Teoria democrática

Algumas aproximações e considerações para o fazer participativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18456

Palavras-chave:

Democracia direta, Democracia representativa, Limite, Regramentos, Participação

Resumo

O presente artigo apresenta a concepção de democracia, discutindo sua origem e trajetória até a contemporaneidade. A democracia é entendida como uma forma de governo que possibilita não apenas a tomada de decisões, mas também a elaboração de regras e discussões coletivas envolvendo os representantes eleitos pelo povo, com a participação ativa desses representantes nas decisões e na prevenção de um regime autocrático. São destacados dois tipos de democracia: a democracia direta, na qual a participação em massa ocorre sem a presença de representantes nas discussões e tomadas de decisão, e a democracia representativa, na qual o povo elege seus representantes para decidirem questões que dizem respeito à coletividade. Também são ressaltadas algumas características e limitações da democracia. A democracia pressupõe como ponto central o estabelecimento de regras, uma vez que, sem regras em um processo democrático, a democracia não pode existir ou sobreviver, pelo menos no que se refere ao processo de tomada de decisões e participação.

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Biografia do Autor

Pierre André Garcia Pires, Universidade Federal do Acre

Docente Associado I. Centro de Educação Letras e Artes. Doutor em Educação pela UFPR.

Pelegrino Santos Verçosa, Universidade Federal do Acre

Docente Adjunto IV. Centro de Educação Letras e Artes. Doutor em Educação pela UFPR.

Andréa Maria Lopes Dantas, Universidade Federal do Acre

Docente Associada IV. Centro de Educação Letras e Artes. Doutora em Educação pela PUC/SP.

Referências

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Publicado

11/09/2023

Como Citar

PIRES, P. A. G.; VERÇOSA, P. S.; DANTAS, A. M. L. Teoria democrática: Algumas aproximações e considerações para o fazer participativo . Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023053, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18456. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18456. Acesso em: 4 out. 2024.