Condições pedagógicas para a formação de uma personalidade competitiva de um futuro especialista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.6.16132

Palavras-chave:

Educação profissional, Especialista competitivo, Processo de educação física, Pessoa harmoniosamente desenvolvida, Aptidão física

Resumo

A relevância do tema apresentado está condicionada pela necessidade de formação de uma personalidade harmoniosa e livremente desenvolvida na formação de especialistas competitivos no âmbito da educação profissional. O especialista competitivo não é apenas um trabalhador competente e altamente profissional, mas, antes de mais nada, uma personalidade, que se preocupa com a sua saúde, tem elevadas qualidades espirituais e morais, habilidades de pensamento atípico, flexível, pronto para o crescimento profissional contínuo, capaz de auto-organização e autoaperfeiçoamento. O enfoque de uma instituição profissionalizante é criar condições para que os alunos desenvolvam um estilo de vida saudável e qualidades pessoais que garantam a sua competitividade no mercado de trabalho, bem como desenvolvam uma personalidade espiritualmente moral e criativa que se adapte ao ambiente atual. A organização adequada do processo de educação física entre os alunos pode dar uma contribuição significativa nesse sentido. O estudo desenvolvido comprova experimentalmente o conteúdo do processo de educação física em instituição de ensino médio profissionalizante, visando à melhoria da aptidão física dos alunos. Revelou-se a influência positiva do conteúdo do processo educacional nos indicadores de aptidão física de alunos de instituições de ensino superior. O objetivo da pesquisa foi a justificativa teórica e a confirmação experimental da eficácia do conteúdo do processo de educação física em instituição de ensino profissionalizante superior para estudantes, visando a formação da personalidade de um especialista competitivo. O estudo revela um impacto positivo do conteúdo do processo educacional na formação da personalidade dos alunos e nos indicadores de preparação física dos universitários. O artigo apresenta o conteúdo do processo de educação física na instituição de ensino superior profissional. O significado prático do estudo reside na possibilidade de aplicação dos conteúdos desenvolvidos do processo de educação física em instituições de ensino secundário profissional, bem como na utilização de meios e métodos individuais em outras instituições de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anastasia V. Stafeeva, Kozma Minin Nizhny Novgorod State Pedagogical University, Nizhny Novgorod – Russia

Associate Professor, Department of Physical Education Theoretical Foundations.

Vladimir A. Burtsev, Volga Region State Academy of Physical Culture, Sport and Tourism, Kazan – Russia

PhD in Education, Associate Professor, Department of Theory and Methodology of Physical Education and Sports.

Gerold L. Drandrov, I. Yakovlev Сhuvаsh State Pedagogical University, Cheboksary – Russia

Doctor in Education, Professor, Department of Sports Disciplines.

Irina Y. Burkhanova, Kozma Minin Nizhny Novgorod State Pedagogical University, Nizhny Novgorod – Russia

PhD in Education, Associate Professor, Department of Physical Education Theoretical Foundations.

Nikolay B. Vorobyov, Kozma Minin Nizhny Novgorod State Pedagogical University, Nizhny Novgorod, Russia

PhD in Psychology, Associate Professor

Svetlana S. Ivanova, Kozma Minin Nizhny Novgorod State Pedagogical University, Nizhny Novgorod – Russia

PhD in Education, Associate Professor, Department of Physical Education Theoretical Foundations.

Natalya V. Bystrova, Kozma Minin Nizhny Novgorod State Pedagogical University, Nizhny Novgorod – Russia

PhD in Education, Associate Professor, Department of Professional Education and Management of Educational Systems.

Referências

ANANYINA, Y. V.; BLINOV, V. I. Educational environment: development of educational environment of secondary vocational education in the conditions of network cluster integration. Moscow: Avanglion-Print LLC, 2018.

BAYANOVA, A. R. Organizational and pedagogical conditions for the development of the competitiveness of a higher school teacher. Bulletin of the Chuvash State Pedagogical University named after I.Ya. Yakovlev, v. 3, n. 122, p. 159-164, 2020.

BAYANOVA, A. R. Pedagogical support for the development of competitiveness of a teacher of higher education: PhD Thesis. Kazan: Kazan (Volga region) Federal University, 2021.

BELGAROKOVA, N. M. Russia and the North Caucasus: the problems of healthy lifestyles among young people. In: MATERIALS OF THE ALL-RUSSIAN SCIENTIFIC-PRACTICAL CONFERENCE, 2017, Moscow. Proceedings […]. Moscow: RGSU Publishing House, 2017. Theme: Health of the population - the basis of Russia's prosperity.

BISHAEVA, A. A. Programme of General Educational Discipline "Physical Education" for Vocational Educational Organisations (exemplary). Moscow: Academy, 2015.

BLINOV, V. I.; SERGEEV, I. S.; SINYUSHINA, I. V. Competence-based approach in professional education. Moscow: Publishing house LLC "Mailer", 2015.

BOROVSKIKH, V. I.; MOSIENKO, M. G. Physical education and self-education of secondary school students: methodological recommendations. Michurinsk: Publishing house MichGAU, 2018.

