Aplicação do cinema digital na promoção da igualdade de gênero na escola

Autores

  • Fernanda de Carvalho Azevedo Mello
  • Janderlan Alexandre de Araujo
  • Andréa Carla Mendonça de Souza Paiva
  • Maria Grazia Cribari Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10428

Palavras-chave:

Cinema digital. Gênero. Divisão sexual do trabalho.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar a utilização do cinema digital para discutir diversidade e desigualdade de gênero na sociedade, a partir de debates entre estudantes do Ensino Médio. Fruto de um projeto de extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), intitulado Cine debate: igualdade de gênero e raça na escola, a ação constou da exibição de filmes sobre gênero entre estudantes da escola pública estadual de referência Professor Cândido Duarte. Foram adotados dois critérios para a seleção da cinematografia: filmes brasileiros de curta-metragem que versaram sobre os temas do projeto, tais como diferenças de gênero (em suas várias linhas). Logo após a projeção dos filmes, foram incentivados debates entre os estudantes. Por fim, foi solicitada a avaliação desses filmes a partir de questionário com perguntas abertas e fechadas (RICHARDSON, 1999) que indagavam sobre a obra cinematográfica e a relação desta com a vida cotidiana; além de serem trazidas perguntas específicas de identificação: nome, idade, sexo, cor, religião e série escolar foram algumas das informações requisitadas. A análise dos questionários apontou a importância do cinema como instrumento de comunicação, podendo ser utilizado para refletir sobre a condição de gênero e trabalho entre homens e mulheres na sociedade e na família, ampliando o aprendizado e motivando o debate.

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Publicado

04/10/2017

Como Citar

MELLO, F. de C. A.; ARAUJO, J. A. de; PAIVA, A. C. M. de S.; CARDOSO, M. G. C. Aplicação do cinema digital na promoção da igualdade de gênero na escola. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 665–676, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10428. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10428. Acesso em: 29 mar. 2024.