Desigualdade social e dualidade escolar: os programas de aceleração da aprendizagem e a escola unitária em Gramsci

Flavine Assis de Miranda

Resumo


O artigo apresenta uma breve reflexão sobre o pensamento sociológico de Gramsci e a Escola Unitária, discutindo-a no contexto das políticas educacionais que configuraram a reforma da educação básica da década de 1990, no Brasil, como uma possibilidade de proposta contra-hegemônica ao projeto educacional neoconservador e neoliberal que as caracterizam. O foco dessa discussão está nos programas de aceleração da aprendizagem que segundo a perspectiva de análise adotada contribui, cada vez mais, com a ampliação da desigualdade social e a dualidade escolar, ampliando o fosso educacional existente entre as classes favorecidas economicamente e as classes trabalhadoras.


Palavras-chave


Política educacional; Aceleração da aprendizagem; Escola unitária; Desigualdade social; Dualidade escolar;

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v0i4.9149



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

Licença Creative Commons 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.