Transferências voluntárias da União
Um perfil dos convênios celebrados pelo ministério da educação
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19093Palavras-chave:
Convênios, Transferências Voluntárias, Ministério da Educação, Financiamento da Educação, FederalismoResumo
O presente artigo se insere nas discussões sobre o financiamento da educação, tendo objetivo explorar o perfil dos convênios de transferências não obrigatórias celebrados pelo Ministério da Educação (MEC) com os entes subnacionais no período de 2008 a 2021. A coleta de dados foi realizada através da Plataforma Mais Brasil, e submetida à análise de conteúdo. Verificou-se que 3.590 convênios foram celebrados entre o MEC e os entes subnacionais, sendo que 83% deles tiveram como órgão convenente universidades e instituições de ensino superior, sendo a maioria dos recursos destinados à região Sul do país. O artigo demonstra que o perfil das transferências voluntárias dadas pelo MEC faz com que estes convênios sejam instrumentalizados de modo a gerar concentrações de transferências de recursos, podendo gerar desigualdade de distribuição.
Downloads
Referências
ABREU, M. Desafios do financiamento da educação básica no Brasil. Educação em pauta, [s. l], p. 100, 2018.
ALVES, T.; SILVEIRA, A. A. D.; SCHNEIDER, G. Financiamento da Educação Básica: o grande desafio para os municípios. Retratos da Escola, [s. l.], v. 13, n. 26, p. 391-413, 2019.
BICHIR, R.; SIMONI JUNIOR, S.; PEREIRA, G. Sistemas nacionais de políticas públicas e seus efeitos na implementação o caso do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Revista Brasileira de Ciências Sociais, [s. l.], v. 35, 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, 1996.
BRASIL. Plataforma + Brasil. Available at: https://portal.plataformamaisbrasil.gov.br/maisbrasil-portal-frontend/. Access: 05 Aug. 2022
CAVALCANTI, C. R.; OLIVEIRA, R. de F. Relações federativas no financiamento da educação básica: compreendendo o papel da União por meio dos atos normativos do FNDE. Educação On-Line (PUCRJ), [s. l.], v. 15, p. 36-56, 2014.
CAVALCANTI, C. R. Configurações da Política de Assistência da União para a Oferta da Educação Básica Pós-Golpe de 2016. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, [s. l.], v. 9, 2019
CAVALCANTI, C. R. Federalismo e Financiamento da Educação Básica no Brasil: A Assistência Técnica e Financeira da União aos entes Federados Subnacionais. Curitiba: Editora Appris, 2020.
CONTE, N. C. A política de fundos (Fundef/Fundeb) e suas disparidades no financiamento da educação básica no estado do Rio Grande do Sul. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, [s. l.], v. 8, 2018.
CURY, C. R. J. Financiamento da Educação Brasileira: do subsídio literário ao FUNDEB. Educação & Realidade, [s. l.], v. 43, p. 1217-1252, 2018.
CRUZ, R. E. da. Federalismo e financiamento da Educação: a política do FNDE em debate. In: GOUVEIA, Andréa Barbosa; PINTO, José Marcelino Rezende; CORBUCCI, Paulo Roberto. Federalismo e políticas educacionais na efetivação do direito à educação no Brasil. Brasília: Ipea, 2011. p. 79-94.
DAVIES, N. FUNDEB: a redenção da educação básica?. Educação & Sociedade, [s. l.], v. 27, p. 753-774, 2006.
DAVIES, N. O Financiamento da Educação na Constituição Federal de 1988 e suas Alterações até Abril de 2018. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, [s. l.], v. 8, 2018.
DAVIES, N.; ALCÂNTARA, A. B. Fundeb: uma avaliação da evolução do número de matrículas e escolas na educação básica. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, [s. l.], v. 10, 2020.
DE REZENDE PINTO, J. M. A política de fundos no Brasil para o financiamento da educação e os desafios da equidade e qualidade. Propuesta educativa, [s. l.], n. 52, p. 24-40, 2019
FARENZENA, N. A política de fundos e as responsabilidades federativas pela oferta de educação básica. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação. Porto Alegre, v. 10, p. 1-19, 2020.