BYSTRITSKAYA, E. V. et al. The role of rhizome model in future physical education teachers self-realization. EurAsian Journal of BioSciences, v. 13, n. 2, p. 1581-1588, 2019.

CHELNOKOVA, E. A.; AGAEV, N. F.; TYUMASEVA, Z. I. Formation of students' motivation to engage in physical education and sports in higher education. Vestnik of Minin University, v. 6, n. 1, p. 646-652, 2018. Available: http://vestnik.mininuniver.ru/jour/article/view/755. Access: 12 Oct. 2018.

DNIEPROV, S. A.; GOLOVKIN, A. V. The essence and structure of competitive performance. Education and self-development, v. 6, n. 28, p. 30–38, 2017.

GARAEVA, E.A. Health-saving technologies in professional and pedagogical education. Moscow: LitRes, 2013.

GRIGORYEVA, E. L. et al. Specifics of the Integration of Family and School Physical Education in Multicultural Society. Turismo: Estudos & Práticas, 2020. Available: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RTEP/index. Access: 12 Oct. 2018.

GUBANISCHEVA, A. A. Professional-applied physical training as one of the types of training of a competitive specialist. Scientific and Methodical Journal "Physical Education and Sports Training", v. 2, n. 8, p. 77-80, 2014.

IVANOVA, S. S. et al. Problems of professional activity of the teacher of physical culture in the polyethnic educational organization. Eurasian journal of analytical chemistry, v. 12, n. 7B, p. 1615-1620, 2017.

KARPUSHKINA, N. V.; KUDRYAVTSEV, V. A. Innovative technologies in science and education. In: Proceedings of the International Scientific-Practical Conference Cheboksary: CNS "Interactive Plus", p. 97–99, 2015.

KHOLODOV, J. K.; KUZNETSOV, B. C. Theory and methodology of physical education and sport: Textbook for students of higher education institutions. Moscow: Academia Publishing Centre, 2017.

KOCHETOV, A. S. On the Effectiveness of Vocational Education. In: Sorokin Readings "Actual Problems of Sociological Science and Social Practice": Annual Conference. 17-18 December 2002. Moscow: MSU, 2012.

KOCHNEVA, E. M.; GRISHINA, A. V.; VOLOZHANIN, S. E. On the creation of a model of psychological and pedagogical support for positive parenting. Vestnik of Minin University, v. 3, n. 28, 2019. Available: https://cyberleninka.ru/article/n/o-sozdanii-modeli-psihologo-pedagogicheskogo-soprovozhdeniya-pozitivnogo-roditelstva. Access: 09 June 2020.

NATOLOCHNAYA, O. V.; KRYUKOVA, N. I.; BUSLAEV, S. I. The development of the public education system in the Caucasus in the pre-revolutionary period (1905-1917 years). Bylye Gody, v. 39, n. 1, p. 222-228, 2016.

NIKONOV, A. V. Professional-applied training of students. Methodological guidelines for the study of the theoretical section of the discipline "Physical Education" for students of technical universities. Ukhta: UGTU, 2011.

OREKHOVSKAYA, N. A. et al. Orthodoxy and modernity their contact facets in Russian society. European Journal of Science and Theology, v. 15, n. 2, p. 67-77, 2019.

PAIDI, S. B.; HANDOYO, L. The mastery of technological, pedagogical, and content knowledge among Indonesian biology teachers. European Journal of Educational Research, v. 10, n. 3, p. 1063-1073, 2021. DOI: 10.12973/eujer.10.3.1063

PEREVOSHCHIKOVA, E. N. et al. Modernization of the educational process: the technology of constructing evaluation tools for assessing educational outcomes: a training manual. Nizhny Novgorod: Minin University, 2016.

SIVAKOV, Y. L. Formation of modern individual physical culture of a man considering the diversity of factors affecting his health. Minsk: MIU Publishing, 2006.

STAFEEVA, A. V.; IVANOVA, S. S.; KRASNOVA, M. S. Effectiveness of physical and technical training methods in the content of the training process of novice yachtsmen. Azimuth Scientific Research, v. 2, n. 31, p. 252-259, 2020.

STAFEEVA, A. V.; KURYATNIKOV, D. S.; ZHEMCHUG, Y. S. Increasing the professional competence of students in the process of mastering the discipline of "Physical Education". Azimuth of scientific research, v. 8, n. 26, p. 186-189, 2019.

VOROBYEV, N. B. et al. Development of Researh Skills in Future Physical Education Specialists. Modern journal of language teaching methods, v. 8, n. 11, p. 791-798, 2018.

Publicado

30/12/2021

Como Citar

STAFEEVA, A. V.; BURTSEV, V. A.; DRANDROV, G. L.; BURKHANOVA, I. Y.; VOROBYOV, N. B.; IVANOVA, S. S.; BYSTROVA, N. V. Condições pedagógicas para a formação de uma personalidade competitiva de um futuro especialista. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.6, p. 3717–3735, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.6.16132. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16132. Acesso em: 24 abr. 2024.