Análıse bıblıométrıca de artıgos sobre erros e conceıtos equívocos na educação matemátıca
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp3.20679Palavras-chave:
Educação Matemática, Erros, Equívocos, Dinâmica, Áreas de Potencial DesenvolvimentoResumo
Este estudo fornece uma visão geral da pesquisa sobre erros e concepções errôneas na educação matemática por meio de análise bibliométrica. Ele examina características quantitativas e qualitativas de publicações de 2014 a 2024, analisando artigos, autores, citações, países e estatísticas relacionadas. A coleta de dados envolveu três etapas: seleção de estudos relevantes, conversão para um formato de aplicação bibliométrica e execução de limpeza de dados para garantir a precisão. A análise, baseada em artigos da Web of Science (WoS), inclui análise de desempenho e mapeamento científico. Os resultados destacam as principais tendências, desenvolvimentos e lacunas de pesquisa relacionadas a concepções errôneas no ensino de matemática. Os resultados revelam dinâmicas e áreas potenciais para avanço na área, oferecendo insights valiosos para pesquisadores, educadores e formuladores de políticas. Em última análise, o estudo contribui para melhorar a qualidade da educação matemática, esclarecendo o estado da pesquisa e identificando direções para investigações futuras.
Downloads
Referências
Aria, M., & Cuccurullo, C. (2017). Bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, 11(4), 959–975. https://doi.org/10.1016/j.joi.2017.08.007
Chen, X., Yu, G., Cheng, G., & Hao, T. (2019). Research topics, author profiles, and collaboration networks in the top-ranked journal on educational technology over the past 40 years: A bibliometric analysis. Journal of Computers in Education, 6(4), 563–585. https://doi.org/10.1007/s40692-019-00149-1
Chinofunga, M. D., Chigeza, P., & Taylor, S. (2023). Concept maps as a resource to enhance teaching and learning of mathematics at senior secondary level. International Journal of Innovation in Science and Mathematics Education, 31(1), 30–41.
Elmas, R., & Pamuk, S. (2021). Determination of prospective teachers’ misconceptions with three-step misconception test. Afyon Kocatepe University Journal of Social Sciences, 23(4), 1386–1403. https://doi.org/10.32709/akusosbil.916063
Exacta, A. P., Suswandari, M., Giyatmi, G., Hadiprasetyo, K., Kurniaji, B., Rosyid, A., & Ismail, I. (2024). Student misconceptions based on cognitive style. International Journal of Educational Studies in Social Sciences, 4(1), 1–15.
Gülmez, D., Özteke, İ., & Gümüş, S. (2020). Overview of educational research from Turkey published in international journals: A bibliometric analysis. Education and Science, 46(206), 213–239. https://doi.org/10.15390/EB.2020.9317
Hussain, N., Zakuan, N., Yaacob, T. Z., Che Hashim, H. I., & Hasan, M. Z. B. (2023). Employee green behavior at workplace: A review and bibliometric analysis. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences, 13(3), 1679–1690. https://doi.org/10.6007/IJARBSS/v13-i3/16847
Jamali, S. M., Ale Ebrahim, N., & Jamali, F. (2023). The role of STEM education in improving the quality of education: A bibliometric study. International Journal of Technology and Design Education, 33(3), 819–840. https://doi.org/10.1007/s10798-022-09762-1
Key points. (2025). Bibliometrix. https://www.bibliometrix.org/home/index.php/layout/biblioshiny-2
Lee, M. Y., & Lee, J.-E. (2019). Pre-service teachers’ perceptions of the use of representations and suggestions for students’ incorrect use. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 15(9). https://doi.org/10.29333/ejmste/103055
Ngoveni, M. A. (2025). Deconstructing and addressing factorizing errors and misconceptions in a TVET college: Mathematical insights and interventions. The International Journal of Science, Mathematics and Technology Learning, 32(2), 23–47.
Noyons, E. C. M., Moed, H. F., & Van Raan, A. F. J. (1999). Integrating research performance analysis and science mapping. Scientometrics, 46(3), 591–604. https://doi.org/10.1007/BF02459614
Oyman Bozkurt, N., & Bozkurt, E. (2024). Systems thinking in education: A bibliometric analysis. Education and Science, 49(218), 205–231. https://doi.org/10.15390/EB.2024.12634
Papadouris, J. P., Komis, V., & Lavidas, K. (2025). Errors and misconceptions of secondary school students in absolute values: A systematic literature review. Mathematics Education Research Journal, 37(3), 507–528. https://doi.org/10.1007/s13394-024-00499-9
Vaughn, A. R., Brown, R. D., & Johnson, M. L. (2020). Understanding conceptual change and science learning through educational neuroscience. Mind, Brain, and Education, 14(2), 82–93.
Yılmaz, N., & Yetkin-Özdemir, İ. E. (2021). An investigation of pre-service middle school mathematics teachers’ discussion skills in the context of lesson study. International Journal for Mathematics Teaching and Learning, 22(2), 75–95.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.