FERREIRA, E. C. Um ajuste justo ou mais alguns passos atrás para a educação básica pública no Brasil?. Educação e Pesquisa, [s. l.], v. 46, 2020.
GRISA, C.; WESZ JUNIOR, V. J.; BUCHWEITZ, V. D. Revisitando o Pronaf: velhos questionamentos, novas interpretações. Revista de Economia e Sociologia Rural, [s. l.], v. 52, p. 323-346, 2014.
GUTIERRES, D. V. G.; FARIAS, L. de M.; TERTO, D. C. Financiamento da educação no contexto do federalismo: limites e possibilidades do regime de colaboração. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 46–62, 2021.
JACOMINI, M. A. et al. O financiamento da educação na produção acadêmica de programas de pós-graduação no Brasil (2000-2010). Revista de Educação Pública, [s. l.], v. 28, n. 69, p. 653-675, 2019.
LASCOUMES, P.; LE GALÈS, P. Introduction: Understanding public policy through its instruments—From the nature of instruments to the sociology of public policy instrumentation. Governance, v. 20, n. 1, p. 1-21, 2007.
LIMA, L. L.; AGUIAR, R. B. de; LUI, L. Conectando problemas, soluções e expectativas: mapeando a literatura sobre análise do desenho de políticas públicas. Revista Brasileira de Ciência Política, 2021.
LUI, L.; MIQUELINO, W. Evolução dos convênios celebrados pelo Ministério da Agricultura com os entes subnacionais no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, [s. l.], v. 61, 2023.
MEIRELES, F. Alinhamento partidário e demanda por transferências federais no Brasil. Revista de Administração Pública, [s. l.], v. 53, p. 173-194, 2019.
MENDES, D. C. de B.; GUTIERRES, D. V. G. . Financiamento da Educação Básica no Brasil: a federação em perspectiva. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 222–242, 2021.
MENEZES, D. C.; PEDERIVA, J. H. Orçamento impositivo: elementos para discussão. Administração Pública e Gestão Social, [s. l.], p. 178-186, 2015.
MOUTINHO, J. da A. Transferências voluntárias da União para municípios brasileiros: mapeamento do cenário nacional. Revista de Administração Pública, [s. l.], v. 50, p. 151-166, 2016.
NETO, M. M. da S. Transferências voluntárias da união em tempos de crise: o caso da Universidade Estadual da Paraíba. 2018. Dissertação (Mestrado.em Gestão, Administração e Administração Pública), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, 2018.
POLITI, R.; REIS, I. Financiamento da educação e a disparidade no desempenho escolar entre municípios brasileiros. ENCONTRO ANPEC, [s. l.], v. 47, 2019.
REZENDE, F. Federalismo fiscal no Brasil. Brazilian Journal of Political Economy, v. 15, p. 297-310, 2023.
ROLIM, R. M. G. et al. A Política de Fundos no financiamento da Educação Básica–considerações acerca do fortalecimento do projeto de educação pública de qualidade. Revista Educação e Políticas em Debate, Cidade, v. 10, n. 1, p. 54-74, 2021.
SAMPAIO, R.; LYCARIÃO, D. Eu quero acreditar! Da importância, formas de uso e limites dos testes de confiabilidade na Análise de Conteúdo. Revista de Sociologia e Política, [s. l.], v. 26, p. 31-47, 2018.
SILVA, M. F. G.; TEIXEIRA, M. A. C. A política e a economia do governo Bolsonaro: uma análise sobre a captura do orçamento. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, [s. l.], 2022.
SILVA, S. A. Análise das transferências voluntárias entre o ministério da educação e as fundações de apoio às universidades. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Ciências Contábeis). Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2019
SILVA, P. A.; GIARETA, P. F. O financiamento da educação e o PNE: implicações e desafios para a meta 20 do PNE. Brazilian Journal of Development, [s. l.], v. 6, n. 12, p. 101377-101392, 2020.
STOCKMANN, D. Políticas de Financiamento da Educação no Brasil: impasses para a valorização docente. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, [s. l.], v. 11, 2021.
TORRES, A. P. Financiamento da educação: desafios da governança na execução de programas educacionais no Brasil. 2020. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho, [s. l.], 2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.