Aspectos educacionais das noções existenciais na visão mística de Rumi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17361

Palavras-chave:

Exame educacional, Mowlavi, Existencialismo, Teosofia

Resumo

Este estudo é dedicado ao exame educacional da teosofia e ideologia de Mowlavi para a filosofia do existencialismo moderno do século XX. Usando a história do papagaio e do comerciante no primeiro capítulo de Masnavi como base do trabalho e comparando os princípios, as regras e os ditos dos filósofos existenciais, as semelhanças e sobreposições desta escola são avaliadas pela essência das palavras de Mowlavi. O método descritivo é utilizado para atender ao objetivo do estudo. Com base nas avaliações realizadas aqui, há semelhanças em nove princípios e crenças essenciais entre o pensamento teosófico de Mowlavi no seio dos conceitos introduzidos na história do papagaio e do comerciante e as ideias e princípios do existencialismo, sendo o primeiro originado da Teosofia islâmica, portanto, mais antiga, e a última uma filosofia moderna de origem ocidental.

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Biografia do Autor

Maryam Mortezaei, Islamic Azad University

Estudante de doutorado em Língua e Literatura Persa.

Reza Ashrafzadeh, Islamic Azad University

Professor Titular e Membro Docente.

Batul Fakhr Eslam, Islamic Azad University

Professor Adjunto e Membro Docente.

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

MORTEZAEI, M.; ASHRAFZADEH, R.; ESLAM, B. F. Aspectos educacionais das noções existenciais na visão mística de Rumi. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022171, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17361. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17361. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos