Princípios didáticos de desenvolvimento do sistema de monitoramento da qualidade do ensino de mestrandos em estomatologia no ambiente universitário
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17419Palavras-chave:
Princípios didáticos, Mestrado, Monitoria, Ambiente educacional, Qualidade da educaçãoResumo
A necessidade de avaliação qualitativa da competência profissional dos mestrandos em Estomatologia exige um acompanhamento contínuo do processo educativo para encontrar formas de o melhorar em todas as componentes. O estudo testa empiricamente os princípios didáticos de monitoramento da qualidade do ensino de mestrandos em Estomatologia no ambiente universitário. A pesquisa foi conduzida na Universidade Médica do Estado de Poltava em cinco etapas durante 2019-2022. O estudo utiliza os métodos teóricos, questionários empíricos, pesquisas, testes pedagógicos e observação. Diante dos resultados, os princípios didáticos (o princípio científico, a acessibilidade, a sistematização e a coerência, a visibilidade, o controle e a correção do conhecimento, a força do conhecimento, a conexão entre teoria e prática, otimização do aprendizado) no contexto didático geral são projetados para regular o processo de aprendizagem, controle sobre este e avaliação dos resultados de aprendizagem do programa, além de servir de base metodológica para o monitoramento da qualidade do ensino de mestrandos em Estomatologia em uma instituição médica de ensino superior.
Downloads
Referências
ARBUSOVA, E.; OPARIN, R.; PETROV, A.; EFIMOVA, T. System of technological support for continuous environmental education (by the example of the Altai republic). E3S Web of Conferences, [S. l.], v. 210, p. 22033, 2020.
DOROKHOVA, N. Didactic principles in the coordinates of the development of the education quality monitoring system of future masters of stomatology. ВОСТОЧНО ЕВРОПЕЙСКИЙ НАУЧНЫЙ ЖУРНАЛ, [S. l.], v. 76, 2021.
IBRAGIMOVICH, I. K. Theoretical and methodological basis of quality control and evaluation of education in higher education system. International journal of discourse on innovation, integration and education, [S. l.], v. 1, p. 6-15, 2020.
KONONETS, N.; NESTULYA, S.; SOLOSHYCH, I.; ZHAMARDIY, V.; ODOKIENKO, V. Investigating the didactic system of research competence formation for prospective PE instructors. [S. l.: s. n.], 2021.
KONOVALENKO, T. V.; YIVZHENKO, Y. V.; DEMIANENKO, N. B.; ROMANYSHYN, I. M.; YEMELYANOVA, Y. S. The possibilities of using distance learning in the professional training of a future foreign language teacher. Linguistics and Culture Review, [S. l.], v. 5, n. S2, p. 817-830, 2021.
LEBEDYK, L. Forms of Pedagogical Preparation of Higher School Teachers Within Master’s Degree Studies. Annales Universitatis Mariae Curie-Skłodowska, [S. l.], p. 89-98, 2019.
LUZAN, P.; TITOVA, O.; MOSYA, I.; PASHCHENKO, T. Methodology for assessing the quality of training specialists in institutions of professional pre-higher education. Professional Pedagogics, [S. l.], v. 1, n. 22, p. 169-184, 2021.
SOBOLEVA, E. V.; KARAVAEV, N. L. Preparing Engineers of the Future: The Development of Environmental Thinking as a Universal Competency in Teaching Robotics. European journal of contemporary education, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 160-176, 2020.
SOLDATOV, B.; SOLDATOVA, N. Distance education didactic principles application in teaching. E3S Web of Conferences, [S. l.], v. 273, p. 12031, 2021. EDP Sciences.
SPIRINA, V. I.; SPIRINA, M. L.; OLESHKO, T. I.; LAHMOTKINA, V. I.; SPIRINA, O. N.; JASTREBOVA, L. A.; BABOSHINA, E. V. The assessment of professional competencies level of future masters in the field of teaching persons with disabilities. Journal of Pharmaceutical Sciences and Research, [S. l.], v. 10, n. 4, p. 879-883, 2018.
TUKSHUMSKAYA, A. V.; POPOVA, T. N.; TIHANOVA, N. Y. Application of Modern Information Systems in the Framework of the Educational Course “Self-Determination and Professional Orientation of the Student’s Personality”. ITM Web of Conferences, [S. l.], v. 35, p. 06009, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.