Escherichia coli como modelo de avaliação do progresso de aprendizagem dos estudantes de graduação em microbiologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19569

Palavras-chave:

Escherichia coli, EIEC, Patogenicidade, Metodologia ativa de ensino

Resumo

Com o propósito de avaliar o progresso dos alunos de graduação do curso de Ciências Biomédicas da USP, empregamos a metodologia “Adote uma Bactéria”, na disciplina de bacteriologia. Com esse objetivo, focamos na espécie Escherichia coli como modelo para explorar conceitos fundamentais na genética, morfologia e patogênese bacteriana. Com intuito de validar a metodologia ativa, buscou-se levantar métricas inerentes a riqueza do discurso e complexidade de informações geradas pelos alunos em troca de informações postadas em rede social ao longo de 2022 e 2023. As análises foram feitas por meio da determinação dos índices de Shannon e linguagem Python. Os resultados demostraram que as postagens sobre as três temáticas foram complexas e demonstram um aumento da riqueza dos discursos empregadas pelos alunos. Conclui-se que a estratégia de ensino calcada na metodologia ampliou o repertório de conceitos e a complexidade de discurso com o engajamento e interesse dos alunos pela microbiologia.

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Biografia do Autor

Lara Nardi Baroni, Universidade de São Paulo

Estudante de Mestrado do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB).

Rafaela Barberis Canjani, Universidade de São Paulo

Estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioinformática (PPGIB) / Instituto de Ciências Biomédicas (ICB).

Samantha Carvalho Maia Brito, Universidade de São Paulo

Estudante de Mestrado do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB).

Barbara Rodrigues Cintra Armellini, Universidade de São Paulo

Estudante de Doutorado do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB).

Bruna Sayuri Cardoso Ogusku, Universidade de São Paulo

Estudante de Mestrado do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB).

Robson Francisco De Souza, Universidade de São Paulo

Professor associado do departamento de Microbiologia.

Ana Carolina Ramos Moreno, Instituto Butantan

Pesquisadora Científica do Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas do Centro de Biotecnologia (LDV).

Rita de Cássia Café Ferreira, Universidade de São Paulo

Professor associado do departamento de Microbiologia, ICB.

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Publicado

19/08/2024

Como Citar

BARONI, L. N.; CANJANI, R. B.; BRITO, S. C. M.; ARMELLINI, B. R. C.; OGUSKU, B. S. C.; SOUZA, R. F. D.; MORENO, A. C. R.; FERREIRA, R. de C. C. Escherichia coli como modelo de avaliação do progresso de aprendizagem dos estudantes de graduação em microbiologia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023022, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19569. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19569. Acesso em: 21 nov. 2024.