O processo de integração social de crianças e adolescentes indígenas Warao na escola pública em Mossoró-RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.4.17128

Palavras-chave:

Warao, Educação escolar indígena, Garantia de direitos, Integração social, Mossoró - RN

Resumo

O presente artigo reúne um conjunto de notas etnográficas e de reflexões antropológicas sobre o processo atual de integração social dos Warao na Escola Pública de Mossoró-RN, objetivando organizar o esforço de apreensão crítica que vem sendo construído no âmbito da pesquisa Os Warao em Mossoró: a dinâmica migratória e o processo de aldeamento urbano no cenário pandêmico da Covid-19. A dinâmica em curso desde o ano de 2021 deste processo sinuoso que envolve o pequeno grupo indígena “estrangeiro” e a sociedade brasileira local acolhedora, em sentido amplo, tem avançado significativamente no corrente ano de 2022. Contudo, persistem entraves burocráticos por parte das autoridades brasileiras e, sobretudo, equivocações a nível simbólico, moral-emotivo e político-ideológico de ambas as partes (dos Warao e da sociedade brasileira envolvente) sobre como (e se) deve prosseguir essa integração Warao na Educação Formal da Escola Pública, em termos abstratos e principiológicos. E, a nível concreto e situacional, em unidade escolar local apesar de todos os pesares tão bem conhecidos na já precarizada e sobrecarregada Educação brasileira. Esse processo burocraticamente tenso, pedagogicamente desafiador e antropologicamente rico de integração dos Warao na Escola Pública em Mossoró-RN foi problematizado em três momentos argumentativos: a chegada dos Warao no urbano mossoroense; os diplomas legais que garantem a Educação Escolar ao Indígena e ao Migrante; o processo concreto vivido de integração social dos Warao na Escola Estadual Padre Alfredo.

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Biografia do Autor

Eliane Anselmo da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN – Brasil

Professora de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais e Política. Doutorado em Antropologia.

Raoni Borges Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife – PE – Brasil

Doutor em Antropologia. Bolsista na modalidade Desenvolvimento Científico Regional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DCR-CNPq) vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

Lucas Súllivan Marques Leite, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN – Brasil

Graduado em Filosofia. Estudante e bolsista/CAPES no Mestrado em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

01/09/2022

Como Citar

SILVA, E. A. da; BARBOSA, R. B.; LEITE, L. S. M. O processo de integração social de crianças e adolescentes indígenas Warao na escola pública em Mossoró-RN. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.4, p. e022113, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.4.17128. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17128. Acesso em: 25 abr. 2024.