Condições pedagógicas para a formação de uma personalidade competitiva de um futuro especialista
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.6.16132Palavras-chave:
Educação profissional, Especialista competitivo, Processo de educação física, Pessoa harmoniosamente desenvolvida, Aptidão físicaResumo
A relevância do tema apresentado está condicionada pela necessidade de formação de uma personalidade harmoniosa e livremente desenvolvida na formação de especialistas competitivos no âmbito da educação profissional. O especialista competitivo não é apenas um trabalhador competente e altamente profissional, mas, antes de mais nada, uma personalidade, que se preocupa com a sua saúde, tem elevadas qualidades espirituais e morais, habilidades de pensamento atípico, flexível, pronto para o crescimento profissional contínuo, capaz de auto-organização e autoaperfeiçoamento. O enfoque de uma instituição profissionalizante é criar condições para que os alunos desenvolvam um estilo de vida saudável e qualidades pessoais que garantam a sua competitividade no mercado de trabalho, bem como desenvolvam uma personalidade espiritualmente moral e criativa que se adapte ao ambiente atual. A organização adequada do processo de educação física entre os alunos pode dar uma contribuição significativa nesse sentido. O estudo desenvolvido comprova experimentalmente o conteúdo do processo de educação física em instituição de ensino médio profissionalizante, visando à melhoria da aptidão física dos alunos. Revelou-se a influência positiva do conteúdo do processo educacional nos indicadores de aptidão física de alunos de instituições de ensino superior. O objetivo da pesquisa foi a justificativa teórica e a confirmação experimental da eficácia do conteúdo do processo de educação física em instituição de ensino profissionalizante superior para estudantes, visando a formação da personalidade de um especialista competitivo. O estudo revela um impacto positivo do conteúdo do processo educacional na formação da personalidade dos alunos e nos indicadores de preparação física dos universitários. O artigo apresenta o conteúdo do processo de educação física na instituição de ensino superior profissional. O significado prático do estudo reside na possibilidade de aplicação dos conteúdos desenvolvidos do processo de educação física em instituições de ensino secundário profissional, bem como na utilização de meios e métodos individuais em outras instituições de ensino.
Downloads
Referências
ANANYINA, Y. V.; BLINOV, V. I. Educational environment: development of educational environment of secondary vocational education in the conditions of network cluster integration. Moscow: Avanglion-Print LLC, 2018.
BAYANOVA, A. R. Organizational and pedagogical conditions for the development of the competitiveness of a higher school teacher. Bulletin of the Chuvash State Pedagogical University named after I.Ya. Yakovlev, v. 3, n. 122, p. 159-164, 2020.
BAYANOVA, A. R. Pedagogical support for the development of competitiveness of a teacher of higher education: PhD Thesis. Kazan: Kazan (Volga region) Federal University, 2021.
BELGAROKOVA, N. M. Russia and the North Caucasus: the problems of healthy lifestyles among young people. In: MATERIALS OF THE ALL-RUSSIAN SCIENTIFIC-PRACTICAL CONFERENCE, 2017, Moscow. Proceedings […]. Moscow: RGSU Publishing House, 2017. Theme: Health of the population - the basis of Russia's prosperity.
BISHAEVA, A. A. Programme of General Educational Discipline "Physical Education" for Vocational Educational Organisations (exemplary). Moscow: Academy, 2015.
BLINOV, V. I.; SERGEEV, I. S.; SINYUSHINA, I. V. Competence-based approach in professional education. Moscow: Publishing house LLC "Mailer", 2015.
BOROVSKIKH, V. I.; MOSIENKO, M. G. Physical education and self-education of secondary school students: methodological recommendations. Michurinsk: Publishing house MichGAU, 2018.
BYSTRITSKAYA, E. V. et al. The role of rhizome model in future physical education teachers self-realization. EurAsian Journal of BioSciences, v. 13, n. 2, p. 1581-1588, 2019.
CHELNOKOVA, E. A.; AGAEV, N. F.; TYUMASEVA, Z. I. Formation of students' motivation to engage in physical education and sports in higher education. Vestnik of Minin University, v. 6, n. 1, p. 646-652, 2018. Available: http://vestnik.mininuniver.ru/jour/article/view/755. Access: 12 Oct. 2018.
