Potencial da tecnologia de caso na formação da competência de pesquisa dos alunos em aprendizagem orientada à prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16555

Palavras-chave:

Competência de pesquisa, Alunos, Potencial, Estágios, Aprendizagem orientada para a prática

Resumo

O artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre o problema da formação da competência de pesquisa de alunos. Os autores realizam uma revisão analítica de fontes científicas russas e estrangeiras que cobrem esse fenômeno pedagógico. Demonstra-se que um papel essencial na formação da competência de pesquisa hoje é desempenhado pelas tecnologias ativas de aprendizagem, que incluem tecnologias de caso. Revela-se o potencial dos casos orientados para a prática para o trabalho em sala de aula utilizado no trabalho com alunos na educação pedagógica e, bem como o potencial dos casos de pesquisa educacional para o trabalho extracurricular de clubes com alunos da escola. São descritos os formulários dos casos como meio de desenvolver a competência de pesquisa, os requisitos para eles e as etapas de implementação. O artigo também fornece os resultados da aprendizagem orientada para a prática realizada como parte do trabalho experimental com o uso de tecnologias de caso. Os materiais dos autores podem ser usados no processo de desenvolvimento da competência de pesquisa dos alunos em instituições de ensino superior e médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Ivanovna Shukshina, Mordovian State Pedagogical University named after M. E. Evseviev, Saransk – Russia

Doctor of Pedagogy, Professor.

Yuliya Andreevna Demyashkina, Mordovian State Pedagogical University named after M. E. Evseviev, Saransk – Russia

Specialist for scientific and methodological work.

Petr Vasilevich Zamkin, Mordovian State Pedagogical University named after M. E. Evseviev, Saransk – Russia

Candidate of Pedagogy, Associate Professor.

Irina Ivanovna Averyanova, Mordovian State Pedagogical University named after M. E. Evseviev, Saransk – Russia

Graduate Student.

Guseyn Gardash Ogly Zeynalov, Mordovian State Pedagogical University named after M. E. Evseviev, Saransk – Russia

Doctor of Philosophy, Professor.

Referências

AKBAEVA, M. D. Poniatie “Issledovatelskaia kompetentnost: v pedagogicheskoi teorii [The concept of “Research competence” in pedagogical theory]. Pedagogical Journal, v. 6, n. 6A, p. 268-282, 2016.

ANIKUSHINA, E. A.; BOBINA, O. S. Innovatsionnye obrazovatelnye tekhnologii i aktivnye metody obucheniia: metodicheskoe posobie [Innovative educational technologies and active teaching methods: a methodological manual]. Tomsk: V-Spektr, 2010.

BEREZHNOVA, E. V.; KRAEVSKII, V. V. Osnovy uchebno-issledovatelskoi deiatelnosti: uchebnoe posobie [Fundamentals of educational and research activity: textbook]. 11th ed., ster. Moscow: Akademiia, 2017.

BUYANOVA, I. B.; GORSHENINA, S. N.; NEYASOVA, I. A.; SERIKOVA, L. A.; SHUKSHINA, T.I. Training a Specialist in the Field of Upbringing for Designing an Individual Route. AD ALTA: Journal of Interdisciplinary Research, v. 10, n. 1, p. 59–62, 2020.

IULDASHEV, Z. IU.; BOBOKHUZHAEV, SH. I. Innovatsionnye metody obucheniia: Osobennosti keis-stadi metoda obucheniia i puti ego prakticheskogo ispolzovaniia [Innovative teaching methods: Features of the case-study teaching method and ways of its practical use]. Tashkent: IQTISOD-MOLIYA, 2006.

JAMIESON, L. M.; SAUNDERS, M. V. Contextual Framework for Developing Research Competence: Piloting a Validated Classroom Model. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, v. 20, n. 3, p. 1-19, 2020.

KHAMIDULLINA, L. K.; RAKHMATULLIN, T. G. Formirovanie issledovatelskoi kompetentnosti pedagoga v protsesse obucheniia v vuze [Formation of teachers’ research competence in the process of university education]. Pedagogical Education and Science, v. 5, p. 150-152, 2014.

KUZEVANOVA, E. V.; SAVCHENKO, E. E. Organizatsiia samostoiatelnoi raboty studentov v ramkakh case-tekhnologii [Organization of students’ independent work within the framework of the case-technologies]. In: ALL-RUSSIAN SCIENTIFIC AND TECHNICAL CONFERENCE OF STUDENTS, GRADUATE STUDENTS AND YOUNG SCIENTISTS, 4., Krasnoyarsk. Proceedings […]. Krasnoyarsk, 2011.

