Subcultura e educação de jovens
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.6.16133Palavras-chave:
Ensino superior, Subcultura juvenil, Formas interativas, Autoidentificação, Socialização da personalidadeResumo
Educadores, formuladores de políticas e o público muitas vezes estão intensamente engajados nas culturas e práticas juvenis. Hoje em dia, os jovens se comportam de maneiras irracionais, criativas, egoístas, desviantes, apáticas, generosas, comprometidas, tolerantes e muitas outras maneiras, muitas vezes contraditórias. Os educadores devem prestar atenção aos relatos de jovens que circulam amplamente, porque estes frequentemente produzem ou reforçam atitudes e políticas que influenciam os jovens. O artigo apresenta os resultados de um estudo de subculturas juvenis como uma forma interativa de autoidentificação e socialização da personalidade e propósitos educacionais de estudantes universitários. A base teórica do estudo foram os trabalhos científicos de famosos cientistas nacionais e estrangeiros no campo das ciências sociais, educação e humanidades. Métodos de pesquisa: práticos e teóricos. Os métodos teóricos são análise, classificação e generalização. Os métodos práticos são levantamento e teste sociológico. A amostra do estudo consistiu em alunos da Universidade de Moscou do Ministério de Assuntos Internos da Rússia com o nome de V. Ya. Kikot, Universidade Estadual de Engenharia Civil de Moscou, Universidade Social do Estado Russo e Universidade da Cidade de Moscou. A partir dos dados obtidos, os autores do artigo elaboraram um programa de formação complementar para estudantes universitários no contexto do desenvolvimento de subculturas juvenis. O programa projetado é direcionado para a interação de subculturas juvenis e instituições de ensino superior. Como resultado do teste do programa nas referidas instituições de ensino superior profissional, ficou comprovada a eficácia da sua introdução no processo educacional.
Downloads
Referências
BARSAMOVA A. A. et al. How people do themselves. Ordinary Russians in unusual circumstances: conceptual reflection of the eight observed cases. Moscow: Publishing house: OOO "Publishing group" Logos ", 2010.
BAYANOVA, A. R. et al. A philosophical view of organizational culture policy in contemporary universities. European Journal of Science and Theology, v. 15, n. 3, p. 121-131, 2019.
CULTURE and society. 2021. Available: https://helpiks.org/7-74360.html. Access: 28 Nov. 2020.
DUKHOVA, L. I. Youth subculture and culture of modern society. Uchenye zapiski. Electronic scientific journal of Kursk State University, v. 3-1, n. 23, 2012. Available: https://cyberleninka.ru/article/n/molodezhnaya-subkultura-i-kultura-sovremennogo-obschestva. Access: 27 Nov. 2020.
EFIMOVA, O. I. et al. Antisuicidal Potential of the Person: Theory and Empirics Research. Modern Journal of Language Teaching Methods, v. 8, n. 5, p. 510-517, 2018.
FROLOV, I. T. Philosophical Dictionary. Moscow: Republic, 2001.
GRITSANOV, A.A. The latest philosophical dictionary. Minsk: Publisher V.M. Skakun, 1999.
GRUSHIN, B. A. Free Time. Topical issues. Moscow: "Thought",1976.
HILL, K. D. Perspectives of teachers of high performing immigrant youth in a German secondary school. European Journal of Educational Research, v. 9, n. 3, p. 1151-1165, 2020. DOI: 10.12973/eu-jer.9.3.1151
KOGAN, L. N. Sociology of culture. Yekaterinburg: USU, 1992.
KOSARETSKAYA, S. B.; SINYAGINA N. Y. On informal youth associations. Moscow: "VLADOS", 2004.
KOSKOV S. N.; SEREGINA T. V. Problems of psychology and value and world outlook in modern society. Simbirsk Scientific Journal Vestnik, v. 1-2, n. 39-40, p. 153-157, 2020.
LEVASHOVA E. L. Typologization of youth subcultures in the modern Russian society. Izvestija Russian State Pedagogical University by A.I. Herzena, v. 150, p. 147-152, 2012.
LEVIKOVA, S. I. Youth subculture: a tutorial. Moscow: Fair-press, 2014.
LOGVINOV, I. N. et al. Socio-psychological approaches to the study of youth subcultures in Russia. Uchenye zapiski. Electronic scientific journal of Kursk State University, v. 2, n. 30, 2014. Available: https://cyberleninka.ru/article/n/sotsialno-psihologicheskie-podhody-k-izucheniyu-molodezhnyh-subkultur-v-rossii. Access: 27 Nov. 2020.
MALININ V. B.; IZMALKOV V. A. Sociology of culture and subculture. Health and education in the XXI century, v. 10, 2017. Available: https://cyberleninka.ru/article/n/sotsiologiya-kultury-i-subkultury. Access: 28 Nov. 2020.
MASALIMOVA, A. R. et al. The Russian experience of subject-subject interaction between university teachers and students on the basis of drama in education. Modern Journal of Language Teaching Methods, v. 7, n. 2, p. 177-185, 2017.
OMELCHENKO, E. L. Youth cultures and subcultures. Institute of Sociology RAS, Ulyan. state un-t. N.-I. center "Region". Moscow: Institute of Sociology RAS, 2000.
OMELCHENKO, E. L. Youth is an open question. Ulyanovsk: Simb.kn, 2004.
PIROZHKOV, V. F. Laws of the underworld of youth: criminal subculture. Tver: Publishing house Tver, 1994.
POPOV A. A. Social security of youth in the context of legal culture. Personality Formation, v. 1-2, p. 29-34, 2020.
QUANG H. N. et al. The Relationship between the State and the Catholic Church in Postcolonial Vietnam: The Case of Christian Village of Phung Khoang. Bogoslovni vestnik (Theological Quarterly), v. 79, n. 2, p. 521-533, 2019.
ROSZAK, TH. The origins of the counterculture. Moscow: AST, 2014.
SALAKHOVA, V. B. et al. Deviant behavior formation factors among students: aggressive behavior and internet risks. Práxis Educacional, v. 15, n. 14, p. 683-694, 2019.
SCHEPANSKAYA, T. B. Symbols of youth subculture. St.Petersburg: Science, 1993.
SEMINA, A. E. Youth subculture in the aesthetic education of adolescents. Arts and Education, v. 3 n. 53, p. 110-116, 2008.
SHEMYAKINA V. V. Criminal subculture in modern Russia. 2010. Thesis (PhD) – Chelyabinsk State University, Chelyabinsk, 2010.
SITNIKOVA, E. N. Subculture in the context of the modern educational process (diagnostic aspect). Facets of Cognition: electronic scientific and educational journal VGSPU, v. 5, p. 19, p. 62–66, 2012.
SURTAEV, V. Y. Youth as an object and subject of cultural policy. Saint Petersburg: Publication of the Saint Petersburg State University of Culture and Arts, 2008.
THE CONFLICT "youth - society" and the main factors of its formation. 2015. Available: https://knowledge.allbest.ru/sociology/d-2c0b65625a2bc69b5c53a88421306d26.html. Access: 18 Nov. 2020.
TOLSTYKH, A. V. Adults and Children: Paradoxes of Communication. Moscow: Pedagogy, 2012.
TUROVSKY, M. B. Philosophical foundations of cultural studies. Moscow: "Rospen", 1997.
VOLKOVA, V. V. Subculture approaches to concept. Almanac of modern science and education, v. 3, p. 32-33, 2012.
ZBOROVSKY, G. E. Sociology of leisure and culture. Moscow: Altex, 2006.
ZHMUROV, V. A. Great Encyclopedia of Psychiatry. Moscow: Dzhangar, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.