3, p. 22-43, 2019.

Publicado

01/05/2021

Como Citar

DUGAROVA, T. T.; DAMDINOV, A. V.; MAMEDOVA, L. V.; SHAKHMALOVA, I. Z.; Tsibaeva L. А.; OORZHAK, A. A. Princípios metodológicos da organização do trabalho educacional das instituições de educação na realidade digital. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.2, p. 951–960, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.2.15279. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15279. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.