Respingo letal
Uma ferramenta lúdica e eficaz no ensino de microbiologia
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19906Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Jogos, Ensino de Microbiologia, Mycobacterium tuberculosisResumo
Metodologias ativas de ensino geram engajamento dos alunos e promovem aprendizado duradouro. Nesse cenário, os jogos surgem como opção para propiciar o interesse e a compreensão de conceitos complexos, transmitindo informações de forma lúdica. Assim, apresentamos o jogo de tabuleiro “Respingo Letal”, desenvolvido por graduandos de Ciências Biomédicas do ICB/USP. Centrado no gênero Mycobacterium, ele permite aos participantes explorar e compreender a espécie Mycobacterium tuberculosis e conceitos gerais de Microbiologia. Ele foi aplicado em alunos do ensino fundamental e médio (n=216) em escolas públicas do estado de São Paulo e a eficácia foi avaliada por meio de questionários baseados na Escala de Likert e nuvens de palavras. Nota-se o interesse dos alunos pela dinâmica do jogo e declaração de ganho no aprendizado, ambos com mais de 75% de respostas favoráveis, colocando o “Respingo Letal” como uma ferramenta eficaz para o aprendizado em Microbiologia para o ensino básico.
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