Dealing with anxiety
Discursos sobre a ansiedade num livro didático de língua inglesa do novo ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.4.17123Palavras-chave:
Discurso, Ansiedade, Livro didático, Ensino de língua inglesaResumo
O objetivo deste estudo consiste em analisar discursos acerca da ansiedade num livro didático de Língua Inglesa do novo ensino médio. O aparato teórico que norteia as reflexões ancora-se nos apontamentos de Michel Foucault, especialmente os conceitos de discurso, enunciado, prática discursiva, verdade, modos de objetivação e de subjetivação, bem como de autores que discutem a problemática do transtorno de ansiedade, tais como o DSM-V (2014). O corpus de análise é formado por um livro didático de Língua Inglesa do ensino médio, English vibes for Brazilian learnes mais especificamente a unidade denominada Dealing with anxiety, cujo foco reside em partir da temática da ansiedade, especialmente entre os jovens, para trabalhar as habilidades do ensino de língua inglesa como língua estrangeira. Metodologicamente, este trabalho é caracterizado como uma pesquisa documental, de natureza qualitativa. As análises denotam que a seleção da ansiedade como um tema para uma unidade do material didático estudado está sensivelmente articulada com a amplitude desse problema em escala mundial. Ademais, foi possível constatar que a posição que enuncia no livro didático, além de trazer materialidades discursivas marcadas pela ênfase na informação acerca da ansiedade, encentram tecnologias de si, por meio das quais o sujeito discente pode subjetivar-se.
Downloads
Referências
BARACUHY, R.; PEREIRA, T. A. A biopolítica dos corpos na sociedade de controle. Gragoatá, v. 18, n. 34, p. 317-330, 2013. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/32974. Acesso em: 17 jun. 2021.
BARROS, J. P. P. Biopolítica e educação: Relações a partir das discursividades sobre saúde na escola. Educação & Realidade, v. 38, n. 1, p. 361-381, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/3WCP4BHwpMchJDdRbsVfryg/?lang=pt. Acesso em: 09 mar. 2021.
FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: RABINOW, P.; DREYFUS, H. L. Foucault: Uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução: Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 19. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
FOUCAULT, M. História da sexualidade I: A vontade de saber. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 8. ed. Tradução: Luiz Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2020.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 11. ed. Tradução: Roberto Machado. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FRANCO, C. P.; TAVARES, K. C. A. T. English vibes for Brazilian learners. 1. ed. São Paulo: FTD, 2020.
GERMAIN, F.; MARCOTTE, D. Sintomas de depressão e ansiedade na transição do ensino secundário ao ensino médio: Evolução e fatores influentes. Adolescência e Saúde, v. 13, p. 19-28, jan./mar. 2016. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/adolescenciaesaude.com/pdf/v13n1a03.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.
HARDT, M.; NEGRI, A. Produção biopolítica. In: NEGRI, A.; HARDT, M. Império. Tradução: Berilo Vargas. Rio de Janeiro: Record, 2001.
MARTINHAGO, F.; ROMANÍ, O. Risco, biopolítica e governamentalidade: tecnologias de controle social. Gavagai, Erechim, v. 6, n. 2, p. 56-71, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/343474302_Risco_Biopolitica_e_Governamentalidade_Tecnologias_de_Controle_Social. Acesso em: 09 jun. 2021.
NUNES-VALENTE, M.; MONTEIRO, A. P. Inteligência emocional em contexto escolar. Revista Eletrónica de Educação e Psicologia, v. 7, p. 1-11, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/315037489_Inteligencia_Emocional_em_Contexto_Escolar. Acesso em: 10 maio 2021.
PORTO ALEGRE. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-V. 2014. Tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento. Porto Alegre: Artmed, 2014. Disponível em: https://dislex.co.pt/images/pdfs/DSM_V.pdf. Acesso em: 09 set. 2018.
OMS. Atlas: Child and adolescent mental health resources: Global concerns: implications for the future. OMS, 2005. Disponível em: https://apps. who.int/iris/handle/10665/43307. Acesso em: 15 jul. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.