Princípios didáticos de desenvolvimento do sistema de monitoramento da qualidade do ensino de mestrandos em estomatologia no ambiente universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17419

Palavras-chave:

Princípios didáticos, Mestrado, Monitoria, Ambiente educacional, Qualidade da educação

Resumo

A necessidade de avaliação qualitativa da competência profissional dos mestrandos em Estomatologia exige um acompanhamento contínuo do processo educativo para encontrar formas de o melhorar em todas as componentes. O estudo testa empiricamente os princípios didáticos de monitoramento da qualidade do ensino de mestrandos em Estomatologia no ambiente universitário. A pesquisa foi conduzida na Universidade Médica do Estado de Poltava em cinco etapas durante 2019-2022. O estudo utiliza os métodos teóricos, questionários empíricos, pesquisas, testes pedagógicos e observação. Diante dos resultados, os princípios didáticos (o princípio científico, a acessibilidade, a sistematização e a coerência, a visibilidade, o controle e a correção do conhecimento, a força do conhecimento, a conexão entre teoria e prática, otimização do aprendizado) no contexto didático geral são projetados para regular o processo de aprendizagem, controle sobre este e avaliação dos resultados de aprendizagem do programa, além de servir de base metodológica para o monitoramento da qualidade do ensino de mestrandos em Estomatologia em uma instituição médica de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maryna Grynova, Poltava V. G. Korolenko National Pedagogical University

Doctor of Pedagogical Sciences, Professor, Rector.

Nataliia Dorokhova, Poltava State Medical University

Head of the Educational and Methodological Departament of Education Quality Assurance.

Valeriy Zhamardiy, Poltava State Medical University

Doctor of Pedagogical Sciences, Associate Professor of the Department of Physical and Rehabilitation Medicine.

Olena Shkola, Municipal Establishment «Kharkiv Humanitarian Pedagogical Academy» of Kharkiv Regional Council

Ph.D. in Pedagogics, Professor, Head of the Department of Physical Education.

Referências

ARBUSOVA, E.; OPARIN, R.; PETROV, A.; EFIMOVA, T. System of technological support for continuous environmental education (by the example of the Altai republic). E3S Web of Conferences, [S. l.], v. 210, p. 22033, 2020.

DOROKHOVA, N. Didactic principles in the coordinates of the development of the education quality monitoring system of future masters of stomatology. ВОСТОЧНО ЕВРОПЕЙСКИЙ НАУЧНЫЙ ЖУРНАЛ, [S. l.], v. 76, 2021.

IBRAGIMOVICH, I. K. Theoretical and methodological basis of quality control and evaluation of education in higher education system. International journal of discourse on innovation, integration and education, [S. l.], v. 1, p. 6-15, 2020.

KONONETS, N.; NESTULYA, S.; SOLOSHYCH, I.; ZHAMARDIY, V.; ODOKIENKO, V. Investigating the didactic system of research competence formation for prospective PE instructors. [S. l.: s. n.], 2021.

KONOVALENKO, T. V.; YIVZHENKO, Y. V.; DEMIANENKO, N. B.; ROMANYSHYN, I. M.; YEMELYANOVA, Y. S. The possibilities of using distance learning in the professional training of a future foreign language teacher. Linguistics and Culture Review, [S. l.], v. 5, n. S2, p. 817-830, 2021.

LEBEDYK, L. Forms of Pedagogical Preparation of Higher School Teachers Within Master’s Degree Studies. Annales Universitatis Mariae Curie-Skłodowska, [S. l.], p. 89-98, 2019.

LUZAN, P.; TITOVA, O.; MOSYA, I.; PASHCHENKO, T. Methodology for assessing the quality of training specialists in institutions of professional pre-higher education. Professional Pedagogics, [S. l.], v. 1, n. 22, p. 169-184, 2021.

SOBOLEVA, E. V.; KARAVAEV, N. L. Preparing Engineers of the Future: The Development of Environmental Thinking as a Universal Competency in Teaching Robotics. European journal of contemporary education, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 160-176, 2020.

SOLDATOV, B.; SOLDATOVA, N. Distance education didactic principles application in teaching. E3S Web of Conferences, [S. l.], v. 273, p. 12031, 2021. EDP Sciences.

SPIRINA, V. I.; SPIRINA, M. L.; OLESHKO, T. I.; LAHMOTKINA, V. I.; SPIRINA, O. N.; JASTREBOVA, L. A.; BABOSHINA, E. V. The assessment of professional competencies level of future masters in the field of teaching persons with disabilities. Journal of Pharmaceutical Sciences and Research, [S. l.], v. 10, n. 4, p. 879-883, 2018.

TUKSHUMSKAYA, A. V.; POPOVA, T. N.; TIHANOVA, N. Y. Application of Modern Information Systems in the Framework of the Educational Course “Self-Determination and Professional Orientation of the Student’s Personality”. ITM Web of Conferences, [S. l.], v. 35, p. 06009, 2020.

Publicado

30/11/2022

Como Citar

GRYNOVA, M.; DOROKHOVA, N.; ZHAMARDIY, V.; SHKOLA, O. Princípios didáticos de desenvolvimento do sistema de monitoramento da qualidade do ensino de mestrandos em estomatologia no ambiente universitário. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022183, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17419. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17419. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)