Sobre a questão da melhoria do nível de competência comunicativa dos estudantes do ensino superior nas aulas de línguas estrangeiras
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.2.18384Palavras-chave:
Plataformas on-line, Competência comunicativa, Ensino a distância, Línguas estrangeirasResumo
O objetivo do artigo é analisar os métodos de aumento do nível de competência comunicativa de estudantes do ensino superior em aulas de língua estrangeira. A pesquisa baseia-se no método sistemático, na análise comparativa, e na abstração, bem como na aplicação do método dialético e da previsão. Os resultados investigam o problema da competência comunicativa nas condições modernas de ensino (análise de princípios gerais e observações). É também dada especial atenção às questões dos métodos modernos de aumento do nível de competência comunicativa dos alunos do ensino superior nas aulas de línguas estrangeiras. As conclusões apontaram a eficácia das plataformas on-line (Futureleam, Puzzle-English, Skyeng, Duolingo, Lingualeo e outras) e a importância de um trabalho minucioso nas aulas de línguas estrangeiras.
Downloads
Referências
ABD-RABO, A.; HASHAIKEH, S. The digital transformation revolution. International Journal of Humanities and Educational Research, v. 3, n. 4, p. 124-128, 2021. DOI: 10.47832/2757-5403.4-3.11.
AHNAGARI, S.; ZAMANIAN, J. Intercultural Communicative Competence in Foreign Language Classroom. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences, v. 4, n. 11, 2014. DOI: 10.6007/ijarbss/v4-i11/1265.
ARAUJO PORTUGAL, J. Intercultural communicative competence in foreign language learning. Global Journal of Foreign Language Teaching, v. 11, n. 4, p. 243-256, 2021. DOI: 10.18844/gjflt.v11i4.6006.
BAHLAI, O. et al. Developing students’ intercultural communicative competence in foreign language classroom. Advanced Education, v. 6, n. 11, p. 55-59, 2019. DOI: 10.20535/2410-8286.158078.
EZHIL MARY, S.; NIRMALA, J. R. Communicative Language Teaching Enhances Communicative Competence. In: ANNUAL INTERNATIONAL CONFERENCE ON LANGUAGE, LITERATURE & LINGUISTICS, 1., 2012, Singapore. Proceedings […]. [S. l.]: Global Science & Technology Forum (GSTF), 2012. DOI: 10.5176/2251-3566_l312166.
HAIDABRUS, B. Information technology and management in higher education and science. Futurity Education, v. 2, n. 4, p. 26–35, 2022. DOI: 10.57125/FED.2022.25.12.03.
HALIAN, I. et al. Communicative Competence in Training Future Language and Literature Teachers. Revista Amazonia Investiga, v. 9, n. 29, p. 530-541, 2020. DOI: 10.34069/ai/2020.29.05.58.
HORDIICHUK, O. et al. Analysis of models of inclusive education in European countries (experience for Ukraine). Eduweb, v. 16, n. 4, p. 32-41, 2022. DOI: 10.46502/issn.1856-7576/2022.16.04.3.
JÄRVIS, M.; TAMBOVCEVA, T.; VIROVERE, A. Scientific innovations and advanced technologies in higher education. Futurity Education, v. 1, n. 1, p. 13–22, 2021. DOI: 10.57125/FED.2022.10.11.2.
KHARITONENKO, L. Analysis of innovative methods of Ukrainian language teaching at the educational institutions of general secondary education. Futurity Education, v. 2, n. 2, p. 52–64, 2022. DOI: 10.57125/FED.2022.25.06.6.
KOSTYRYA, I. et al. Intercultural Communication Skills as an International Tool for the Development of English-Language Communicative Competencies. Journal of Curriculum and Teaching, v. 11, n. 6, p. 30, 2022. DOI: 10.5430/jct.v11n6p30.
MARTINEZ-NUÑEZ, M.; BORRAS-GENE, O.; FIDALGO-BLANCO, Á. Virtual Learning Communities in Google Plus, Implications, and Sustainability in MOOCs. Journal of Information Technology Research, v. 9, n. 3, p. 18-36, 2016. DOI: 10.4018/jitr.2016070102.
NAMAZIANDOST, E. et al. Implementing a flipped model of instruction in the EFL listening classroom: Impact on comprehension. Journal on English as a Foreign Language, v. 10, n. 2, p. 385-401, 2020. DOI: 10.23971/jefl.v10i2.2065.
NARKE, P. Communicative Strategies as a Tool for Assessing Spoken Interactional Competence. In: NARKE, P. Task-Based Language Teaching and Assessment. Singapore: Springer Singapore, 2021. p. 249-274. ISBN 9789811642258. DOI: 10.1007/978-981-16-4226-5_13.
PODGÓRECKI, J.; ROPSKI, J. Communicative competence. Historical and social-educational ideas, v. 7, n. 6/1, p. 173-178, 2015. DOI: 10.17748/2075-9908-2015-7-6/1-173-178.
VASYLYSHYNA, N. The foreign-language communicative competence grounds of master course students. Scientific bulletin of South Ukrainian National Pedagogical University named after K. D. Ushynsky, v. 1, n. 130, p. 114-119, 2020. DOI: 10.24195/2617-6688-2020-1-15.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.