Características de fornecer programas educativos intensivos em arquitetura e design para estudantes do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.2.16573

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia, Arquitetura, Design, Reforma

Resumo

Uma abordagem inovadora para projetar programas educacionais sob as condições da diversidade de formas de educação é vital, pois exige a variabilidade de abordagens para a entrega de material educacional, bem como a consideração das características psicofisiológicas dos alunos, que mudam em meio à pandemia e, consequentemente, a consideração das restrições à circulação na educação, a reconsideração de valores e muitos outros aspectos da situação atual. Esse problema é muito agudo no ambiente profissional, pois requer uma mudança rápida e correta no material didático e metodológico. Uma nova abordagem de ensino é necessária não apenas no sentido de mudar as atribuições de aprendizagem para possibilitar o ensino a distância, mas também no que diz respeito à estrutura de conteúdo semântico do material metódico. Os traços característicos do ensino dos alunos das escolas nas condições atuais exigem a introdução de cursos intensivos de educação complementar tendo em mente a formação pré-profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexander Alexandrovich Prishchepa, Don State Technical University, Rostov-on-Don – Russia

Professor.

Ludmila Alexandrovna Burovkina, Moscow City Pedagogical University, Moscow – Russia

Professor.

Referências

ANTONENKO, I. S. Osobennosti formirovaniia obshchekulturnoi kompetentsii dizainerov v protsesse obucheniia [Particularities of developing the general cultural competency of designers in the learning process]. In: Kulturno-antropologicheskaia paradigma: praktika realizatsii v usloviiakh kompetentnostnoi modeli obrazovaniia. Barnaul: Altai State Pedagogical University, 2017.

BALABAN, O. V. et al. Ecologization of students' vocational training as a vector of innovative development of higher school. Ekoloji, v. 28, n. 107, p. 5083-5087, 2019.

BUROVKINA, L. A.; BELIAKOV, A. A. Graficheskii dizain v sisteme dopolnitelnogo obrazovaniia shkolnikov kak sredstvo motivatsii k khudozhestvenno-tvorcheskoi deiatelnosti [Graphic design in the system of additional education for schoolchildren as a means of motivation for artistic and creative activity]. Bulletin of the international centre of art and education, n. 5, p. 292-305, 2021.

BUROVKINA, L. A.; NOZDRACHEVA, M. V. Aktualnye voprosy prepodavaniia zhivopisi v sisteme podgotovki budushchikh dizainerov [Current issues of teaching painting in the system of training of future designers]. In: Regionalnyi komponent v reshenii problem sovremennogo khudozhestvennogo obrazovaniia: sb. nauch. trudov. Moscow: Moscow City University, 2018.

BUROVKINA, L. A.; PRISHCHEPA, A. A.; KORESHKOV, V. V. The Problem of Preparing Future Designers. International Journal of Technology, v. 7, n. 4.38, p. 393-395, 2018.

BYKOVSKAIA, M. A., SEMENOVA, M. A. Rol esteticheskogo vospitaniia v garmonicheskom razvitii lichnosti rebenka [The role of aesthetic upbringing in the harmonious development of a child's personality]. World of Science, v. 6, n. 1, p. 42, 2018.

DUBROVIN, V. M. K voprosu o forme i soderzhanii v iskusstve [On the question of form and content in art] In: Perspektivy khudozhestvenno-obrazovatelnogo i sotsiokulturnogo razvitiia stolichnogo megapolisa. Materials of the International Scientific-Practical Conference: in 2 parts. Moscow: Moscow City University, 2016.

IVANOVA, E. Y. et al. Multidisciplinary approach to the training designers as a way of systematic thinking formation. Espacios, v. 40, n. 17, 2019.

MAMONTOV, K. V., GANOVA, T. V. Formirovanie proektnogo myshleniia v professionalnoi podgotovke dizainerov i khudozhnikov dekorativnogo iskusstva [The formation of design thinking in the professional training of designers and artists in decorative art], in: Sovremennye problemy vysshego obrazovaniia. In: Teoriia i praktika: Proceedings of the 5th Interuniversity scientific-practical conference. Moscow: Educational Center “Perspectiva”, 2020.

NIZAMUTDINOVA, S. M. et al. Problems of the topical field "art" in modern school. International Journal of Engineering and Technology (UAE), v. 7, n. 3.15, p. 306-308, 2018.

PRISHCHEPA, A. A.; BUROVKINA, L. A.; MAIDIBOR, O. N. Detskoe tvorchestvo kak osnova formirovaniia khudozhestvennoi samobytnosti Rossii [Children's creativity as the basis for the formation of artistic identity of Russia]. Perspectives of science and education, v. 2, n. 38, p. 342-360, 2019.

PRISHCHEPA, A. A., VLASOVA, I. M. Formirovanie professionalnoi kompetentnosti studentov vysshei shkoly universalnymi metodami arkhetipovykh izokonstruktsii: monografiia [Development of professional competence of students in higher education by universal methods of archetypal visual constructs: a monograph]. Rostov-on-Don: Foundation, 2017.

VALIKZHANINA, S. V. Teoriia i praktika tsveta v istorii khudozhestvennoi pedagogiki [Color theory and practice in the history of art pedagogy]. In: Sovremennye tendentsii razvitiia kultury, iskusstva i obrazovaniia: kollektivnaia monografiia. Moscow: Pero, 2017.

ZHDANOVA, N. S.; GAVRITSKOV, S. A.; EKATERINUSHKINA, A. V. Comprehensive integration as an effective way of training future designers at technical universities (integration as a way of training a designer). Journal of Applied Engineering Science, v. 16, n. 3, p. 374-382, 2018.

Publicado

31/03/2022

Como Citar

PRISHCHEPA, A. A.; BUROVKINA, L. A. Características de fornecer programas educativos intensivos em arquitetura e design para estudantes do ensino médio. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.2, p. e022074, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.2.16573. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16573. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos