Respingo letal

Uma ferramenta lúdica e eficaz no ensino de microbiologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19906

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Jogos, Ensino de Microbiologia, Mycobacterium tuberculosis

Resumo

Metodologias ativas de ensino geram engajamento dos alunos e promovem aprendizado duradouro. Nesse cenário, os jogos surgem como opção para propiciar o interesse e a compreensão de conceitos complexos, transmitindo informações de forma lúdica. Assim, apresentamos o jogo de tabuleiro “Respingo Letal”, desenvolvido por graduandos de Ciências Biomédicas do ICB/USP. Centrado no gênero Mycobacterium, ele permite aos participantes explorar e compreender a espécie Mycobacterium tuberculosis e conceitos gerais de Microbiologia. Ele foi aplicado em alunos do ensino fundamental e médio (n=216) em escolas públicas do estado de São Paulo e a eficácia foi avaliada por meio de questionários baseados na Escala de Likert e nuvens de palavras. Nota-se o interesse dos alunos pela dinâmica do jogo e declaração de ganho no aprendizado, ambos com mais de 75% de respostas favoráveis, colocando o “Respingo Letal” como uma ferramenta eficaz para o aprendizado em Microbiologia para o ensino básico.

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Biografia do Autor

Bruna Rodrigues Correa, Universidade de São Paulo

Aluna de graduação de Biomedicina.

Carolina Diorio Nastaro, Universidade de São Paulo

Aluna de graduação de Biomedicina.

Matheus Gallardo Souza Inoue, Universidade de São Paulo

Aluno de graduação de Biomedicina.

Raphaela Machado Campos Lopes, Universidade de São Paulo

Aluna de graduação de Biomedicina.

Rita de Cássia Café Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Biológicas pela UFRJ e professor na USP, atua em Microbiologia, com foco em Genética Molecular, transportadores ABC e modelos bacterianos. Desenvolve metodologias ativas de ensino, como o projeto #Adote

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Publicado

18/12/2024

Como Citar

CORREA, B. R.; NASTARO, C. D.; INOUE, M. G. S.; LOPES, R. M. C.; FERREIRA, R. de C. C. Respingo letal: Uma ferramenta lúdica e eficaz no ensino de microbiologia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023040, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19906. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19906. Acesso em: 30 dez. 2024.

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