Impacto da educação por simulação no desenvolvimento de habilidades profissionais de estudantes

Futuros médicos e assistentes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18193

Palavras-chave:

Pedagogia, Simulação Educacional, Medicamento, Assistência Médica e Social de Emergência

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar os impactos da educação por meio de simulação no aprimoramento das habilidades profissionais dos estudantes. Utilizando uma abordagem de pesquisa analítica, os autores envolveram especialistas para avaliar a qualidade das fontes utilizadas. Os resultados obtidos revelam que a capacitação por simulação oferece um ambiente seguro e controlado no qual os estudantes podem praticar e desenvolver suas habilidades, preparando-se adequadamente para lidar com as exigências e pressões das situações reais. Através dessas experiências, os estudantes conseguem aplicar seus conhecimentos, habilidades de tomada de decisão e competências técnicas para gerenciar de forma efetiva situações críticas. Ao incorporar a aprendizagem por simulação no currículo, as instituições de ensino podem fornecer aos estudantes o conhecimento necessário para o desenvolvimento de suas habilidades e competências profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Shebzukhova, Cherkess City Polyclinic

Medical doctor, Doctor-therapist.

Anzor Okhtov, Republican Center for Disaster Medicine and Emergency Medical Care

Director, Chief Doctor.

Marina Sokolskaya, The Russian National Research Medical University named after N.I. Pirogov

Associate Professor at the Department of Social Work.

Elena Strandstrem, The Russian National Research Medical University named after N.I. Pirogov

Applicant for The Degree of Candidate of Science, Department of Therapeutic Dentistry.

Referências

ALEKSEEV, E. et al. Problems of the efficiency of ensuring environmental security: development of constitutional and legal norms. Lex Humana, v. 15, n. 2, p. 473–486, 2023.

BIRD, S.; FAIRWEATHER, C. B. Military Fatality Rates (by Cause) in Afghanistan and Iraq: a Measure of Hostilities. The International Journal of Epidemiology, v. 36, n. 4, p. 841-846, 2007. DOI: 10.1093/ije/dym103.

BRIDGES, E.; SEERY, G.; ORR, R. The Need for Tactical Medicine Training in Modern Warfare. Military Medicine, v. 186, n. 1-2, p. e12-e16, 2021.

CHEREMISIN, P. A. et al. a digitalization as a new educational paradigm. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 26, n. esp.2, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.2.16558.

CHIZH, I. M.; RUSANOV, S. N.; KARPENKO, I. V. Novye metodologicheskie podkhody k podgotovke vypusknikov meditsinskikh vuzov k rabote v usloviiakh chrezvychainykh situatsii [New methodological approaches to training medical university graduates to work in emergency situations]. Clinical Medicine, v. 96, n. 9, p. 847-852, 2018.

EUBANKS, A. A.; VOLNER, K.; LOPREIATO, J. O. Past Present and Future of Simulation in Military Medicine. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing, 2022.

GADZAOVA, L. et al. Conditions and opportunities of subject-based learning at universities and its impact on students’ linguistic competence. Revista Conrado, v. 19, n. 90, p. 107-111, 2023.

GLASSBERG, E. et al. Moving Forward with Combat Casualty Care: the IDF-MC Strategic Force Buildup Plan “My Brother’s Keeper”. Israel Medical Association Journal, v. 16, n. 8, p. 469-474, 2014.

HORDIEIEV, V. et al. Application of innovative technologies in the educational process: psychological and pedagogical aspect. Synesis, v. 15, n. 2, p. 132–143, 2023.

JEN HENG, P.; EVELYN, W.; LATEEF, F. Simulation Training for Emergency Teams. Education in Medicine Journal, v. 7, n. 4, p. 37-44, 2015.

KURGANSKY, S. I.; KOVALENKO, E. V.; SOKOLOVA, O. A. Cooperation of training individuals as a methodological basis for enriching the experience of social interaction in young students. Interacción y Perspectiva, v. 13, n. 1, p. 39-49, 2022.

LINDE, A. S.; MCGINNIS, L. J.; THOMPSON, D. M. Multi-Battle Domain-Perspective in Military Medical Simulation Trauma Training. Journal of Trauma and Treatment, v. 6, n. 4, 2017. DOI: 10.4172/2167-1222.1000391.

LOTERO VASQUEZ, D. F.; GARRIDO RAAD, D. R.; RAMÍREZ PEÑA, M. Seguridad y salud en el trabajo, perspectivas metodológicas de investigación. Gaceta Médica de Caracas, v. 130, n. 4, 2022. DOI: 10.47307/gmc.2022.130.4.13.

MOSES, G. et al. Military Medical Modeling and Simulation in the 21st Century. Studies Health Technology and Informatics, v. 81, p. 322-328, 2001.

OKLA, G.; EDEN, D. Learning by Simulation. Middle East Journal of Anesthesiology, v. 23, n. 2, p. 247-250, 2015.

PISARENKO, L. V.; GUMENIUK, S. A.; POTAPOV, V. I. Osobennosti sovremennykh lokalnykh voin i vooruzhennykh konfliktov i problemy okazaniia meditsinskoi pomoshchi naseleniiu v dogospitalnom periode [Peculiarities of modern local wars and armed conflicts and problems of medical care at the prehospital phase]. Disaster Medicine, v. 4, p. 68-72, 2022. DOI: 10.33266/2070-1004-2022-4-68-72.

RABADANOVA, R. et al. Motivational support as a factor of formation of students’ professional competence in the conditions of digitalization of education. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 26, n. esp.2, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.2.16547.

RASMUSSEN, T.E. et al. Ahead of the Curve: Sustained Innovation for Future Combat Casualty Care. Journal of Trauma and Acute Care Surgery, v. 79, n. 4, p. 61-64, 2015.

RASMUSSEN, T.E. et al. Combat Casualty Care Research for the Multidomain Battlefield. Journal of Trauma and Acute Care Surgery, v. 83, n. 1, p. 1-3, 2017.

ROSEN, K.R. The History of Medical Simulation. The Journal of Critical Care, v. 26, n. 2, p. 157-166, 2008.

SMIRNOV, N.P.; PEPELIAEV, A.V.; PORFIREV, V.A. Voenno-meditsinskaia podgotovka kursantov: ot voiskovogo opyta k innovatsiiam v obuchenii [Military-medical training of cadets: from military experience to innovations in training]. Modern high technologies, v. 12, n. 3, p. 548-551, 2015.

SMIRNOV, N. P.; RAZGONOV, V. L. Rol simuliatsionnogo obucheniia v formirovanii professionalnykh kompetentnostei u kursantov voennogo vuza [The role of simulation training in the formation of professional competencies in military university cadets]. Modern Problems of Science and Education, v. 4, p. 1-8, 2016. DOI:10.17513/spno.25047.

STROTHER, D. S.; DAVENPORT, M.; HATZFELD, J. J. Advancements in Simulation Training for Tactical Medicine: Preparing Providers for the Next Generation of Warfare. Military Medicine, v. 186, n. 3-4, p. e401-e406, 2021.

VEREMEEVA, S.; KRASNOLOBOVA, E.; GONCHARENKO, O. Innovative methods in the training of veterinarians. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 26, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17334.

Publicado

27/06/2023

Como Citar

SHEBZUKHOVA, L.; OKHTOV, A.; SOKOLSKAYA, M.; STRANDSTREM, E. Impacto da educação por simulação no desenvolvimento de habilidades profissionais de estudantes: Futuros médicos e assistentes sociais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023027, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18193. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18193. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa