Desenvolvimento capitalista e estrutura educacional da modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.7.16168

Palavras-chave:

Tradicionalismo, Estrutura educacional, Modernidade, Capitalismo, Racionalização

Resumo

Este artigo oferece um panorama teórico da conexão entre acumulação e mudança educacional na periferia capitalista. Dinâmicas civilizacionais, estrutura educacional, transformação e superação de descontinuidades radicais culturais-religiosas na modernidade são determinadas por mecanismos de localização de "redundância vital" e por neutralização de formas de crise de existência humana, possibilidades de sua remoção na racionalização, ascetismo cotidiano, direito e "serviço" à ciência. Ao contrário da cultura tradicional, onde a energia vital do homem era derramada em rituais religiosos e festivos (atos de carnaval, danças, êxtase místico etc.), na cultura da modernidade, a "redundância antropológica" é deslocada para o ascetismo do trabalho e sublimada em energia de acumulação de capital, incluindo capital simbólico (conhecimento, status etc.) como arte secular de massa. A partir dos resultados, verifica-se uma rígida apropriação da redundância vital e social da existência humana nas práticas produtivas, administrativas, educacionais, militares, judiciais, de cultura de massa e outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yekaterina Olegovna Oleschenko, I.D. Putilin Belgorod Law Institute of the Ministry of Internal Affairs of the Russian Federation, Belgorod – Russia

Ph.D. in Philosophy, Senior Lecturer.

Alexey Viktorovich Rimsky, I.D. Putilin Belgorod Law Institute of the Ministry of Internal Affairs of the Russian Federation, Belgorod – Russia

Ph.D. in Philosophy.

Pyotr Ustinovich Simora, Belgorod State Institute of Arts and Culture, Belgorod – Russia

Graduate student of the Philosophy, Culturology and Science Department.

Roman Viktorovich Trofimov, Belgorod State Institute of Arts and Culture, Belgorod – Russia

Graduate student of the Philosophy, Culturology and Science Department.

Referências

AGAMBEN, G. Homo sacer. Sovereign Power and Bare Life. Moscow: Publ. «Europe», 2011. 256 p.

DMITRIEV, T. A. Anthony Giddens' Shattering Modernity. Moscow: Publishing and Consulting Group «Praxis», 2011.

FOUCAULT, M. Madness and Civilization: A History of Insanity in the Age of Reason. Transl. by I. K. Stath. Moscow: AST: AST MOSCOW, 2010.

FOUCAULT, M. Security, Territory, Population. Course of lectures at the Collège de France in 1977-1978. Translation: by V.Y. Bystrov, N.V. Suslov, A.V. Shestakov. Saint Petersburg: Science, 2011. 544 p.

GIDDENS. A. The Consequences of Modernity. Transl. by G.K. Olhovikova; D. A. Kibalchicha; ins. article T.A. Dmitriev. Moscow: Publishing and Consulting Group «Praxis», 2011. 352 p.

HABERMAS, J. Der philosophische Diskurs der Moderne. Zwölf Vorlesungen.Frankfurt; Moscow, 1985.449 p.

HABERMAS, J. The Philosophical discourse on modernity. Moscow: Publishing House "Ves Mir", 2003. 416 p.

MELNIK, Y. M.; RIMSKY, V. P. Time to live and time to contemplate... Existential meanings and philosophical understanding of time in classical European culture. Monograph. Saint Petersburg: Aletheia, 2014. 184 p.

SHKURATOV, V. A. Historical psychology: handbook for additional education. Open Society Institute. - Second edition, revised. Moscow: Context, 1997. 505 p.

WALLERSTEIN, I. Historical Capitalism, with Capitalist Civilization. Transl. by K.A. Fursova. Мoscow: KMK Scientific Press Ltd., 2008. 176 p.

WEBER, М. Selected writings: Image of society; resp. for selection and edition: Y. M. Berger. Мoscow: The Lawyer, 1994.

Publicado

31/12/2021

Como Citar

OLESCHENKO, Y. O.; RIMSKY, A. V.; SIMORA, P. U.; TROFIMOV, R. V. Desenvolvimento capitalista e estrutura educacional da modernidade. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.7, p. 4088–4098, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.7.16168. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16168. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos