O papel da digitalização na gestão de uma instituição de ensino

Potencial inovador, dilemas no caminho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.2.18385

Palavras-chave:

Digitalização da educação, Gestão da educação, Educação a distância, Administração, Instituições de ensino

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o papel da digitalização na implementação da gestão pelas instituições de ensino. Vários métodos científicos foram usados para realizar o objetivo da pesquisa: análise, síntese, dedução e indução. Os resultados identificaram ameaças potenciais ao funcionamento e à introdução de métodos de gestão digital. Em particular, os problemas do desempenho das ferramentas digitalizadas devem incluir o seu custo, a necessidade de melhoria constante da competência digital dos gestores (porque as tecnologias modernas se desenvolvem dinamicamente) e a conformidade do arcabouço legislativo com as necessidades da educação. As consequências positivas da digitalização no campo do controle de qualidade da prestação de serviços educacionais também são analisadas. As conclusões apontam que o desenvolvimento das tecnologias digitais contribui para a aplicação de soluções digitais para a gestão das instituições de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ievgenii Gryshkun, Zhytomir Polytechnic State University

Senior Lecturer, Department of Software Engineering, Faculty of Information and Computer Technologies.

Olha Merdova, Donetsk State University of Internal Affairs

PhD in Law Sciences, Associate Professor, Head of the Department of Administrative and Legal Disciplines of the Faculty №2.

Inna Deineha, Rivne State University of Humanities

Doctor of Economic Sciences, Professor, Department of Economics and Business Management.

Vasyl Karychkovskyi, Mykhailo Dragomanov State University of Ukraine

Doctor of Pedagogical Sciences, Professor.

Timur Bykovskyi, Mykhailo Dragomanov State University of Ukraine

PhD in Pedagogy, Associate Professor.

Referências

ABACI, K. Efficiency of electronic document management systems: a case study. Science, Education and Innovations in the Context of Modern Problems, v. 5, n. 3, p. 75-86, 2022. DOI: 10.56334/sei/5.3.7.

AUDU, G. Role of Entrepreneurship Education and Vocational Education in the Management of Education. Journal of Advances in Education and Philosophy, v. 6, n. 7, p. 377-382, 2022. DOI: 10.36348/jaep.2022.v06i07.004.

BOND, M. et al. Digital transformation in German higher education: student and teacher perceptions and usage of digital media. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 15, n. 1, 2018. DOI: 10.1186/s41239-018-0130-1.

BYGSTAD, B. et al. From dual digitalization to digital learning space: Exploring the digital transformation of higher education. Computers & Education, v. 182, p. 104463, 2022. DOI: 10.1016/j.compedu.2022.104463.

DAS, M.; TAO, X.; CHENG, J. A Secure and Distributed Construction Document Management System Using Blockchain. In: DAS, M.; TAO, X.; CHENG, J. C. P. Lecture Notes in Civil Engineering. Cham: Springer International Publishing, 2020. p. 850-862. DOI: 10.1007/978-3-030-51295-8_59.

DEVADZE, A.; GECHBAIA, B.; GVARISHVILI, N. Education of the future: an analysis of definitions (literary review). Futurity Education, v. 2, n. 1, p. 4-12, 2022. DOI: 10.57125/FED/2022.10.11.19.

ELLIS, R. A.; GOODYEAR, P. Models of learning space: integrating research on space, place and learning in higher education. Review of Education, v. 4, n. 2, p. 149-191, 2016. DOI: 10.1002/rev3.3056.

GUO, F.; JAHREN, C.; TURKAN, Y. Electronic Document Management Systems for the Transportation Construction Industry. International Journal of Construction Education and Research, p. 1-16, 2019. DOI: 10.1080/15578771.2019.1685612.

HAZEMI, R.; WILBUR, S.; HAILES, S. Digital University: Reinventing the Academy. [S. l.]: Springer London, Limited, 2012. ISBN 9781447106258.

HORDIICHUK, O. et al. Analysis of models of inclusive education in European countries (experience for Ukraine). Eduweb, v. 16, n. 4, p. 32-41, 2022. DOI: 10.46502/issn.1856-7576/2022.16.04.3.

JACKSON, N. Managing for competency within innovation change in higher education: Examining the pitfalls and pivots of digital transformation. Business Horizons, v. 62, n. 6, p. 761-772, 2019. DOI: 10.1016/j.bushor.2019.08.002.

JALILBAYLI, O. B. Forecasting the prospects for innovative changes in the development of future linguistic education for the XXI century: the choice of optimal strategies. Futurity Education, v. 2, n. 4, p. 36–43, 2022. DOI: 10.57125/FED.2022.25.12.0.4.

JÄRVIS, M.; TAMBOVCEVA, T.; VIROVERE, A. Scientific innovations and advanced technologies in higher education. Futurity Education, v. 1, n. 1, p. 13–22, 2021. DOI: 10.57125/FED.2022.10.11.2.

JORDAN, S.; ZABUKOVŠEK, S. S.; KLANČNIK, I. Document Management System – A Way to Digital Transformation. Našegospodarstvo/Oureconomy, v. 68, n. 2, p. 43-54, 2022. DOI: 10.2478/ngoe-2022-0010.

KOSONEN, P.; IKONEN, M. Trust building through discursive leadership: a communicative engagement perspective in higher education management. International Journal of Leadership in Education, p. 1-17, 2019. DOI: 10.1080/13603124.2019.1673903.

KUBITSKYI, S. et al. Management of pedagogical and sports educational institutions in Ukraine. SPORT TK-Revista EuroAmericana de Ciencias del Deporte, p. 19, 2022. DOI: 10.6018/sportk.538991.

LVOVICH, I. et al. Optimization of the Subsystem for the Movement of Electronic Documents in Educational Organization. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGY ENHANCED LEARNING IN HIGHER EDUCATION, 1., 2021. Proceedings […]. [S. l.]: IEEE, 2021. DOI: 10.1109/tele52840.2021.9482612.

MICHAEL, J.; ELSER, N. Personal waste management in higher education. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 20, n. 2, p. 341-359, 2019. DOI: 10.1108/ijshe-03-2018-0054.

OSORIO, J.; BANZATO, M. Digital Transformation of Education and Learning Through Information Technology in Educational Management. In: OSORIO, J.; BANZATO, M. IFIP Advances in Information and Communication Technology. Cham: Springer International Publishing, 2022. p. 286-295. DOI: 10.1007/978-3-030-97986-7_24.

PUCCIARELLI, F.; KAPLAN, A. Competition and strategy in higher education: Managing complexity and uncertainty. Business Horizons, v. 59, n. 3, p. 311-320, 2016. DOI: 10.1016/j.bushor.2016.01.003.

RAKHIMOV, T.; MUKHAMEDIEV, M. Peculiarities of the implementation of the principles of the education of the future analysis of the main dilemmas. Futurity Education, v. 2, n. 3, p. 4–13, 2022. DOI: 10.57125/FED/2022.10.11.29.

REGLA, A.; MARQUEZ, P. Workplace Document Management System Employing Cloud Computing and Social Technology. In: REGLA, A. I.; MARQUEZ, P.S. Lecture Notes in Electrical Engineering. Singapore: Springer Singapore, 2020. p. 415-424. DOI: 10.1007/978-981-15-0058-9_40.

SAPIŃSKI, A.; CIUPKA, S. Pedagogical discourse in higher professional education of the future. Futurity Education, v. 1, n. 1, p. 4–13, 2021. DOI: 10.57125/FED.2022.10.10.1.

Publicado

21/08/2023

Como Citar

GRYSHKUN, I.; MERDOVA, O.; DEINEHA, I.; KARYCHKOVSKYI, V.; BYKOVSKYI, T. O papel da digitalização na gestão de uma instituição de ensino: Potencial inovador, dilemas no caminho. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. esp.2, p. e023039, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27iesp.2.18385. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18385. Acesso em: 17 jun. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.