Aprendizagem transformacional de professores

Uma análise da eficácia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16557

Palavras-chave:

Educação transformacional, Desenvolvimento profissional sustentável, Modelo de aprendizagem

Resumo

Os autores do artigo consideram a educação transformacional como uma formação para o desenvolvimento profissional sustentável. Seu surgimento está associado às tentativas de resolução de muitos estados de crise da sociedade, que indicam fenômenos destrutivos em qualquer sociedade, independentemente de sua formação socioeconômica e modelo político de desenvolvimento social. Muitos cientistas reconhecem que um modelo mais sustentável de desenvolvimento humano pode ser alcançado por meio da educação. No entanto, o modelo clássico de aprendizagem, que mostrou sua eficácia nos séculos passados, agora sofre uma forte pressão das modernas tecnologias da informação. Este artigo apresenta aos leitores suas principais e universais posições teóricas e de pesquisa. Uma vez que a prática de implementar a aprendizagem transformacional pode variar não apenas dependendo das abordagens conceituais, mas também das características culturais básicas do país que a implementa. O artigo descreve os resultados do desenvolvimento profissional transformacional de professores na Rússia e no Cazaquistão, comprovando sua eficácia.

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Biografia do Autor

Sergey Shishov, K. G. Razumovsky Moscow State University of Technologies and Management, Moscow – Russia

Professor.

Saida Popey-Ool, K. G. Razumovsky Moscow State University of Technologies and Management, Moscow – Russia

Associate Professor.

Alma Abylkasymova, Abay Kazakh National Pedagogical University, Almaty - Kazakhstan

Professor.

Valentina Kalnei, Russian International Academy for Tourism, Khimky, Moscow region – Russia

Professor.

Elena Ryakhimova, Academy of Public Administration, Moscow - Russia

Professor.

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Publicado

31/03/2022

Como Citar

SHISHOV, S.; POPEY-OOL, S.; ABYLKASYMOVA, A.; KALNEI, V.; RYAKHIMOVA, E. Aprendizagem transformacional de professores: Uma análise da eficácia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.2, p. e022059, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.2.16557. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16557. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos