Produção de interculturalidade e terceiros espaços na universidade Intercultural do Estado de Hidalgo (UICEH)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.1.17959

Palavras-chave:

Interculturalidade, Universidade, Terceiros espaços, Povos indígenas

Resumo

Esta investigação mostra os resultados de um estudo realizado na Universidade Intercultural do Estado de Hidalgo (UICEH), cujo objetivo foi conhecer a produção da interculturalidade a partir de espaços terceiros (BHABHA, 1998, 2002). A construção deste trabalho foi realizada graças a uma revisão teórico-conceitual, entrevistas em profundidade (TAYLOR; BOGDAN, 2000) e fotografia etnográfica (BRANDES, [199-?]). Os resultados mostram a produção de outras interculturalidades a partir de murais e práticas realizadas na universidade a partir da categoria de "terceiros espaços", como aqueles onde é concebida a possibilidade de produção de outras interculturalidades, invisíveis aos olhos, às experiências, entre o institucional e a comunidade, entre o inclusivo e o exclusivo e que dão lugar a reflexões sobre a geração de espaços seguros onde os estudantes podem refletir sobre a sua própria cultura indígena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalia Peña Islas, Universidad Pedagógica Nacional Unidad 131

Professora. Doutorado em Antropología Social.

Referências

BHABHA, H. K. El lugar de la cultura. Buenos Aires: Manantial, 2002.

BRANDES, S. La fotografía etnográfica como medio de comunicación. Universidad de California, Berkeley, [199-?].

CASILLAS, L.; SANTINI L. Reflexiones y experiencias sobre Educación Superior Intercultural en América Latina y el Caribe. CGEIB-SEP, 2013.

ESTEVA, G. El camino hacia el diálogo de vivires. In: SARTORELLO, E. Diálogo y conflicto inter-epistémicos en la construcción de una casa común. México: INIDE- Universidad Iberoamericana, 2019.

FORNET-BETANCOURT. La filosofía intercultural. In: DUSSEL, E. E. .M-C. B. (ed.). El pensamiento filosófico latinoamericano, del Caribe y “latino” (1300-2000). Historia, corrientes, temas, filósofos. México: CREAF/Siglo XXI, 1998

JIMÉNEZ, Y. Desafíos conceptuales del currículum intercultural con perspectiva comunitaria. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. l7, n. 52, p. 167-189, 2012. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1405-66662012000100008&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 08 fev. 2020.

PINK, S. et al. Etnografía digital. Principios y práctica. España: Ediciones MORATA, 2016.

TAYLOR, S.; BOGDAN, R. Introducción a los métodos cualitativos de investigación. 3. ed. Buenos Aires: Ediciones Paidós, 2000.

TSING, A. Friction. An Etnography of Global Connection. Nova Jersey: Princeton University Press, Princeton and Oxford, 2005

TUBINO, F. La interculturalidad crítica como proyecto ético-político”, In: ENCUENTRO CONTINENTAL DE EDUCADORES AGUSTINOS, 2005, Lima. Anais [...]. 2005. Disponível em: http://oala.villanova.edu/congresos/educación/lima-ponen-02.html. Acesso em: 08 fev. 2020.

WALSH, C. Interculturalidad crítica y educación intercultural. México: Ultradigital Press Centeno 195, 2012

Publicado

13/05/2023

Como Citar

ISLAS, D. P. Produção de interculturalidade e terceiros espaços na universidade Intercultural do Estado de Hidalgo (UICEH). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. esp.1, p. e023017, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27iesp.1.17959. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17959. Acesso em: 3 maio. 2024.