Princípios metodológicos da organização do trabalho educacional das instituições de educação na realidade digital
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.2.15279Palavras-chave:
Princípios metodológicos, Atividades educacionais, Nativos digitaisResumo
Neste artigo objetivamos problematizar os princípios metodológicos da organização do trabalho educacional das instituições de ensino no contexto das tendências modernas de uma sociedade em transformação. Os autores enfatizam a inconsistência e a multiplicidade de condições para o desenvolvimento mental e pessoal de uma pessoa no contexto da realidade digital. A adoção de documentos estratégicos que definem os rumos obrigatórios das atividades educacionais em todos os níveis de ensino requer uma compreensão das tradições existentes de ensino e educação. Os autores apontam para a insuficiente elaboração dos enquadramentos teóricos e metodológicos da educação das crianças da sociedade digital - “nativos digitais”, insuficiente análise da eficácia e eficiência das tecnologias e recursos educacionais digitais utilizados. O artigo apresenta uma visão fundamental da organização do trabalho educativo: como sistema e como atividade conjunta. Os autores estão convencidos de que para a organização da socialização dos membros da sociedade relativamente controlada socialmente, para a transmissão da cultura e das normas sociais, é necessário atualizar os princípios metodológicos da sistematização, o princípio ambiental, o princípio dos fundamentos comportamentais de valor, o princípio de produtibilidade, o princípio da inclusão de características individuais de idade e o princípio do envolvimento emocional.
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