LUKASHENKO, S. N. Razvitie issledovatelskoi kompetentnosti studentov vuza v usloviiakh mnogourovnevoi podgotovki spetsialistov [Development of university students’ research competence in the conditions of multilevel specialist training]. Tyumen State University. Tyumen, 2012.

NIKITINA, N. I.; GREBENNIKOVA, V. M. Interaktivnye tekhnologii razvitiia v vuze professionalnoi kompetentnosti budushchikh magistrov sotsialnoi raboty [Interactive technologies of professional competence development in future masters of social work in university]. Scientific World, v. 2, p. 84-93, 2014.

NUMA-SANJUAN, N.; MÁRQUEZ, D.; RODOLFO, A. The «Incubators» as Research Spaces for the Novice Researcher. Journal of Educational Psychology – Propositos y Representaciones, v. 7, n. 1, p. 241, 2019.

PANKINA, V. V.; ZHUKOVA, N. V.; SINICHKIN, D. V. Formation of research skills in 9th grade students at chemistry lessons. Perspektivy Nauki i Obrazovania, v. 2, n. 32, p. 129-133, 2018.

RYNDINA, IU. V. Formirovanie issledovatelskoi kompetentnosti budushchego uchitelia v protsesse professionalnoi podgotovki [Formation of research competence in a future teacher in the process of professional training]. Man and Education, v. 3, p. 183-188, 2011.

SAVOSTIANOVA, I. L. Model issledovatelskoi kompetentnosti studentov ekonomicheskikh spetsialnostei vuzov [Model of research competence of university students in economic specialties]. Professional Education in Russia and Abroad, v. 2, p. 118–121, 2010.

SCHOTTMAN, I. M.; SÉBASTIEN, G.; FRANCK, T. B. Evaluating Learning Games during their Conception. In: EUROPEAN CONFERENCE ON GAME BASED LEARNING, 8., Berlin. Proceedings […]. Berlin, Germany: ECGBL 2014. p. 364–371.

SHUKSHINA, T. I.; GORSHENINA, S. N.; BUYANOVA, I. B.; NEYASOVA, I. A. Practice-Oriented Teachers’ Training: Innovative Approach. International Journal of Environmental and Science Education, v. 11, n. 16, р. 9125-9135, 2016.

SOTNIK, V. G. Formirovanie issledovatelskoi kompetentnosti studentov v protsesse organizatsii samostoiatelnoi proektno-issledovatelskoi deiatelnosti [Formation of students’ research competence in the process of organizing independent project-research activity]. 2006. Dissertation (Ph.D. in Pedagogy) – Leningrad State University, Saint Petersburg, 2006.

ŠTEMBERGER, T. Educational Research within the Curricula of Initial Teacher Education: The Case of Slovenia. Center for Educational Policy Studies Journal, v. 10, n. 3, p. 31–51, 2020.

STREKALOVA, N. D. Uchebnye keisy: opyt razrabotki i ispolzovaniya v obuchenii strategicheskomu menedzhmentu [Educational cases: experience of development and use in teaching strategic management]. In: Proceedings of the interdisciplinary scientific seminar of the personnel reserve «Problems and perspectives of using the case-study method: interdisciplinary experience». Higher School of Economics, Saint Petersburg, 2014.

TRETIAKOV, V. P. Porozhdaiushchie igry. Prakticheskoe rukovodstvo k primeneniiu [Generating games. A practical guide]. Kharkiv, Gumanitarnyi tsentr, 2016.

VAKHTINA, E. A. Uchebno-issledovatelskaia kompetentnost studenta kak osnova professionalnoi kompetentnosti budushchego spetsialista [Educational and research competence of a student as the basis of professional competence of a future specialist]. Advances in current natural sciences, v. 3, p. 135-137, 2013.

VERBITSKII, A. A. Teoriia kontekstnogo obrazovaniia kak kontseptualnaia osnova realizatsii kompetentnostnogo podkhoda [Contextual education theory as the conceptual basis for the implementation of the competency-based approach]. The Collection of Humanitarian Studies, v. 2, n. 2, p. 8–12, 2016.

ZHURAVLEVA, O. N. et al. Formation Model of Pupils’ Research Competences [Model formirovaniia issledovatelskikh kompetentsii shkolnikov]. Modern Journal of Language Teaching Methods, v. 8, n. 12, p. 368–376, 2018.

Publicado

31/03/2022

Como Citar

SHUKSHINA, T. I.; DEMYASHKINA, Y. A.; ZAMKIN, P. V.; AVERYANOVA, I. I.; ZEYNALOV, G. G. O. Potencial da tecnologia de caso na formação da competência de pesquisa dos alunos em aprendizagem orientada à prática. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.2, p. e022058, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.2.16555. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16555. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos