Aprendizagem transformacional de professores

Uma análise da eficácia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16557

Palavras-chave:

Educação transformacional, Desenvolvimento profissional sustentável, Modelo de aprendizagem

Resumo

Os autores do artigo consideram a educação transformacional como uma formação para o desenvolvimento profissional sustentável. Seu surgimento está associado às tentativas de resolução de muitos estados de crise da sociedade, que indicam fenômenos destrutivos em qualquer sociedade, independentemente de sua formação socioeconômica e modelo político de desenvolvimento social. Muitos cientistas reconhecem que um modelo mais sustentável de desenvolvimento humano pode ser alcançado por meio da educação. No entanto, o modelo clássico de aprendizagem, que mostrou sua eficácia nos séculos passados, agora sofre uma forte pressão das modernas tecnologias da informação. Este artigo apresenta aos leitores suas principais e universais posições teóricas e de pesquisa. Uma vez que a prática de implementar a aprendizagem transformacional pode variar não apenas dependendo das abordagens conceituais, mas também das características culturais básicas do país que a implementa. O artigo descreve os resultados do desenvolvimento profissional transformacional de professores na Rússia e no Cazaquistão, comprovando sua eficácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergey Shishov, K. G. Razumovsky Moscow State University of Technologies and Management, Moscow – Russia

Professor.

Saida Popey-Ool, K. G. Razumovsky Moscow State University of Technologies and Management, Moscow – Russia

Associate Professor.

Alma Abylkasymova, Abay Kazakh National Pedagogical University, Almaty - Kazakhstan

Professor.

Valentina Kalnei, Russian International Academy for Tourism, Khimky, Moscow region – Russia

Professor.

Elena Ryakhimova, Academy of Public Administration, Moscow - Russia

Professor.

Referências

ABYLKASSYMOVA, A. E. et al. Development of public consciousness in pedagogical education in Russia and Kazakhstan. In: Psychology and Education - ICPE 2018: International Conference on Psychology and Education. “The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences EpSBS”. London, UK: ISO London Limited, 2018. ISBN: 978-1-80296-048-8. p. 1–8.

ABYLKASSYMOVA, A. E.; KALNEI, V. A.; SHISHOV, S. E. Formation of public consciousness, spiritual and moral culture of students in the system of continuous pedagogical education. Journal of History Culture and Art Research, v. 7, n. 1, p. 26–33, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.7596/taksad.v7i1.1460

ABYLKASSYMOVA, A. E.; POPEY-OOL, S. K.; SHISHOV, S. E. On the theory of personal identification in the system of continuous pedagogical education (analysis of foreign experience). Bulletin of National Academy of Sciences of the Republic of Kazakhstan, v. 3, n. 379, p. 186-197, 2019.

ACHIEVE. Final next generation science standards released. 9 Apr. 2013. Available: https://www.achieve.org/next-generation-science-standards-released. Access: 10 May 2021.

ARALOVA, E. V. et al. Current youth policy in the cultural and spiritual continuum of Russia. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores, v. 7, n. 1, p. 118, 2019.

BOEHNER, J. A. No child left behind act of 2001. Rept. 107-63. In: Report of the Committee on Education and the Workforce House of Representatives. Washington D.C.: US Government Printing Office, 2001.

DARLING-HAMMOND, L.; MCLAUGHLIN, M. W. Policies that support professional development in an era of reform. Phi Delta Kappan, v. 92, n. 6, p. 81-92, 2011.

DEDE, C. (Ed.). Online professional development for teachers: emerging models and methods. Cambridge, MA: Harvard Education Press, 2006.

IVANOVA, O. M. et al. Social institutes in the system of person's socialization in present-day Russia. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores, v. 7, n. S10, p. 69, 2019.

KINZER, C.; TAFT, L. What’s best for our students? Outcomes are the driving force at one high-achieving elementary school. Journal of Staff Development, v. 33, n. 5, p. 18-20, 2012.

KURBAKOVA, S. N. et al. Information technologies in education: Application of stream technologies. Revista Inclusiones, v. 7, no. S4-6, p. 265-278, 2020.

MEZIROW, J. A critical theory of adult learning and education. Adult Education Quarterly, v. 32, n. 1, p. 3-34, 1981.

MEZIROW, J. Transformation theory and cultural context: A reply to Clark and Wilson. Adult Education Quartetly, v. 41, n. 3, p.188-192, l991.

U.S. DEPARTMENT OF EDUCATION. Race to the top program: Executive summary. Washington, D.C., 2009. Available:

https://cis.msjc.edu/courses/evoc/639/Resources/RaceToTheTopExecutiveSummary.pdf. Access: 10 May 2021.

VERMUNT, J. D. et al. The impact of lesson study professional development on the quality of teacher learning. Teaching and Teacher Education, v. 81, n. 1, p. 61-73, 2019. https://doi.org/10.1016/j.tate.2019.02.009

Publicado

31/03/2022

Como Citar

SHISHOV, S.; POPEY-OOL, S.; ABYLKASYMOVA, A.; KALNEI, V.; RYAKHIMOVA, E. Aprendizagem transformacional de professores: Uma análise da eficácia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.2, p. e022059, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.2.16557. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16557. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos