Escherichia coli como modelo de avaliação do progresso de aprendizagem dos estudantes de graduação em microbiologia
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19569Palavras-chave:
Escherichia coli, EIEC, Patogenicidade, Metodologia ativa de ensinoResumo
Com o propósito de avaliar o progresso dos alunos de graduação do curso de Ciências Biomédicas da USP, empregamos a metodologia “Adote uma Bactéria”, na disciplina de bacteriologia. Com esse objetivo, focamos na espécie Escherichia coli como modelo para explorar conceitos fundamentais na genética, morfologia e patogênese bacteriana. Com intuito de validar a metodologia ativa, buscou-se levantar métricas inerentes a riqueza do discurso e complexidade de informações geradas pelos alunos em troca de informações postadas em rede social ao longo de 2022 e 2023. As análises foram feitas por meio da determinação dos índices de Shannon e linguagem Python. Os resultados demostraram que as postagens sobre as três temáticas foram complexas e demonstram um aumento da riqueza dos discursos empregadas pelos alunos. Conclui-se que a estratégia de ensino calcada na metodologia ampliou o repertório de conceitos e a complexidade de discurso com o engajamento e interesse dos alunos pela microbiologia.
Downloads
Referências
ARMELLINI, B. R. C. Utilização do ensino híbrido no ensino médio e superior com uso do “Adote uma bactéria” como ferramenta para inserção das redes sociais no estudo de Microbiologia. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
BOTTE, D. A. C.; SOUZA, R. D.; PIANTOLA, M. A. F.; ALVES, R. P. S.; FRANÇOSO, O. A. J.; FERREIRA, R. C. C. Microbiologia no ensino superior: “Adote uma bactéria” (e o Facebook). Microbiol. Foco, [S. l.], v. 23, n. 5, p. 5-9, 2014.
DA SILVA, S. F., COLOMBO, A. V. Jogos: Uma Proposta Pedagógica no ensino da Microbiologia para o Ensino Superior. Revista de Psicologia, Vale do São Francisco, v. 13, n. 45, p. 110-123, 2019.
DE SOUZA MOREIRA, B., AZOLA, J. D. S. M., GOUVÊA, C. M. C. P. Marcadores moleculares para identificação e caracterização do potencial patogênico de Escherichia coli e Staphylococcus aureus. SaBios - Revista de Saúde e Biologia, Alfenas, v. 13, n. 1, p. 41-52, 2018.
FREEMAN, S.; EDDY, S. L.; MCDONOUGH, M.; SMITH, M. K.; OKOROAFOR, N., JORDT, H.; WENDEROTH, M. P. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proceedings of the national academy of sciences, [S. l.], v. 111, n. 23, p. 8410-8415, 2014.
LEGAREE, B. A. Using Facebook to engage microbiology students outside of class time. Journal of microbiology & biology education, Fort McMurray, v. 15, n. 2, p. 301, 2014.
LEVINSON, W. Microbiologia médica e imunologia. São Francisco, California: Editora McGraw Hill Education Brasil, 2016.
MERKEL, S. M. American Society for Microbiology resources in support of an evidence-based approach to teaching microbiology. FEMS microbiology letters, [S. l.], v. 363, n. 16, p. fnw172, 2016.
MORENO, A. C. R.; PASTERNAK TASCHNER, N.; PIANTOLA, M. A. F.; ARMELLINI, B. R. C.; LELLIS-SANTOS, C.; FERREIRA, R. D. C. C. Real Lab Day: undergraduate scientific hands-on activity as an authentic learning opportunity in microbiology education. FEMS Microbiology Letters, São Paulo, v. 370, p. fnad062, 2023.
PIANTOLA, M. A. F.; MORENO, A. C. R.; MATIELO, H. A.; TASCHNER, N. P.; CAVALCANTE, R. C. M.; KHAN, S.; FERREIRA, R. D. C. C. Adopt a Bacterium–an active and collaborative learning experience in microbiology based on social media. Brazilian journal of microbiology, São Paulo, v. 49, p. 942-948, 2018.
RODRIGUES HOFFMANN, A.; PATTERSON, A. P.; DIESEL, A.; LAWHON, S. D.; LY, H. J.; STEPHENSON, C. E.; MANSELL, J.; STEINER, J. M.; DOND, S. E; SUCHODOLSKI, J. S. The skin microbiome in healthy and allergic dogs. PloS one, [S. l.], v. 9, n. 1, e83197, 2014.
SHANNON, C. E. A mathematical theory of communication. The Bell system technical journal, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 379-423, 1948.
TASCHNER, N, P, DE ALMEIDA, L. G., POSE, R. A., FERREIRA, R. Adopt a Bacterium: a professional development opportunity for teacher assistants. FEMS Microbiology Letters, São Paulo, v. 367, n. 16, 2020.
TORRISSI-STEELE, G.; DREW, S. The literature landscape of blended learning in higher education: The need for better understanding of academic blended practice. International journal for academic development, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 371-383, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.