Aspectos educacionais das noções existenciais na visão mística de Rumi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17361

Palavras-chave:

Exame educacional, Mowlavi, Existencialismo, Teosofia

Resumo

Este estudo é dedicado ao exame educacional da teosofia e ideologia de Mowlavi para a filosofia do existencialismo moderno do século XX. Usando a história do papagaio e do comerciante no primeiro capítulo de Masnavi como base do trabalho e comparando os princípios, as regras e os ditos dos filósofos existenciais, as semelhanças e sobreposições desta escola são avaliadas pela essência das palavras de Mowlavi. O método descritivo é utilizado para atender ao objetivo do estudo. Com base nas avaliações realizadas aqui, há semelhanças em nove princípios e crenças essenciais entre o pensamento teosófico de Mowlavi no seio dos conceitos introduzidos na história do papagaio e do comerciante e as ideias e princípios do existencialismo, sendo o primeiro originado da Teosofia islâmica, portanto, mais antiga, e a última uma filosofia moderna de origem ocidental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maryam Mortezaei, Islamic Azad University

Estudante de doutorado em Língua e Literatura Persa.

Reza Ashrafzadeh, Islamic Azad University

Professor Titular e Membro Docente.

Batul Fakhr Eslam, Islamic Azad University

Professor Adjunto e Membro Docente.

Referências

AAL-E-RASOUL, S. The effect of philosophy on Islamic theosophy. Journal of religions and theosophy, v. 25, n. 7, p. 50-67, 2010.

ASHRAFZADEH, R. The story of the parrot of soul (comparing the parrot and physician of Attar and the parrot and merchant of Mowlavi). Database of Noormag research-scientific articles, v. 30, n. 2, p. 117-138, 2001.

AZADMANESH, A. M.; SHARIFI, R. M.; JALALI, I. Analyzing Mowlavi’s story of Moses and shepherd within the framework of existentialism school. Humanities and cultural studies research center, v. 8, n. 4, p. 27-36, 2015.

BART, W. What is existentialism. tr. Meshkinpoush, Mansour. Tehran: Agah Publication Institute, 1975.

BLACKHAM, H. Six existentialism thinkers. tr. Hakimi, Mohsen. Tehran: Penguin Publication Institute, 1989.

GHANI, G. The history of mysticism in Islam. 12 ed. Tehran: Zavvar Publication Institute, 2014. v. 2.

IBID, N. Evolutionary trends of theosophy in Islam. Tehran: Eshraghi Publication Institute, 1789.

JA’AFARI, M. Mowlavi and ideologies in eastern and western schools. 2 ed. Tehran, Be’ethat Publication Institute, 2011.

JOHNSON, B. Rumi as Philosopher: Love, Pain and Virtue in the Masnavi. 2020. Dissertation (Doctoral) – Graduate Theological Union, 2020.

MACQUARIE, J. Existentialistic theology (comparison of Heidegger and Bultmann). tr. Dashtbozorgi, Mahdi. Qom: Islamic Promotion Office, 2003.

MARCEL, G. Philosophy of existentialism. tr. Eslami, Shahla, edited by Malekiyan, Mustafa. Tehran: Negah-e-Mo’aser Publication Institute, 2002.

MOWLAVI, J. The secret of cane (criticism and analytical explication and comparative study of Masnavi Ma’anavi). Tehran: Scientific Publication Institute, 2009. v. 1.

SAJJADI, J. Dictionary of theosophical terms. Tehran: Tahouri Publication Institute, 1991.

SAYED HOSSEINI, R. Literary schools. 16 ed. Tehran: Negah Publication Institute, 2012. v. 2.

STACE, V. Theosophy and philosophy. tr. Khorramshahi, Baha’a Al-Din. 2 ed. Tehran: Sorush Publication Institute, 1982.

VALIZADEH, F.; DEHGHAN A.; FARZI, H. Comparative study of the human position in the Islamic theosophy and existentialism. Journal of Persian language and literature, Tabriz University, v. 71, n. 2, p. 211-220, 2018.

ZAMANI, K. Comprehensive explication of the first book of Masnavi Ma’anavi. 2 ed. Tehran: Ettela’at Publication Institute, 2009. v. 1.

Publicado

30/11/2022

Como Citar

MORTEZAEI, M.; ASHRAFZADEH, R.; ESLAM, B. F. Aspectos educacionais das noções existenciais na visão mística de Rumi. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022171, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17361. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17361. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos