Desenvolvimento capitalista e estrutura educacional da modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.7.16168

Palavras-chave:

Tradicionalismo, Estrutura educacional, Modernidade, Capitalismo, Racionalização

Resumo

Este artigo oferece um panorama teórico da conexão entre acumulação e mudança educacional na periferia capitalista. Dinâmicas civilizacionais, estrutura educacional, transformação e superação de descontinuidades radicais culturais-religiosas na modernidade são determinadas por mecanismos de localização de "redundância vital" e por neutralização de formas de crise de existência humana, possibilidades de sua remoção na racionalização, ascetismo cotidiano, direito e "serviço" à ciência. Ao contrário da cultura tradicional, onde a energia vital do homem era derramada em rituais religiosos e festivos (atos de carnaval, danças, êxtase místico etc.), na cultura da modernidade, a "redundância antropológica" é deslocada para o ascetismo do trabalho e sublimada em energia de acumulação de capital, incluindo capital simbólico (conhecimento, status etc.) como arte secular de massa. A partir dos resultados, verifica-se uma rígida apropriação da redundância vital e social da existência humana nas práticas produtivas, administrativas, educacionais, militares, judiciais, de cultura de massa e outras.

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Biografia do Autor

Yekaterina Olegovna Oleschenko, I.D. Putilin Belgorod Law Institute of the Ministry of Internal Affairs of the Russian Federation, Belgorod – Russia

Ph.D. in Philosophy, Senior Lecturer.

Alexey Viktorovich Rimsky, I.D. Putilin Belgorod Law Institute of the Ministry of Internal Affairs of the Russian Federation, Belgorod – Russia

Ph.D. in Philosophy.

Pyotr Ustinovich Simora, Belgorod State Institute of Arts and Culture, Belgorod – Russia

Graduate student of the Philosophy, Culturology and Science Department.

Roman Viktorovich Trofimov, Belgorod State Institute of Arts and Culture, Belgorod – Russia

Graduate student of the Philosophy, Culturology and Science Department.

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Publicado

31/12/2021

Como Citar

OLESCHENKO, Y. O.; RIMSKY, A. V.; SIMORA, P. U.; TROFIMOV, R. V. Desenvolvimento capitalista e estrutura educacional da modernidade. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.7, p. 4088–4098, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.7.16168. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16168. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos