Princípios didáticos de desenvolvimento do sistema de monitoramento da qualidade do ensino de mestrandos em estomatologia no ambiente universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17419

Palavras-chave:

Princípios didáticos, Mestrado, Monitoria, Ambiente educacional, Qualidade da educação

Resumo

A necessidade de avaliação qualitativa da competência profissional dos mestrandos em Estomatologia exige um acompanhamento contínuo do processo educativo para encontrar formas de o melhorar em todas as componentes. O estudo testa empiricamente os princípios didáticos de monitoramento da qualidade do ensino de mestrandos em Estomatologia no ambiente universitário. A pesquisa foi conduzida na Universidade Médica do Estado de Poltava em cinco etapas durante 2019-2022. O estudo utiliza os métodos teóricos, questionários empíricos, pesquisas, testes pedagógicos e observação. Diante dos resultados, os princípios didáticos (o princípio científico, a acessibilidade, a sistematização e a coerência, a visibilidade, o controle e a correção do conhecimento, a força do conhecimento, a conexão entre teoria e prática, otimização do aprendizado) no contexto didático geral são projetados para regular o processo de aprendizagem, controle sobre este e avaliação dos resultados de aprendizagem do programa, além de servir de base metodológica para o monitoramento da qualidade do ensino de mestrandos em Estomatologia em uma instituição médica de ensino superior.

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Biografia do Autor

Maryna Grynova, Poltava V. G. Korolenko National Pedagogical University

Doctor of Pedagogical Sciences, Professor, Rector.

Nataliia Dorokhova, Poltava State Medical University

Head of the Educational and Methodological Departament of Education Quality Assurance.

Valeriy Zhamardiy, Poltava State Medical University

Doctor of Pedagogical Sciences, Associate Professor of the Department of Physical and Rehabilitation Medicine.

Olena Shkola, Municipal Establishment «Kharkiv Humanitarian Pedagogical Academy» of Kharkiv Regional Council

Ph.D. in Pedagogics, Professor, Head of the Department of Physical Education.

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

GRYNOVA, M.; DOROKHOVA, N.; ZHAMARDIY, V.; SHKOLA, O. Princípios didáticos de desenvolvimento do sistema de monitoramento da qualidade do ensino de mestrandos em estomatologia no ambiente universitário. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022183, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17419. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17419. Acesso em: 3 dez. 2024.

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