DNIEPROV, S. A.; GOLOVKIN, A. V. The essence and structure of competitive performance. Education and self-development, v. 6, n. 28, p. 30–38, 2017.
GARAEVA, E.A. Health-saving technologies in professional and pedagogical education. Moscow: LitRes, 2013.
GRIGORYEVA, E. L. et al. Specifics of the Integration of Family and School Physical Education in Multicultural Society. Turismo: Estudos & Práticas, 2020. Available: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RTEP/index. Access: 12 Oct. 2018.
GUBANISCHEVA, A. A. Professional-applied physical training as one of the types of training of a competitive specialist. Scientific and Methodical Journal "Physical Education and Sports Training", v. 2, n. 8, p. 77-80, 2014.
IVANOVA, S. S. et al. Problems of professional activity of the teacher of physical culture in the polyethnic educational organization. Eurasian journal of analytical chemistry, v. 12, n. 7B, p. 1615-1620, 2017.
KARPUSHKINA, N. V.; KUDRYAVTSEV, V. A. Innovative technologies in science and education. In: Proceedings of the International Scientific-Practical Conference Cheboksary: CNS "Interactive Plus", p. 97–99, 2015.
KHOLODOV, J. K.; KUZNETSOV, B. C. Theory and methodology of physical education and sport: Textbook for students of higher education institutions. Moscow: Academia Publishing Centre, 2017.
KOCHETOV, A. S. On the Effectiveness of Vocational Education. In: Sorokin Readings "Actual Problems of Sociological Science and Social Practice": Annual Conference. 17-18 December 2002. Moscow: MSU, 2012.
KOCHNEVA, E. M.; GRISHINA, A. V.; VOLOZHANIN, S. E. On the creation of a model of psychological and pedagogical support for positive parenting. Vestnik of Minin University, v. 3, n. 28, 2019. Available: https://cyberleninka.ru/article/n/o-sozdanii-modeli-psihologo-pedagogicheskogo-soprovozhdeniya-pozitivnogo-roditelstva. Access: 09 June 2020.
NATOLOCHNAYA, O. V.; KRYUKOVA, N. I.; BUSLAEV, S. I. The development of the public education system in the Caucasus in the pre-revolutionary period (1905-1917 years). Bylye Gody, v. 39, n. 1, p. 222-228, 2016.
NIKONOV, A. V. Professional-applied training of students. Methodological guidelines for the study of the theoretical section of the discipline "Physical Education" for students of technical universities. Ukhta: UGTU, 2011.
OREKHOVSKAYA, N. A. et al. Orthodoxy and modernity their contact facets in Russian society. European Journal of Science and Theology, v. 15, n. 2, p. 67-77, 2019.
PAIDI, S. B.; HANDOYO, L. The mastery of technological, pedagogical, and content knowledge among Indonesian biology teachers. European Journal of Educational Research, v. 10, n. 3, p. 1063-1073, 2021. DOI: 10.12973/eujer.10.3.1063
PEREVOSHCHIKOVA, E. N. et al. Modernization of the educational process: the technology of constructing evaluation tools for assessing educational outcomes: a training manual. Nizhny Novgorod: Minin University, 2016.
SIVAKOV, Y. L. Formation of modern individual physical culture of a man considering the diversity of factors affecting his health. Minsk: MIU Publishing, 2006.
STAFEEVA, A. V.; IVANOVA, S. S.; KRASNOVA, M. S. Effectiveness of physical and technical training methods in the content of the training process of novice yachtsmen. Azimuth Scientific Research, v. 2, n. 31, p. 252-259, 2020.
STAFEEVA, A. V.; KURYATNIKOV, D. S.; ZHEMCHUG, Y. S. Increasing the professional competence of students in the process of mastering the discipline of "Physical Education". Azimuth of scientific research, v. 8, n. 26, p. 186-189, 2019.
VOROBYEV, N. B. et al. Development of Researh Skills in Future Physical Education Specialists. Modern journal of language teaching methods, v. 8, n. 11, p. 791-798, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.