A Escola Nova Alemã de Blumenau e o seu Programa de Português

Autores

  • Jose Marcelo Freitas de Luna Doutor em Linguística pela USP e Professor do Mestrado em Educação da Univali.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i7.9257

Palavras-chave:

Historiografia, Português, Imigrantes,

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa historiográfica sobre a Escola Nova Alemã de Blumenau, tendo como foco a constituição e o desenvolvimento do seu programa de português para imigrantes e descendentes de alemães em Santa Catarina. O material informativo caracteriza-se por fontes primárias, coletadas no Brasil e na Europa, como: livros didáticos, currículos e programas escolares, relatórios, artigos de periódicos e de jornais, dispositivos legais, documentos governamentais, bem como depoimentos de ex-alunos da Escola. A descrição da estrutura curricular da Escola Alemã permite-nos afirmar que atividades de ensino de português para falantes de outras línguas podem ser encontradas no sistema escolar teuto-brasileiro, ao contrário do que afirmaram os governos da época, responsáveis pelas campanhas de nacionalização do ensino. A descrição dos programas de Português da Escola Alemã também nos permite tecer comentários em torno dos princípios teóricos subjacentes à abordagem utilizada.

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Publicado

19/07/2009

Como Citar

LUNA, J. M. F. de. A Escola Nova Alemã de Blumenau e o seu Programa de Português. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 7, p. 72–87, 2009. DOI: 10.22633/rpge.v0i7.9257. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9257. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos