O aluno com altas habilidades/superdotação em escola ribeirinha na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13421

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Altas habilidades/superdotação, Amazônia amapaense, Educação ribeirinha.

Resumo

Neste estudo investigou-se a inclusão de um aluno com altas habilidades/superdotação em escola ribeirinha na Amazônia Amapaense. Para tanto realizou-se uma pesquisa baseada na abordagem qualitativa, a partir da seguinte questão de pesquisa: Como tem se dado a inclusão escolar de um aluno com altas habilidades/superdotação em uma escola ribeirinha no município de Mazagão no Estado do Amapá? A pesquisa teve como objetivo geral analisar o processo de inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O lócus da pesquisa foi uma Escola ribeirinha localizada no município de Mazagão no Estado do Amapá. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação e registro fotográfico. Os participantes da referida pesquisa foram um professor da turma do aluno com altas habilidades/superdotação, um professor do Atendimento Educacional Especializado, um aluno com altas habilidades/ /superdotação, um coordenador pedagógico e o diretor da escola. Os dados coletados foram analisados a partir da análise de conteúdo, considerando a definição da categoria apriorística: inclusão escolar, assim como outras categorias intermediárias e categorias finais que no caso são as não apriorísticas que emergiram do referencial teórico adotado na pesquisa e da investigação empírica. Os resultados apontaram que existem dificuldades, no processo de inclusão deste público, relacionadas a vários aspectos como a formação de professores e de toda equipe escolar, de infraestrutura, de organização das salas de aula, entre outros, bem como, demonstraram a importância de pesquisas neste universo para o fortalecimento de questões teórico-práticas relativas à inclusão.

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Biografia do Autor

José Adnilton Oliveira Ferreira, Universidade de Brasília (UNB)

Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília (UNB)

Relma Urel Carbone Carneiro, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara - SP

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006), mestrado em Ciências: Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade de São Paulo (2002) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990). Docente do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara.

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Publicado

06/01/2020

Como Citar

FERREIRA, J. A. O.; CARNEIRO, R. U. C. O aluno com altas habilidades/superdotação em escola ribeirinha na Amazônia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 247–269, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i1.13421. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13421. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos