Cultura de integridade académica dos estudantes de pós-graduação na Ucrânia
Peculiaridades de desenvolvimento e formação
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.2.18782Palavras-chave:
Estudantes de pós-graduação, Integridade académica, Instituições de ensino superior, UcrâniaResumo
O propósito do presente artigo consiste em examinar a diacronicidade do desenvolvimento da integridade acadêmica nas instituições de ensino superior da Ucrânia, desde a sua concepção até a sua configuração contemporânea. Para atingir esse objetivo, foram empregados métodos científicos, incluindo análise descritiva, análise de conteúdo e uma pesquisa baseada em um questionário predefinido. Os resultados evidenciam que a discussão ativa sobre a integridade acadêmica no meio científico e pedagógico ucraniano teve início após os eventos da Revolução em 2014. Na conjuntura atual, os estudantes de pós-graduação na Ucrânia estão desenvolvendo uma compreensão abrangente da integridade acadêmica, centrada principalmente na prevenção do plágio e na apresentação fiel dos resultados de suas pesquisas. Entretanto, um desafio substancial reside no fato de que a maioria dos estudantes de pós-graduação possui acesso limitado ou inexistente aos códigos específicos de integridade acadêmica em suas respectivas instituições de ensino superior. As conclusões destacam que essa tendência sublinha a importância da implementação de padrões acadêmicos e diretrizes relacionadas à integridade acadêmica no contexto do processo educacional.
Downloads
Referências
ARTYUKHOV, A. Academic integrity in Ukrainian higher education: values, skills, actions. Business Ethics and Leadership, [S. l.], n. 1, p. 34-39, 2017. DOI: 10.21272/bel.2017.1-04.
BANE, J. Academic Integrity in the Online Classroom. eLearn, [S. l.], v. 2019, n. 8, 2019. DOI: 10.1145/3343412.3343233.
CHANKOVA, M. Teaching Academic Integrity: the Missing Link. Journal of Academic Ethics, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 155-173, 2019. DOI: 10.1007/s10805-019-09356-y.
CHRÁSKOVÁ, M.; CHRÁSKA, M. Availability of implementation of standards of digital competence of secondary education teachers. Futurity Education, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 32–40, 2022. DOI: 10.57125/FED.2022.10.11.4.
COJOCARIU, V.-M.; MAREŞ, G. Academic Integrity in the Technology-Driven Education Era. In: COJOCARIU, V.-M.; MAREŞ, G. Ethical Use of Information Technology in Higher Education. Singapore: Springer Singapore, 2021. p. 1-16. DOI: 10.1007/978-981-16-1951-9_1.
DE MAIO, C.; DIXON, K. Promoting Academic Integrity in Institutions of Higher Learning: What 30 Years of Research (1990-2020) in Australasia Has Taught Us. Journal of College and Character, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 6-20, 2022. DOI: 10.1080/2194587x.2021.2017972.
DENISOVA-SCHMIDT, E. Corruption, the Lack of Academic Integrity and Other Ethical Issues in Higher Education: What Can Be Done Within the Bologna Process? In: DENISOVA-SCHMIDT, E. European Higher Education Area: The Impact of Past and Future Policies. Cham: Springer International Publishing, 2018. p. 61-75. ISBN 9783319774060. DOI: 10.1007/978-3-319-77407-7_5.
EATON, S. E.; CHRISTENSEN HUGHES, J. Academic Integrity in Canada: Historical Perspectives and Current Trends. In: EATON, S. E.; CHRISTENSEN HUGHES, J. Academic Integrity in Canada. Cham: Springer International Publishing, 2022. p. 3-24. ISBN 9783030832544. DOI: 10.1007/978-3-030-83255-1_1.
GARWE, E. Quality assurance agencies: Creating a conducive environment for academic integrity. South African Journal of Science, [S. l.], v. 115, n. 11/12, 2019. DOI: 10.17159/sajs.2019/6231.
GOTTARDELLO, D.; KARABAG, S. F. Ideal and actual roles of university professors in academic integrity management: a comparative study. Studies in Higher Education, [S. l.], p. 1-19, 2020. DOI: 10.1080/03075079.2020.1767051.
KUZMENKO, A. Anatomy of Academic Integrity. Naukovyi chasopys NPU Drahomanova (Pedahohichni nauky: realii ta perspektyvy), [S. l.], v. 82, p. 81–85, 2021a. Available: http://enpuir.npu.edu.ua/handle/123456789/36203. Access: 20 Sept. 2023.
KUZMENKO, A. Vymohy do doktora filosofii v Ukraini yak subiekta akademichnoi dobrochesnoi diialnosti [Requirements for a doctor of philosophy in Ukraine as a subject of academic virtuous activity]. Aktualni pytannia humanitarnykh nauk: mizhvuzivskyi zbirnyk naukovykh prats molodykh vchenykh Drohobytskoho derzhavnoho pedahohichnoho universytetu imeni Ivana Franka, [S. l.], v. 45, n. 2, p. 137-144, 2021b. Available: http://www.aphn-journal.in.ua/archive/45_2021/part_2/45-2_2021.pdf. Access: 20 Sept. 2023.
KUZMENKO, A. Kultura akademichnoi dobrochesnosti PhD-zdobuvachiv: dosvid Latynskoi Ameryky [The culture of academic integrity of PhD students: the experience of Latin America]. Visnyk LNU imeni Tarasa Shevchenka. Seriia: Pedahohichni nauky, [S. l.], v. 6, n. 344, p. 162–171, 2021c. Available: http://hdl.handle.net/123456789/9274. Access: 20 Sept. 2023.
KUZMENKO, A. Otsinka suchasnoho stanu formuvannia kultury akademichnoi dobrochesnosti u ZVO Ukrainy [Assessment of the current state of formation of a culture of academic integrity in higher education institutions of Ukraine]. Pedahohika formuvannia tvorchoi osobystosti u vyshchii i zahalnoosvitnii shkolakh, [S. l.], v. 79, p. 135-139, 2021d. DOI: 10.32840/1992-5786.2021.79.1.27.
LUNIACHEK, V.; BROVDII, A.; KULAKOVSKYI, O.; VARENKO, T.; TIRRI, K. Academic integrity in higher education of Ukraine: current state and call for action. Education Research International, [S. l.], v. 2020, p. 1-8, 2020. DOI: 10.1155/2020/8856251.
MARIONO, A.; SABAR. The Influence of School Management Information Systems and Teacher’s Social Competence on the Parent Satisfaction of Junior High School Students. Futurity Education, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 75–98, 2022. DOI: 10.57125/FED.2023.06.25.05.
MIRON, J.; ELAINE EATON, S.; MCBREAIRTY, L.; BAIG, H. Academic Integrity Education Across the Canadian Higher Education Landscape. Journal of Academic Ethics, [S. l.], 2021. DOI: 10.1007/s10805-021-09412-6.
POLIEZHAIEV, Yu. Kulturna hramotnist yak linhvodydaktychna katehoriia [Cultural literacy as a linguistic didactic category]. Pedahohichni nauky teoriia, istoriia, innovatsiini tekhnolohii, [S. l.], v. 10, p. 147–157, 2021. DOI: 10.24139/2312-5993/2021.10/147-157.
RAK-MŁYNARSKA, E. Analysis of trends in the development of the educational environment: education of the future. Futurity Education, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 4–13, 2022. DOI: 10.57125/FED/2022.10.11.24.
RAKHIMOV, T.; MUKHAMEDIEV, M. Peculiarities of the implementation of the principles of the education of the future analysis of the main dilemmas. Futurity Education, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 4–13, 2022. DOI: 10.57125/FED/2022.10.11.29.
RANSOME, J.; NEWTON, P. M. Are we educating educators about academic integrity? A study of UK higher education textbooks. Assessment & Evaluation in Higher Education, [S. l.], v. 43, n. 1, p. 126-137, 2017. DOI: 10.1080/02602938.2017.1300636.
SBAFFI, L.; ZHAO, X. Evaluating a pedagogical approach to promoting academic integrity in higher education: an online induction program. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 13, 2022. DOI: 10.3389/fpsyg.2022.1009305.
SOTIRIADOU, P. The role of authentic assessment to preserve academic integrity and promote skill development and employability. Studies in Higher Education, [S. l.], v. 45, n. 11, p. 2132-2148, 2019. DOI: 10.1080/03075079.2019.1582015.
VERKHOVNA RADA OF UKRAINE. Law of Ukraine no. 1556-VII, of 28 December 2023. On Higher Education. Kiev, Ukraine.
WAGHID, Y.; DAVIDS, N. On the polemic of academic integrity in higher education. South African Journal of Higher Education, [S. l.], v. 33, n. 1, 2019. DOI: 10.20853/33-1-3402.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.